
A estiagem tem atingido diversos municípios do Estado e em Toropi não é diferente. A Prefeitura Municipal tem trabalhado constantemente para amenizar a situação e não deixar faltar água, porém alerta para a importância do uso consciente por parte da comunidade. O uso racional é importante para evitar o desabastecimento.

Na tarde de ontem, 22/12, a chefe do escritório municipal da EMATER/RS-ASCAR, Sabrina Schünke, entregou ao prefeito municipal Lauro Scherer o Relatório do Plano Operativo da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social para 2022 e o Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social do ano 2021.
O Relatório do Plano Operativo descreve as atividades que serão desenvolvidas pelo escritório municipal da EMATER/RS no ano 2022, já o Relatório de Atividades engloba as atividades desenvolvidas de forma integrada e participativa com as comunidades, grupos e associações rurais do município atendidos pela EMATER/RS ao longo do ano de 2021.
Para a execução das atividades planejadas e realizadas, a EMATER/RS conta sempre com a parceria da Prefeitura Municipal, dos Conselhos e das demais instituições e entidades representativas da agricultura familiar, as quais convergem com a missão institucional de:
“Promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul.”
Na oportunidade, Sabrina agradeceu a parceria da Prefeitura Municipal com a qual foi possível qualificar e construir os caminhos para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Toropi.

Na sexta-feira, dia 17/12, aconteceu o evento natalino “É Natal em Toropi”, promovido pela prefeitura municipal de Toropi em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Toropi – ACIT.
Este ano, a abertura do evento foi com o sorteio da premiação do comércio local e logo após apresentação de dança cigana pelo grupo “Alegria e Arte” de Passo do Angico.
O Show de Natal foi com Elton Rasche e seu talento no bandonéon e a bela voz da cantora Juliana Müller.
A magia do Natal invadiu a praça com a chegada do Papail Noel e distribuição de doces para criançada.
Na sequência teve música ao vivo com os Irmãos Cezar.
O evento contou ainda com feira de artesanatos e produtos coloniais das agroindústrias locais, com o apoio da Emater/RS.
Estava disponível o Cantinho do Chimarrão (chimarródromo), com água quente e erva mate para todos aqueles que gostam de preparar um bom chimarrão. Também estava disponível água gelada e natural.

O Município de Toropi realizou processo seletivo para receber propostas de Entidades que tivessem interesse em administrar plano de benefícios previdenciários, sendo que três Entidades Fechadas de Previdência Complementar apresentaram propostas. Após análise pelo grupo de trabalho foi selecionada a Fundação Banrisul de Seguridade Social para firmar convênio de adesão, instituindo assim o Regime de Previdência Complementar - RPC para os servidores municipais efetivos. O prazo inicial estipulado pela Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019, para que todos os entes federativos que possuem Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, como é o caso do município de Toropi, instituíssem o RPC foi de 2 anos a partir da data de entrada em vigor da EC, sendo prorrogado posteriormente. A instituição do RCP limita os valores dos benefícios com aposentadoria e pensão concedidos pelo RPPS ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social – RGPS.
A Fundação Banrisul de Seguridade Social é uma entidade fechada de previdência complementar, com experiência na gestão de planos previdenciários. Administra planos de benefícios, dentre eles o Plano FBPREV Multipatrocinado, de modalidade Contribuição Definida, constituído especificamente para acolher os municípios brasileiros na gestão de seus Regimes de Previdência Complementar.
À medida em que os convênios são assinados, recebem encaminhamento à análise da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo que o município de Toropi havia protocolado a documentação em 08 de novembro e já recebeu aprovação por parte da autarquia, conforme a Portaria Previc nº 819, publicada em 10 de dezembro de 2021.
O município participará com patrocínio no caso de servidores interessados em aderir ao RPC que tenham remuneração acima do teto do RGPS. Os servidores que tenham remuneração abaixo do teto do RGPS poderão aderir ao RPC sem o patrocínio do município, ou seja, o servidor poderá realizar contribuições facultativas, de caráter voluntário, sem contrapartida do Patrocinador, na forma do regulamento do plano de benefícios.
Os atuais servidores com remuneração acima do teto do RGPS poderão optar em permanecer contribuindo para o RPPS ou migrar para o RPC, já os novos servidores não terão essa opção, ou aderem ao RCP ou contribuem somente até o limite do teto do RGPS.
Dessa forma, o município cumpriu com mais essa exigência dentro do prazo inicial previsto, visando atender a legalidade e também proporcionar a opção aos servidores municipais que tenham interesse em complementar plano de aposentadoria e pensão.

O Receita Certa, iniciativa do governo do RS, dará prêmios em dinheiro aos participantes do programa Nota Fiscal Gaúcha sempre que o varejo registrar aumento real na arrecadação do ICMS no trimestre. Para participar, basta estar cadastrado no NFG e solicitar o CPF na nota fiscal na hora da compra.
Para cada R$1,00 em compras com CPF na nota será gerado um ponto. Com base no valor a ser distribuído, de acordo com o percentual de crescimento real da arrecadação com o ICMS do comércio varejista, será calculado o “valor do ponto”, fazendo-se a divisão do valor a ser distribuído pelo somatório do número de pontos obtidos por todos os cidadãos consumidores no trimestre.
Para o 1º trimestre do Receita Certa, valem as notas com CPF solicitadas entre 1º de setembro e 30 de novembro, com o primeiro pagamento de prêmios já disponível. Orientações para o resgate do prêmio do Receita Certa.