sábado, 25 de maio de 2024
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Realização da I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Toropi 24/05/2024

No dia 23/05/2024 ocorreu no Centro Cultural, com início às 8h, a I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Toropi, tendo como tema central "Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer". O eixo escolhido para discussão foi "Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde".

A Conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, tendo como palestrante a Enfermeira Vívian Nascimento.

Durante as discussões foram  selecionadas propostas para serem levadas até a Conferência Estadual de Saúde, através dos delegados selecionados.

 

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde 15/05/2024

Através do Decreto Municipal n.° 3456-21/2024 de 06 de maio de 2024, fica convocada a 1ª Conferência Municipal de Saúde, etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a realizar-se no dia 23 de maio de 2024, das 8h às 12h, nas dependências do Centro cultural de Toropi/RS, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Decreto Municipal n.° 3456-21/2024

Prazo para Cadastro Cultural foi Prorrogado 14/05/2024

O Município  de Toropi comunica aos interessados que está prorrogando o CADASTRO DE AGENTES CULTURAIS. Serão cadastrados de forma presencial todos que produzem, promovem e trabalham com Cultura e Arte, assim como espaços coletivos  culturais  que movem atividades culturais e artísticas.

As inscrições serão feitas no Centro Cultural do Município, Rua 28 de Dezembro, nº 495, até o dia 24 de maio de 2024.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024

FICHA CADASTRAL

EDITAL DE PRORROGAÇÃO Nº 02/2024

Audiência Pública da Saúde 08/05/2024

EDITAL N.º 002/2024

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO E VOTAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO À SAÚDE, RELATIVO AO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2024.

LAURO SCHERER, Prefeito Municipal de Toropi, Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela legislação vigente, TORNA PÚBLICO que o Município de Toropi estará realizando no dia 15 de maio de 2024, às 14h e 30min, na Câmara Municipal de Vereadores, situada na Rua Roberto Wagner, n.º 28, centro, nesta cidade de Toropi – RS, Audiência Pública para apresentação e votação do Relatório de Gestão à Saúde, relativo ao primeiro quadrimestre de 2024.

Para tanto, convida as Entidades Civis Organizadas e a Comunidade em geral para participarem desta Audiência Pública.

Toropi, 08 de maio de 2024.

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2024 08/05/2024

A equipe da sala de vacinas do município de Toropi informa que a vacina contra a gripe foi ampliada para toda a população ainda não vacinada maior de 06 meses de idade, enquanto houver doses disponíveis.

Para receber a vacina, devem  comparecer na unidade de saúde com CPF e carteira de vacinação.

Pedidos Troca-Troca de Sementes 29/04/2024

??Os pedidos foram PRORROGADOS até o dia 31/05/2024.??

Abriu nesta segunda-feira, dia 29/04, o prazo para que produtores rurais possam manifestar interesse na primeira etapa do programa Troca-Troca de Sementes para o ano-safra 2024/2025. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), serão disponibilizadas cerca de 50 variedades de sementes de milho híbrido convencional, milho transgênico e sorgo.

Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura até o dia 17 de maio de 2024. Cada agricultor poderá escolher as variedades que se adequem ao seu sistema de produção e solicitar até seis sacas das cultivares de milho e/ou sorgo.

O prazo para pagamento dos pedidos Etapa Safra será 30/04/2025. No caso de pedidos de milho transgênico, o pagamento da parcela referente a tecnologia transgênica deverá ser feito antes da entrega da semente.

A entrega dos pedidos está prevista para ser feita entre os meses de julho a agosto.

Programa Escola em Tempo Integral 24/04/2024

A Secretaria de Educação do Município de Toropi está implementando na rede municipal de ensino, uma reestruturação curricular que atenda a legislação, com a oferta de Educação em Tempo Integral com aulas que vão além do período tradicional, onde os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades extracurriculares, aprofundar seus conhecimentos em diversas disciplinas, desenvolver habilidades socioemocionais, contribuindo para a inclusão social e promovendo um aprendizado mais completo e significativo.

É fundamental que essa política seja implementada de forma planejada e bem estruturada, levando em consideração as necessidades específicas de cada comunidade escolar. O envolvimento de professores, gestores, pais e alunos nesse processo é essencial para o sucesso desse modelo educacional, que visa não apenas ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, mas também garantir que esse tempo seja bem aproveitado para o seu desenvolvimento pessoal e escolar.

Oferecer educação em tempo integral pode ser um desafio para as instituições de ensino e requer investimentos em infraestrutura, recursos humanos e planejamento pedagógico, no entanto, os benefícios a longo prazo para os estudantes e a sociedade como um todo podem ser significativos.

Neste ano de 2024, foi iniciado o atendimento em Tempo Integral com os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental  Carlos Pulagati  e Toropi, os quais participam de diversas atividades complementares, diversificadas e curriculares.

A professora responsável pela turma em Tempo Integral no turno da tarde, é pedagoga e desenvolve Projetos Interdisciplinares, bem como acompanha os alunos nos Projetos de Danças Circulares com a Asssistente Social do município, nas sextas-feiras no Centro Cultural e em todas as atividades que são desenvolvidas.

Quinzenalmente, nas quintas-feiras, está sendo desenvolvido o Projeto de Educação e Turismo Geoparque Raízes de pedra, com a colaboração da assessora de turismo do município e a professora Carmem Regina Dornelles Nogueira, da UNIPAMPA/IFFAR de São Borja.

Nas terças-feiras os alunos também tem atividades lúdico pedagógica com o professor  de Educação Física.

Nos dias que os alunos permanecem o dia todo na escola, recebem almoço e são acompanhados pela direção da escola.

Município adere ao Programa Mais Médicos 22/04/2024

Buscando fortalecer a prestação de serviços na Atenção Básica, Toropi celebrou Termo de Compromisso para adesão à vaga na modalidade coparticipação do Projeto Mais Médicos para o Brasil - PMMB, do Governo Federal.

O município foi contemplado com um médico do Programa, Dr. Elivandro Freira, que já se apresentou e iniciou suas atividades junto à Unidade Básica de Saúde.
 

Chamamento Público para Cadastro Cultural 22/04/2024

A Prefeitura de Toropi, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, abriu um chamamento público para cadastrar todos os envolvidos com a Arte e a Cultura no município. O objetivo da iniciativa é traçar um panorama dos agentes, espaços, grupos e instituições culturais do município.

O Cadastro deverá ser feito presencialmente, na Secretaria Municipal da Educação e Cultura, no período de 23 a 30 de abril de 2024, em dias úteis, em horário de funcionamento da Secretaria, das 08h às 12h e das 13h às 17h, mediante a apresentação de documentos e preenchimento de ficha cadastral conforme Edital.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024

FICHA CADASTRAL

EDITAL DE PRORROGAÇÃO Nº 02/2024

Treinamento de Equipe da Saúde 22/04/2024

A Secretaria de Saúde de Toropi, visando cada vez mais o melhor atendimento à população Toropiense, promove frequentemente treinamento e atualização da equipe.

Na noite de sexta-feira, 19/04, foi realizado um treinamento teórico prático para os Enfermeiros do Posto de Saúde Municipal, sobre a inserção de máscara laríngea, de acordo com a resolução COFEN nº 641/2020. Esse procedimento permite acesso à via aérea, nas situações de urgência e emergência, nos ambientes intra e pré-hospitalares.

No sábado, dia 20/04, aconteceu o curso teórico prático de Suporte Básico de Vida, com ênfase em reanimação cardiopulmonar e atendimento pré-hospitalar como em situações realísticas de trauma, baseadas em protocolos atualizados. Participaram do treinamento, os Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Médicos e Motoristas da Secretaria Municipal de Saúde.

Relatório Final do Radar Turístico 15/04/2024

O prefeito municipal Lauro Scherer, juntamente com a assessora de turismo Dilnéia Wagner, o membro do Conselho Municipal de Turismo Higor Moraes e a gerente do Sicredi do município de Toropi Adriana Oesterreich, estiveram em Santiago na última quarta-feira dia 10 de abril, recebendo o relatório final do Radar Turístico.
Esse relatório é uma ferramenta que tem o objetivo de, a partir da combinação de diferentes abordagens de pesquisa, analisar o atual posicionamento turístico e identificar oportunidades para o respectivo desenvolvimento desse setor no município e nos demais municípios integrantes desse projeto, onde constam estratégias para desenvolver o turismo local e também regional.
Esse projeto de pesquisa é iniciativa do Consórcio Caminho das Origens e do Geoparque Raízes de Pedra e é desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto de Pesquisa de Mercado Unisinos e patrocinado pelo Sicredi.
Na oportunidade também aconteceu o Workshop “Construindo o Futuro do Turismo no Vale do Jaguari”, onde participaram de atividades colaborativas entre todos os municípios que fazem parte do Projeto de Turismo Estratégico na região e do Geoparque Raízes de Pedra.

Programa de Turismo Rural - 7º Módulo 15/04/2024

Os participantes do Programa de Turismo Rural que vem sendo desenvolvido através do Senar/RS, em parceria com o Sindicato Rural de São Pedro do Sul e a Prefeitura Municipal de Toropi, realizaram de 2 a 5 de abril, no Centro Cultural de Toropi, o 7º módulo da capacitação.
Nesse módulo foi trabalhado o tema “Os Segredos da Boa Culinária Rural”, com a instrutora e nutricionista Marjana Favin.
Durante o curso foi abordado vários temas como a elaboração de cardápios, ficha técnica e precificação, empratamento e organização de eventos.
Houve aulas práticas, onde foram desenvolvidas várias receitas, entre elas de pães nutritivos, que são opções para incluir nos cardápios ofertados aos turistas, com intenção de agregar os produtos cultivados pelos produtores rurais.
Também foram testadas receitas para o encontro temático programado para o próximo módulo do curso que está agendado para o mês de junho.

Página 1 de 111


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!