quinta-feira, 18 de abril de 2024
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Relatório Final do Radar Turístico 15/04/2024

O prefeito municipal Lauro Scherer, juntamente com a assessora de turismo Dilnéia Wagner, o membro do Conselho Municipal de Turismo Higor Moraes e a gerente do Sicredi do município de Toropi Adriana Oesterreich, estiveram em Santiago na última quarta-feira dia 10 de abril, recebendo o relatório final do Radar Turístico.
Esse relatório é uma ferramenta que tem o objetivo de, a partir da combinação de diferentes abordagens de pesquisa, analisar o atual posicionamento turístico e identificar oportunidades para o respectivo desenvolvimento desse setor no município e nos demais municípios integrantes desse projeto, onde constam estratégias para desenvolver o turismo local e também regional.
Esse projeto de pesquisa é iniciativa do Consórcio Caminho das Origens e do Geoparque Raízes de Pedra e é desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto de Pesquisa de Mercado Unisinos e patrocinado pelo Sicredi.
Na oportunidade também aconteceu o Workshop “Construindo o Futuro do Turismo no Vale do Jaguari”, onde participaram de atividades colaborativas entre todos os municípios que fazem parte do Projeto de Turismo Estratégico na região e do Geoparque Raízes de Pedra.

Programa de Turismo Rural - 7º Módulo 15/04/2024

Os participantes do Programa de Turismo Rural que vem sendo desenvolvido através do Senar/RS, em parceria com o Sindicato Rural de São Pedro do Sul e a Prefeitura Municipal de Toropi, realizaram de 2 a 5 de abril, no Centro Cultural de Toropi, o 7º módulo da capacitação.
Nesse módulo foi trabalhado o tema “Os Segredos da Boa Culinária Rural”, com a instrutora e nutricionista Marjana Favin.
Durante o curso foi abordado vários temas como a elaboração de cardápios, ficha técnica e precificação, empratamento e organização de eventos.
Houve aulas práticas, onde foram desenvolvidas várias receitas, entre elas de pães nutritivos, que são opções para incluir nos cardápios ofertados aos turistas, com intenção de agregar os produtos cultivados pelos produtores rurais.
Também foram testadas receitas para o encontro temático programado para o próximo módulo do curso que está agendado para o mês de junho.

Assessores Visitam o Município 12/04/2024

Na manhã desta quinta-feira, 11/04, o senhor Gerson Leindecker, assessor do deputado estadual Dirceu Franciscon e o senhor Dulcimar Krauspenhar, assessor do deputado federal Luis Carlos Busato, ambos do União Brasil, estiveram reunidos com o prefeito Lauro Scherer e com a secretária de administração Cleusa de Oliveira Moreira, oportunidade em que relataram os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e colocaram os gabinetes dos deputados à disposição do município de Toropi.

Também foi um momento de agradecer aos deputados pelas conquistas já alcançadas para o município e salientar a importância desta relação de colaboração, de trabalhar em conjunto para atendimento das demandas em benefício da população toropiense.

Representantes de Deputados visitam o Município 12/04/2024

No início da manhã desta quarta-feira, 10/04, assessores e representantes do deputado estadual Issur Koch (Progressistas) e deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas), estiveram no municipio de Toropi onde se reuniram com o prefeito Lauro Scherer, vice-prefeito Vandir Oesterreich, vereadores, secretários municipais e lideranças locais, que aproveitaram a oportunidade para encaminhar algumas demandas do município e registrar o agradecimento pelos recursos destinados, pela dedicação e compromisso dos deputados com o Município de Toropi.

Mutirão de Preventivo 09/04/2024

A Secretaria Municipal de Saúde de Toropi comunica que estará  realizando mutirão de preventivo (citopatológico), que tem por objetivo avaliar sobre o risco de câncer de colo de útero, também estará realizando avaliação clínica das mamas para prevenção do câncer de mama.

O Ministério da Saúde recomenda a realização do preventivo em mulheres de 24 a 64 anos ou de acordo com a recomendação médica.

DATA: 24/04/2024

HORÁRIO: 8h às 12h e das 13h às 19h

LOCAL: Posto de Saúde

Não é necessário agendamento prévio.

Realização de Curso de Panificação - 2ª Turma 04/04/2024

De 01 a 03 de abril aconteceu no pavilhão evangélico de Toropi, o Curso de Panificação promovido de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Sindicato Rural de São Pedro do Sul e SENAR/RS. O curso foi ministrado pela nutricionista Raquel, com 15 participantes nesta segunda turma.

Fazer um curso de panificação não só permite a elaboração de pães deliciosos e frescos em casa, mas também oferece uma série de benefícios adicionais, não é apenas sobre aprender a fazer pães, mas também sobre explorar a criatividade culinária, experimentar a satisfação de criar algo delicioso desenvolvendo habilidades e aperfeiçoando técnicas, garantindo que cada criação seja ainda melhor do que a anterior.

Além de conhecimento dos diferentes tipos de ingredientes e equipamentos utilizados, possibilita aos participantes a qualificação para ingresso no mercado de trabalho e a possibilidade de empreender de várias maneiras no ramo da panificação.

Dia D da Vacinação Contra a Gripe 03/04/2024

O setor de vacinação do Posto de Saúde de Toropi comunica que no dia 13 de abril de 2024, sábado, acontecerá o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que tem por objetivo vacinar os idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias (não podem ter 6 anos), trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação e crônicos.

Nesta data o Posto de Saúde estará aberto das 08:00 as 17:00h para vacinação.

Obrigatório levar carteira de vacinas e CPF.

FIQUE ATENTO PARA O ROTEIRO NO INTERIOR

ATENÇÃO: Em função da vacina ser injetável não serão realizadas paradas fora dos roteiros para não atrasar as demais localidades.

Ações para Conferência das Carteiras de Vacinação nas Escolas 03/04/2024

A Secretaria de Saúde Município de Toropi comunica que a Equipe de Vacinação estará nas Escolas, conforme cronograma, para realizar a verificação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.

Nesses dias, somente será verificado as carteiras e realizado orientações de atualização.

Visita Técnica Geoparque Raízes de Pedra com representante do IPHAN 27/03/2024

Na última quarta-feira, dia 20 de março, recebemos no município de Toropi para uma visita técnica do Geoparque Raízes de Pedra a Professora Carmen Nogueira da UNIPAMPA e o senhor Leonardo Troiano, Coordenador de Cooperação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN de Brasília.
A assessora de turismo Dilnéia Wagner conduziu a visita em alguns atrativos turísticos do município e agroindústria, onde os visitantes encantaram-se com as paisagens e belezas naturais da região.
Durante a visita uma série de demandas foram levantadas junto ao IPHAN, e o coordenador Sr. Leonardo, mostrou grande interesse em prover e viabilizá-las. 
A Administração Municipal agradece a visita e a disponibilidade do Sr Leonardo e a Professora Carmen por ter articulado essa visita técnica através do Geoparque Raízes de Pedra.

1ª Expedição Origens na modalidade Treeking 22/03/2024

Nos dias 13 e 14 de março o município de Toropi recebeu os peregrinos que estão realizando a 1ª Expedição Origens na modalidade Treeking, caminhada fase experimental.

Os peregrinos com experiências em longos percursos que já realizaram inúmeros caminhos no Brasil e no exterior vieram das cidades de Curitiba, Canela e Gramado, e irão percorrer em torno de 500 km. A caminhada iniciou-se no dia 12 de março em São Pedro do Sul e terminará dia 30 de março em São Miguel das Missões.

No dia 13 de março os peregrinos chegaram ao meio dia através da ponte pênsil no Balneário do Angico.

Foi servido almoço na Pousada do Rancho e na parte da tarde visitaram o Rancho Alegria, a Praça Municipal e à tardinha conheceram e tomaram um delicioso café rural no Sítio Recanto do Sossego, e o pernoite foi na Pousada do Rancho.

No dia seguinte, 14 de março, partiram às 6h da Pousada em direção ao Clube Sete de Setembro, visitaram o Sítio Sabores da Montanha e a Fenda Mãe de Ouro.

A caminhada seguiu em direção a Ponte Férrea da Vila Clara, houve a travessia de balsa e foram até o Museu Fragmentos do Tempo em São José do Louro no município da Mata, totalizando nesse dia 26 Km de caminhada.

Durante esses dois dias os peregrinos tiveram o acompanhamento e suporte da assessora de turismo Dilnéia Wagner e de um carro de apoio.

A Expedição Origens é um projeto do Consórcio Caminho das Origens, uma ação conjunta do setor público e privado, que visa divulgar as potencialidades naturais, culturais e gastronômicas dos municípios envolvidos.

Foi uma satisfação para o município de Toropi receber os peregrinos e participar da Expedição. Que cada vez mais turistas possam conhecer e se encantar com as belezas e riquezas do município.

Alistamento Militar 21/03/2024

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024 (nascidos em 2006), devem se alistar para o serviço militar.

O Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho, acessando o site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

O alistamento militar é obrigatório, e todo brasileiro do sexo masculino deverá se alistar no ano em que completar 18 anos para a sua seleção e poderá ser incorporado para servir na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica. O alistamento está previsto na Lei do Serviço Militar e no seu regulamento.

Mais informações no telefone ou WhatsApp  (55) 3276-7121

Informe Vacinação Influenza 21/03/2024

A equipe da Sala de Vacinas do Município de Toropi informa que a campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) deste ano, terá inicio no dia 25 de março, segunda-feira.

Quem fizer parte de um dos grupos prioritários, deverá comparecer na Unidade Básica de Saúde, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, com documento de identidade e carteira de vacinação.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, os grupos prioritários a receberem a vacina nesta primeira fase são:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
  • Trabalhador da saúde
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores do ensino básico e superior
  • Povos indígenas
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
  • Trabalhadores portuários
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Página 1 de 110


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!