Na tarde desta quarta-feira, 03/11, o município de Toropi sediou a Assembleia Pública da Regional Águas da Serra realizada pelo COREDE – Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Centro, onde foram discutidas as propostas enviadas e eleitas as demandas da Consulta Popular 2021/2022, que constarão no orçamento do Estado.
Nessa etapa também foram eleitos os delegados para as Assembleias Regionais Ampliadas, que definirão os projetos a serem votados.
Durante o processo é construída uma cédula de votação regional, que será submetida aos eleitores gaúchos na votação da Consulta Popular, que este ano acontece entre 22 e 30 de novembro, de forma 100% virtual, por aplicativo ou site.
No próximo domingo, dia 07/11, no campo de futebol municipal, acontecerá a rodada final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Toropi – Taça Álvaro Becker 2020, que estava prevista para acontecer em 15 de março de 2020 mas que precisou ser adiada em função da pandemia do coronavirus.
As 14 horas terá um jogo preliminar na categoria veterano 35 anos:
Toropi X CMD Mata
As 16 horas a final da Taça Álvaro Becker:
Grêmio São Pedrense X E.C Dilermando
OBS: Serão seguidos os protocolos vigentes.
No próximo dia 05 de novembro, às 19h, inicia o CAMPEONATO SESC DE FUTSAL EM TOROPI-2021, nas categorias Infantil (2005), Livre e Veterano (1986), promovido e organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Departamento de Esporte e Serviço Social do Comércio – SESC.
Os jogos acontecerão todas as quartas e sextas-feiras, no ginásio municipal de esportes, com previsão de término em 10/12/2021.
Serão conferidos prêmios às equipes que obtiverem colocações em suas categorias: 1 troféu e 16 medalhas – 1º lugar; 1 troféu e 16 medalhas – 2º lugar; 16 medalhas – 3º lugar; 3 troféus: artilheiro, goleiro menos vazado, disciplina.
Para que os jogos possam ser reliazados deverão ser seguidos todos os protocolos vigentes. Para entrada no ginásio municipal será obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação.
No município de Toropi, três famílias começaram a cultivar morangos no sistema semi hidropônico em estufas. O município possui clima subtropical e está situado na depressão central do estado do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas noturnas são mais amenas o que favorece o desenvolvimento e a produção da cultura.
A família de Higor Wouters Moraes na localidade de Sampaio, que já possui uma agroindústria familiar de derivados de cana-de- açucar está cultivando cerca de 3.500 pés de morango, a família de Mateus Silveira da Silva na localidade de Linha Jari, que tinha como principal cultura produção do tabaco começou a cultivar cerca de 4.500 pés de morangos e a família de Anderson Kurtz Rossi na localidade de Linha Canoa, que possui uma agroindústria familiar de derivados de uva também aderiu à produção de morangos onde cultiva 500 pés para fabricação de sucos e geléias.
O cultivo é realizado em ambiente protegido em sacos de substrato dispostos sobre bancadas elevadas do solo, sengundo o Extensionista Rural Ezequiel Silveira da Silva da Emater/RS-ASCAR de Toropi, nessa técnica é possível utilizar três vezes mais mudas por área do que no cultivo convencional, produção por um período maior no ano e por consequência aumento no rendimento, mas que demanda de acompanhamento técnico e maior conhecimento dos produtores, pois toda a adubação é fornecida via irrigação, por fertirrigação. Além das vantagens como o aumento da produtividade, diminuição da mão de obra e penosidade do trabalho por permitir que o produtor trabalhe em pé, o sistema proporciona plantas mais sadias e oferta de frutas de excelente qualidade aos consumidores.
O escritório da Emater/RS-ASCAR de Toropi fez os projetos para implantação das estufas com financiamento através do Sicredi para os produtores Hígor e Mateus, também o produtor Mateus acessou o fundo rotativo municipal que financia projetos produtivos através do Conselho Agropecuário. A prefeitura municipal realizou os aplainamentos necessários nas propriedades, e também incluiu na merenda escolar o morango através do PNAE. A EMATER/RS-ASCAR realiza assistência técnica nas três propriedades, auxiliando no manejo do sistema, adubação e tratos culturais.
A atividade é uma importante opção de renda para pequenas propriedades familiares, possui boa aceitação no mercado, sendo muito utilizado no consumo in natura, em padarias e ainda na possibilidade de agroindustrialização. É uma alternativa que estimula a sucessão rural devido ao interesse dos jovens pela cultura por ser um trabalho prazeroso e com rentabilidade.
Fonte: Emater/RS-ASCAR de Toropi