A estiagem tem atingido diversos municípios do Estado e em Toropi não é diferente. A Prefeitura Municipal tem trabalhado constantemente para amenizar a situação e não deixar faltar água, porém alerta para a importância do uso consciente por parte da comunidade. O uso racional é importante para evitar o desabastecimento.
Na tarde de ontem, 22/12, a chefe do escritório municipal da EMATER/RS-ASCAR, Sabrina Schünke, entregou ao prefeito municipal Lauro Scherer o Relatório do Plano Operativo da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social para 2022 e o Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social do ano 2021.
O Relatório do Plano Operativo descreve as atividades que serão desenvolvidas pelo escritório municipal da EMATER/RS no ano 2022, já o Relatório de Atividades engloba as atividades desenvolvidas de forma integrada e participativa com as comunidades, grupos e associações rurais do município atendidos pela EMATER/RS ao longo do ano de 2021.
Para a execução das atividades planejadas e realizadas, a EMATER/RS conta sempre com a parceria da Prefeitura Municipal, dos Conselhos e das demais instituições e entidades representativas da agricultura familiar, as quais convergem com a missão institucional de:
“Promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul.”
Na oportunidade, Sabrina agradeceu a parceria da Prefeitura Municipal com a qual foi possível qualificar e construir os caminhos para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Toropi.
Na sexta-feira, dia 17/12, aconteceu o evento natalino “É Natal em Toropi”, promovido pela prefeitura municipal de Toropi em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Toropi – ACIT.
Este ano, a abertura do evento foi com o sorteio da premiação do comércio local e logo após apresentação de dança cigana pelo grupo “Alegria e Arte” de Passo do Angico.
O Show de Natal foi com Elton Rasche e seu talento no bandonéon e a bela voz da cantora Juliana Müller.
A magia do Natal invadiu a praça com a chegada do Papail Noel e distribuição de doces para criançada.
Na sequência teve música ao vivo com os Irmãos Cezar.
O evento contou ainda com feira de artesanatos e produtos coloniais das agroindústrias locais, com o apoio da Emater/RS.
Estava disponível o Cantinho do Chimarrão (chimarródromo), com água quente e erva mate para todos aqueles que gostam de preparar um bom chimarrão. Também estava disponível água gelada e natural.