sexta-feira, 26 de abril de 2024
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Curso de Jardinagem 04/09/2023

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto aconteceu no Centro Cultural o Curso de Jardinagem, direcionado para o grupo que está em andamento no Programa de Turismo Rural do SENAR em parceria com a Prefeitura Municipal de Toropi, EMATER e Sindicato Rural de São Pedro do Sul.
O curso foi ministrado pela instrutora Engenheira Agrícola Paisagista Márcia Müller que abordou vários assuntos, entre eles a jardinagem com foco no paisagismo e o paisagismo rural.
No primeiro dia do curso houve aula teórica e no segundo e terceiro dia foram realizadas aulas práticas na Praça Municipal e nas propriedades dos participantes do curso onde teve muitos ensinamentos e técnicas sobre o manejo das plantas, plantio, manutenção, preparo e uso de adubos, período ideal para podas e ornamentação. Também muitas dicas, como a utilização de materiais disponíveis nas próprias residências como madeiras, troncos e pedras e assim aperfeiçoar os jardins e agregar ainda mais valor às propriedades.

Expedição Origens 01/09/2023

De 19 a 25 de agosto aconteceu a Expedição Origens. A Expedição Origens é um roteiro turístico que ainda está em fase experimental, que integra municípios da Região Central, Vale do Jaguari e Missões que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Caminho das Origens.

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, dirigentes de turismo, guias de turismo e dois ciclistas iniciaram o roteiro pela manhã no município de São Pedro do Sul.

Na sequência foi visitado o município de Toropi, onde foi realizado o almoço no Restaurante Toropi. Logo após os participantes foram conduzidos pelo interior do Município, através da Rota do Tatu para visitação da Ponte Pênsil no Balneário do Angico, Sítio Sabores da Montanha, onde conheceram a Agroindústria Cana Pura, as estufas de morango e degustaram deliciosos morangos, suco de morango com caldo de cana e rapaduras de melado, também visitaram a Fenda Mãe de Ouro.

O roteiro seguiu percorrendo os municípios de Mata, São Vicente do Sul, São Francisco de Assis, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Santiago, Unistalda, Itacurubi, Capão do Cipó, Bossoroca, e encerrou no dia 25 de agosto em São Miguel das Missões.

Conforme a turismóloga Dilnéia Wagner “A Expedição Origens é um roteiro turístico diferenciado, que permite viver experiências incríveis. Durante o roteiro temos a oportunidade de admirar paisagens e relevos lindíssimos, ouvir e relembrar muitos fatos e histórias do nosso Estado e País e vivenciar diversos momentos que contemplam vários segmentos do turismo sejam de lazer, natureza, cultural, gastronômico ou religioso.”

A Administração Municipal de Toropi salienta a importância deste roteiro para o turismo local e regional e agradece a visita de todos.

Indicação de Recurso para Toropi 30/08/2023

Os vereadores da bancada do MDB do município, Flori dos Santos Azeredo e Sergio Peres de Oliveira,estiveram no gabinete na sexta-feira, dia 25/08, onde foram recebidos pela Secretária de Administração Cleusa Moreira, e entregaram ofício informando a indicação de recurso no valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), do Deputado Federal Alceu Moreira – MDB, atendendo a solicitação feita pelos Vereadores da Bancada do MDB, para ser aplicado na perfuração de um poço artesiano e respectiva construção de rede de abastecimento, na localidade Invernada dos Maurer.

Na oportunidade foi solicitado à Secretária que realizasse o cadastro de proposta junto ao Ministério das Cidades para a viabilização do recurso, a qual foi devidamente cadastrada na data de 28/08 e está em análise aguardando a aprovação para posterior liberação do recurso.

Liberação de Recursos para Toropi 29/08/2023

No dia 23 de agosto foi liberado o recurso no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para o Município de Toropi, através de emenda n.º 76, ao Projeto de Lei Orçamentária Anual 212/2022, aprovado na Assembleia Legislativa do RS, por indicação da então deputada Estadual Franciane Bayer, por solicitação do Senhor João Ribas da Rosa, para aquisição de veículo para a Secretaria de Saúde.

Nos próximos dias será aberto processo de licitação para aquisição de um veículo de 07 lugares para transporte de pacientes SUS.

A Administração Municipal agradece pela atenção sempre dispensada ao Município de Toropi, salientando a importância de mais este recurso recebido para atendimento das demandas da população.

Reunião  Sociedade Recretativa Sete de Setembro 28/08/2023

Na quinta-feira, 24/08, o prefeito Lauro Scherer, secretário Odilon Hopf de Oliveira, vereadores Fernando da Rosa Machado, Joceli Brisotto e Thales Krauspenhar Rosalino, estiveram reunidos na localidade de Sampaio, com os associados da Sociedade Recreativa Sete de Setembro para tratativas sobre o tombamento do prédio da sede da Sociedade, para preservação e conservação, pela sua importância histórica, artística e cultural reconhecida pelo poder público municipal.

O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados, não alterando sua propriedade.

Os associados foram unânimes em se manifestar favoráveis ao tombamento.  

 

 

Leilão Público - Edital 001/2023 28/08/2023

O Município de Toropi torna público que realizará leilão público de bens inservíveis de propriedade do Município, no dia 15 de setembro de 2023, às 09h, no Centro Cultural de Toropi.

O Leilão será dividido em 09 lotes, os itens que irão compor os lotes estão identificados no Anexo I do Edital de Leilão nº 001/2023.

A pessoa física ou jurídica interessada em participar deverá estar credenciada/cadastrada na Prefeitura Municipal de Toropi até as 15h do dia 13/09/2023, onde será expedido o certificado de credenciamento para a participação do leilão e direito a efetuar lances.

Os bens inservíveis estarão expostos para visitação pública na Secretaria Municipal de Obras, Rua 22 de outubro n° 545, de segunda a sexta-feira, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 até a data e o dia previsto para realização do leilão.

Maiores informações, na Prefeitura Municipal de Toropi, sala de licitações, no horário das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

CONFIRA O EDITAL DE LEILÃO Nº 001/2023

 

 

Processo Seletivo para Contratação de Operador de Máquinas 28/08/2023

O MUNICÍPIO DE TOROPI TORNA PÚBLICO que realizará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA, para a função de OPERADOR DE MÁQUINAS.

Inscrições de 28 de agosto de 2023 a 04 de setembro de 2023.

As inscrições presenciais serão realizadas no Centro Administrativo Municipal, Rua Fernando Ferrari, 235, na Secretaria de Administração, em dias úteis, no horário das 08h às 12h e das 13h às 16h, ou via internet no link https://toropi.rs.gov.br/transparencia/processos-seletivos/detalhes/29/2023

CONFIRA O EDITAL

Agenda de Cursos - Setembro a Dezembro/2023 24/08/2023

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Sindicato Rural de São Pedro do Sul e SENAR/RS, está promovendo diversos cursos voltados a atividades de promoção social na área de artesanato, para a comunidade toropiense. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas com antecedência na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Confira a agenda para os próximos meses:

- De 11 a 14 de Setembro -  PatchWork - Unindo Retalhos de Tecidos

- De 02 a 06 de Outubro - Tingimento e Pintura em Tecido

- De 24 a 27 de Outubro - Introdução a Costura e Transformação de Peças do Vestuário

- De 11 a 15 de Dezembro - Palha de Milho

Local: Pavilhão Evangélico de Toropi

 

Semana da Pátria e Semana Farroupilha. Confira a Programação! 22/08/2023

A Administração Municipal de Toropi e a Patronagem do CTG Querência de Toropi, convidam a todos para participarem das atividades alusivas à Semana da Pátria e Semana Farroupilha a realizar-se de 01 a 17 de setembro de 2023.

Dia 01 de setembro (sexta-feira):

08:30 - Abertura da Semana da Pátria com Hora Cívica e apresentação da Banda Marcial Toropi, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Toropi

10:30 - Hora cívica na Escola Municipal de Educação Infantil Toropi

14:00 - Hora Cívica com apresentação da Banda Marcial Toropi, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Toropi

16:00 -  Apresentação da Banda Marcial Toropi, na Escola Municipal de Educação Infantil Toropi para Berçário e M1 e 2

Dia 04 de setembro (segunda-feira):

08:15 - Hora Cívica com apresentação da Banda Marcial Toropi, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pulgati

10:00 - Hora Cívica com apresentação da Banda Marcial Toropi, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Steinhauzen

Dia 05 de setembro (terça-feira):

09:00 - Hora Cívica com apresentação da Banda Marcial Toropi, na Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer

Dia do Jovem Tradicionalista - Atividades nas Escolas

Manhã:  na EMEF Carlos  Pulgati e EMEF  Toropi

Tarde:  na EMEF  Toropi

Dia 06 de setembro (quarta-feira):

17:00 - Saída do Grupo de Cavaleiros do CTG Querência de Toropi em busca da Chama Crioula no Município de São Francisco de Assis/RS

Dia 07 de setembro (quinta-feira):

Feriado Nacional em Comemoração da Independência do Brasil

Dia 09 de setembro (sábado):

19:00 - Café Campeiro de Abertura da Semana Farroupilha, com apresentação da invernada Pré Mirim e logo após uma reunião dançante animada por Edson Sonorização, no CTG Querência de Toropi

Dia 11 de setembro (segunda-feira):

15:00 - Chegada do Grupo de Cavaleiros do CTG Querência de Toropi com a Chama Crioula, na Praça Municipal

Dia 12 de setembro (terça-feira):

19:00 - Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Toropi, no CTG Querência de Toropi

Logo após, jantar a cargo da Invernada Artística e apresentação da invernada Juvenil e Xiru.

Dia 14 de setembro (quinta-feira):

20:00 - Jantar a cargo da Invernada Campeira, no CTG Querência de Toropi e logo após Tertúlia.

Dia 17 de setembro (Domingo):

09:00 - Desfile Cívico e Tradicionalista, na Praça Municipal

Constituição do palanque oficial pelas autoridades e execução dos Hinos.

Na sequência, apresentação da Banda Marcial Toropi, das Escolas Municipais e Estaduais, Entidades Locais, Entidades Visitantes, CTG Querência de Toropi, CTG’s e Piquetes Visitantes.

12:00 – Tradicional festa em comemoração ao Dia do Gaúcho, com almoço no CTG Querência de Toropi.

À tarde -  Domingueira com animação do Grupo Poncho Negro

PROGRAMA PASSE LIVRE ESTUDANTIL ABRE PRAZO PARA CADASTRAMENTO DE ESTUDANTES DE 01/09/2023 a 25/09/2023 22/08/2023

Prefeitura de Toropi abre inscrições para o programa Passe Livre Estudantil, que oferece transporte para estudantes com renda per capita de 1,5 salário mínimo regional e que estudam em cidade diferente da que moram. O Passe Livre Estudantil é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), por meio da Diretoria de Transporte Metropolitano da Metroplan.

Estudantes residentes em Toropi que desejam aderir ao Programa Passe Livre Estudantil no 2.º semestre de 2023, podem fazer o cadastro ou realizar a renovação de cadastro para aqueles que frequentam cursos sujeitos a rematrículas semestrais entre os dias 01/09/2023 a 25/09/2023, na Prefeitura Municipal (Rua Fernando Ferrari, n.º 235), junto à Secretaria de Administração, das 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30. A documentação deverá ser entregue na realização do cadastro.

Quem pode se inscrever?

Estudantes de nível fundamental, médio, técnico, EJA, pré-vestibular e superior.

Documentos necessários:

1. Preencher o Formulário de Inscrição e Declaração do Grupo Familiar, preenchido pelo estudante com assinatura reconhecida em cartório (acesso neste link). A declaração deverá conter: o nome de cada membro familiar que reside com o estudante e a sua profissão, renda e o grau de parentesco de cada um. Caso o estudante for menor de idade a declaração deverá ser feita pelo responsável legal (no verso do formulário de inscrição encontra-se a Declaração Familiar).
2. Uma foto 3×4 para documento (padrão para documento);

3. Cópia da Identidade, ou CNH, ou Certidão de Nascimento (certidão de nascimento permitida somente para menores de 18 anos);

4. Cópia do CPF do estudante (obrigatório para todas as idades);

5. Cópia do documento de identificação de todo o grupo familiar declarado, ou Certidão de Nascimento (certidão de nascimento permitida somente para menores de 18 anos).

6. Comprovante de Renda do estudante e de todos os membros da família declarados. (A partir dos 16 anos).

7. Comprovante de residência com data de emissão no máximo 90 dias. (Caso o comprovante não esteja em nome do aluno, ou de algum membro da família declarado, o titular da conta deverá fazer uma declaração informando que o aluno reside no endereço sob forma de aluguel ou casa cedido, e anexar a cópia do RG do declarante).

8. Atestado Escolar do 2.º semestre de 2023. O atestado escolar deverá conter: o nome do aluno completo, período de início e término do curso, dias da semana que o aluno terá aula, o turno, constar que é de forma PRESENCIAL e o carimbo com assinatura do responsável da escola e o carimbo da Escola/Universidade.

9. Carteira de identificação estudantil: cópia da carteirinha digital. A Carteira de Identificação Estudantil pode ser emitida pela U.N.E (neste link), pela U.G.E.S (neste link) e pela AERGS (neste link). Será aceito para a realização do cadastro o comprovante de solicitação da Carteira de Identificação Estudantil.

Faça o download do modelo das declarações aqui:

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

DECLARAÇÃO DE AUSÊNCIA DE RENDA

Dúvidas ou informações:

Telefone: (55) 3276-7011

E-mail: [email protected]

Município adquire Veículo Zero Km para Saúde 22/08/2023

Na manhã desta segunda-feira, 21/08, foi realizada a entrega de um veículo Fiat Mobi zero Km, adquirido pelo Município com recurso federal no valor de R$69.800,00, para ser utilizado na vigilância em saúde da população de Toropi.

Entrega de Certificados do Curso de Cuidador de Idosos 22/08/2023

No último dia 17 de agosto foi realizado no Centro Cultural de Toropi, a cerimônia de entrega de certificados para os concluintes do curso de Cuidador de Idosos. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social para os inscritos no Cadastro Único, o curso foi ministrado pela enfermeira Beatriz Essi no período de abril a agosto de 2023, totalizando 80 horas de aulas teóricas e práticas, capacitando os participantes para exercerem funções de cuidador de idosos sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para fornecer assistência física, emocional e social aos idosos que necessitam de ajuda para realizar as atividades diárias e manter uma qualidade de vida adequada.


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!