quinta-feira, 25 de abril de 2024
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Feriado Municipal 26/10/2023

-----

Mateada Solidária 26/10/2023

No último domingo, dia 22 de outubro, devido a chuva o evento Um Show de Praça – Mateada Solidária aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes de Toropi.
Durante a mateada houve a chegada dos ciclistas que participaram do 1º Pedal Rural, onde receberam as medalhas de participação e logo após o Musical Nilton Nascimento animou o evento.
Na oportunidade teve feira de comercialização de produtos coloniais, artesanatos, distribuição da erva-mate e arrecadação de alimentos. Os alimentos arrecadados serão doados para as famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Administração Municipal agradece a comunidade e visitantes que participaram e prestigiaram o evento e ao apoio da Emater, Sicredi e Erva-Mate Euro Mate.

1º Pedal Rural realizado com sucesso absoluto!! 25/10/2023

No último domingo, dia 22 de outubro, em comemoração ao 27º ano de emancipação político- administrativa do Município de Toropi, aconteceu o 1º Pedal Rural.
O evento com o intuito de promover e incentivar o cicloturismo e a prática esportiva, contou com mais de 30 ciclistas, tendo participantes dos municípios de Toropi, Mata, Quevedos, Grupo Pedalamigos de Santa Maria, Amigos do Pedal Cyclist Turtles de São Pedro do Sul, e de São Vicente do Sul.
A concentração e a saída foram da Praça Municipal de Toropi, em direção ao interior do município onde foi possível contemplar as belíssimas paisagens, enfrentar algumas subidas e descidas desafiadoras, porém nada que desanimasse os ciclistas ao longo dos 25 Km que percorreram pelas localidades da Boca da Picada, Toropi Mirim e Linha Bayer.
Todo o trajeto foi acompanhado pela organizadora, enfermeiro e equipe de apoio, garantindo segurança e tranquilidade aos participantes.
Houve pontos de parada estratégicos durante o percurso, para os ciclistas descansar se hidratar, lanchar e fazer muitas fotos. 
Ao meio dia foi servido um maravilhoso almoço, com suco de uva e sobremesa no Sítio Recanto do Sossego e todos puderam degustar da deliciosa gastronomia local.
Durante a tarde, nem mesmo a chuva atrapalhou o pedal, muito pelo contrário os ciclistas aventuraram-se ainda mais nos trechos que havia barro.
De volta à cidade os ciclistas foram até o Ginásio Municipal de Esportes onde compartilharam a experiência incrível que foi o passeio ciclístico e receberam as medalhas de participação.
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, parabeniza e agradece imensamente aos ciclistas que participaram, prestigiaram e garantiram o sucesso do 1º Pedal Rural, ao apoio do Sítio Recanto do Sossego e Sicredi.

GALERIA DE FOTOS

"Sábado é o Dia" 24/10/2023

No último sábado, dia 21 de outubro, aconteceu na Praça Municipal de Toropi das 8h30min às 12h, a transmissão ao vivo do programa de rádio “Sábado é o Dia”, com o apresentador Cláudio Metz.
Houve participação dos artistas locais, comercialização de produtos coloniais e artesanatos e distribuição de erva-mate.
Na oportunidade também aconteceu o Feirão de Negócios do Sicredi onde empresas, comércio local e da região participaram..
A Administração Municipal agradece aos organizadores, aos apoiadores, Emater, Sicredi e a Erva Mate Euro Mate, e a comunidade que participou e prestigiou este evento.

Formatura do Curso Técnico Saúde com Agente 24/10/2023

A Secretaria Municipal de Saúde convida para a formatura do Curso Técnico Saúde com Agente.

Será na próxima quinta-feira, dia 26 de outubro de 2023, às 15h, no Centro Cultural.

O Curso Técnico Saúde com Agente, foi disponibilizado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE), através do Programa Saúde com Agente - iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e tem como principal objetivo aprimorar os indicadores de saúde, a qualidade dos serviços prestados na Atenção Primária e a capacidade de resposta do SUS aos usuários.

Processo Seletivo para Contratação de Farmacêutico - 40h 23/10/2023

De 23 a 27 de outubro de 2023, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de FARMACÊUTICO – 40h, conforme Lei Municipal n° 1156-21/2024 de 11 de outubro de 2023, por prazos pré-definidos, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

As inscrições, inteiramente gratuitas, de forma presencial serão realizadas no Centro Administrativo Municipal, Rua Fernando Ferrari, 235, na Secretaria de Administração, em dias úteis, no horário das 08 às 12 horas e das 13 horas às 16 horas, ou via internet no link https://toropi.rs.gov.br/transparencia/processos-seletivos/detalhes/29/2023

CONFIRA O EDITAL

Programa A União Faz a Vida 20/10/2023

O Programa A União Faz a Vida em Toropi tem como objetivo promover atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio da educação cooperativa, e acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Hoje, está presente nas 3 escolas municipais (EMEF TOROPI, EMEF CARLOS PULGATI e EMEI TOROPI), com 55 profissionais engajados, entre professores e colaboradores, levando o programa a 196 alunos.

No dia 07/10 foi realizado uma confraternização em homenagem ao Dia do Professor, onde receberam de presente do programa A União Faz a Vida uma camiseta personalizada, e na manhã do dia 20/10 a “abelha”, mascote do programa, realizou a entrega da camiseta ao prefeito municipal Sr. Lauro Scherer em reconhecimento do trabalho realizado durante a ano junto as escolas municipais.

A “abelha” também se fez presente na atividade de aniversário do Município, “Criança por um Dia” no ginásio municipal, para abraçar as crianças e prestigiar o evento.

Entrega de Ambulância para o Município 19/10/2023

No início da tarde desta quinta-feira, 19/10, os senhores João Ribas da Rosa, Achiles Oliveira de Carvalho e Tavem Schach, representando as deputadas BAYER’s (Republicanos), formalizaram a entrega ao prefeito municipal Lauro Scherer e secretária municipal de saúde Jerusa Tasqueto, de uma ambulância adquirida pelo Município no valor de R$ 310.800,00, sendo R$ 200.000,00 de uma emenda parlamentar das BAYER’s (Republicanos) e o restante recursos próprios do município.

A Administração Municipal agradece e salienta a importância do recebimento deste recurso que viabilizou a aquisição desta ambulância que será de grande utilidade para ampliar o atendimento de urgência e emergência de pacientes com qualidade e segurança no serviço prestado.

XIII Cavalgada Cultural e Ecológica de Toropi foi um Sucesso	19/10/2023

Em comemoração ao 27º Ano de Emancipação Político-Administrativa do Município de Toropi, aconteceu no último final de semana nos dias 14 e 15 de outubro a XIII Cavalgada Cultural e Ecológica de Toropi.
A Cavalgada é um evento tradicional que resgata, preserva e valoriza a cultura, fomenta o turismo e oportuniza momentos de lazer, aprendizado, contato com a natureza e com as comunidades que são visitadas.
Durante os dois dias do evento também houve passeio em veículo recreativo. Os participantes da Cavalgada e dos passeios saíram da sede do município e percorreram algumas localidades do interior visitando vários atrativos turísticos, entre eles a Cascata e Gruta Santa Bárbara, Cachoeira do Moinho, Gruta Santa Terezinha, Cascata da Onça, Cristo Protetor e Rancho Alegria.
Valorizando a gastronomia local, no sábado foi realizado almoço na Comunidade Católica do Curtume e jantar na Comunidade Católica da Linha Holanda. No domingo o almoço foi servido na Comunidade Católica de Santo Inácio. Durante as paradas para as refeições houve animação musical com Rodrigo e Valmir.
A Administração Municipal parabeniza e agradece aos organizadores pela realização deste belíssimo evento, aos participantes que prestigiaram e fizeram deste evento uma das maiores Cavalgadas, ao apoio das Comunidades, Emater, Brigada Militar e o patrocínio do Sicredi.

Programa Primeira Infância Melhor 18/10/2023

A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O programa tem como objetivo apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.
As reuniões de Planejamento com o Grupo Técnico Municipal e os treinamentos com a Supervisão já iniciaram. Sendo que as visitas as famílias selecionadas deverão acontecer até o início do próximo ano.

II Encontro da Mulher Rural Realizado com Sucesso! 16/10/2023

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Rural, dentro das programações de Aniversário do Município de Toropi, aconteceu no dia 11/10, o II Encontro da Mulher Rural, promovido pelos Grupos de Mulheres do Município, juntamente com a Prefeitura Municipal, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e Coomat.

Este encontro tem a finalidade de promover a integração, o fortalecimento e o empoderamento dos Grupos de Mulheres atuantes no Município.

Na recepção dos participantes foi servido um café ofertado pelas mulheres dos grupos com o apoio do Sicredi, logo após foi realizada a abertura oficial do evento e na sequência a senhora Ceni Deiger juntamente com o grupo de mulheres do Sampaio, declamou uma poesia; também foi apresentada pela extensionista rural social da Emater, senhora Andriéle Wansing, a palestra sobre “Alimentação Saudável nas Diferentes Fases da Vida da Mulher” e foi exibido um vídeo com o tema “Mulheres de Diferentes Gerações”.

No decorrer do evento aconteceu o sorteio e entrega de brindes.

Ao meio dia foi servido um delicioso almoço e à tarde teve uma atividade conduzida pela terapeuta ocupacional Roberta Bayer Comassetto,  apresentação artística com a dança cigana pelas integrantes do Grupo de Mulheres Alegria e Arte do Passo do Angico e música ao vivo com Adriano Santos.

Durante a programação teve exposição e comercialização de artesanatos e produtos coloniais, distribuição de erva mate e arrecadação de alimentos não perecíveis.

Parabéns Mulheres Rurais!

GALERIA DE FOTOS

Processo Seletivo para Contratação de Farmacêutico - 20h 16/10/2023

De 16 a 20 de outubro de 2023, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de FARMACÊUTICO – 20h, conforme Lei Municipal n° 1156-21/2024 de 11 de outubro de 2023, por prazos pré-definidos, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

As inscrições, inteiramente gratuitas, de forma presencial serão realizadas no Centro Administrativo Municipal, Rua Fernando Ferrari, 235, na Secretaria de Administração, em dias úteis, no horário das 08 às 12 horas e das 13 horas às 16 horas, ou via internet no link https://toropi.rs.gov.br/transparencia/processos-seletivos/detalhes/29/2023 .

CONFIRA O EDITAL


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!