quinta-feira, 09 de dezembro de 2021
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Final da Taça Álvaro Becker Será no Domingo dia 07/11/2021 03/11/2021

No próximo domingo, dia 07/11, no campo de futebol municipal, acontecerá a rodada final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Toropi – Taça Álvaro Becker 2020, que estava prevista para acontecer em 15 de março de 2020 mas que precisou ser adiada em função da pandemia do coronavirus.

As 14 horas terá um jogo preliminar na categoria veterano 35 anos:

Toropi X CMD Mata

As 16 horas a final da Taça Álvaro Becker:

Grêmio São Pedrense X E.C Dilermando

OBS: Serão seguidos os protocolos vigentes.

Campeonato de Futsal em Toropi inicia no dia 05/11/2021 29/10/2021

No próximo dia 05 de novembro, às 19h, inicia o CAMPEONATO SESC DE FUTSAL EM TOROPI-2021, nas categorias Infantil (2005), Livre e Veterano (1986), promovido e organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Departamento de Esporte e Serviço Social do Comércio – SESC.

Os jogos acontecerão todas as quartas e sextas-feiras, no ginásio municipal de esportes, com previsão de término em 10/12/2021.

Serão conferidos prêmios às equipes que obtiverem colocações em suas categorias: 1 troféu e 16 medalhas – 1º lugar;  1 troféu e 16 medalhas – 2º lugar; 16 medalhas – 3º lugar;  3 troféus: artilheiro, goleiro menos vazado, disciplina.

Para que os jogos possam ser reliazados deverão ser seguidos todos os protocolos vigentes. Para entrada no ginásio municipal será obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação.

SAIBA MAIS SOBRE O CAMPEONATO

 

Dia do Servidor Público 28/10/2021

A Administração Municipal parabeniza a todos os servidores públicos!

Produção de Morango como Alternativa de Diversificação da Agricultura Familiar em Toropi 28/10/2021

No município de Toropi, três famílias começaram a cultivar morangos no sistema semi hidropônico em estufas. O município possui clima subtropical e está situado na depressão central do estado do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas noturnas são mais amenas o que favorece o desenvolvimento e a produção da cultura.

A família de Higor Wouters Moraes na localidade de Sampaio, que já possui uma agroindústria familiar de derivados de cana-de- açucar está cultivando cerca de 3.500 pés de morango, a família de Mateus Silveira da Silva na localidade de Linha Jari, que tinha como principal cultura produção do tabaco começou a cultivar cerca de 4.500 pés de morangos e a família de Anderson Kurtz Rossi na localidade de Linha Canoa, que possui uma agroindústria familiar de derivados de uva também aderiu à produção de morangos onde cultiva 500 pés para fabricação de sucos e geléias.

O cultivo é realizado em ambiente protegido em sacos de substrato dispostos sobre bancadas elevadas do solo, sengundo o Extensionista Rural Ezequiel Silveira da Silva da Emater/RS-ASCAR de Toropi, nessa técnica é possível utilizar três vezes mais mudas por área do que no cultivo convencional, produção por um período maior no ano e por consequência aumento no rendimento, mas que demanda de acompanhamento técnico e maior conhecimento dos produtores, pois toda a adubação é fornecida via irrigação, por fertirrigação. Além das vantagens como o aumento da produtividade, diminuição da mão de obra e penosidade do trabalho por permitir que o produtor trabalhe em pé, o sistema proporciona plantas mais sadias e oferta de frutas de excelente qualidade aos consumidores.

O escritório da Emater/RS-ASCAR de Toropi fez os projetos para implantação das estufas com financiamento através do Sicredi para os produtores Hígor e Mateus, também o produtor Mateus acessou o fundo rotativo municipal que financia projetos produtivos através do Conselho Agropecuário.  A prefeitura municipal realizou os aplainamentos necessários nas propriedades, e também incluiu na merenda escolar o morango através do PNAE. A EMATER/RS-ASCAR realiza assistência técnica nas três propriedades, auxiliando no manejo do sistema, adubação e tratos culturais.

A atividade é uma importante opção de renda para pequenas propriedades familiares, possui boa aceitação no mercado, sendo muito utilizado no consumo in natura, em padarias e ainda na possibilidade de agroindustrialização. É uma alternativa que estimula a sucessão rural devido ao interesse dos jovens pela cultura por ser um trabalho prazeroso e com rentabilidade.

Fonte: Emater/RS-ASCAR de Toropi 

Boletim Epidemiológico Covid-19 Toropi/RS - 27/10/2021 27/10/2021
Atualmente dos 353 pacientes positivados, 341 constam como recuperados e 12 óbitos. Não temos casos da doença ativa em isolamento/monitoramento domiciliar  e nenhuma internação hospitalar
Temos 03 pacientes notificados em monitoramento, aguardando prazo para coleta e/ou resultado de exame. Também são monitoradas pela equipe as pessoas do mesmo núcleo familiar, porém para fins de notificação somente serão lançados no sistema os que apresentarem sintomas.
A Secretaria da Saúde de Toropi, juntamente com a equipe de fiscalização do Município, pede a colaboração da população para que continuem tomando as medidas de proteção contra a COVID-19, como evitar aglomerações, utilizar a máscara, lavar as mãos utilizando água e sabão e também, o uso do álcool em gel. Isso é muito importante para que possamos evitar a propagação de novas transmissões.
Secretaria de Saúde de Toropi/Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária
XII Cavalgada Cultural e Ecológica de Toropi foi realizada com sucesso! 26/10/2021

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2021, em comemoração ao 25º Ano de Emancipação Político-Administrativa do Município de Toropi aconteceu a XII Cavalgada Cultural e Ecológica, um evento típico de turismo, cultura e aventura que percorreu diversas localidades no interior do município, prezando pelo contato com a natureza, combinando o prazer de cavalgar com o de apreciar o meio ambiente.
O diferencial da cavalgada este ano foram os caminhões que fizeram um passeio no sábado, e nem mesmo a chuva desanimou os visitantes.
Durante o percurso foram visitados diversos pontos turísticos, entre eles a Cascata Santa Bárbara e o mirante que avista a cascata da Linha Canoa que se destacam entre as tantas belezas naturais do município. Também foram visitadas as agroindústrias de derivados de cana-de-açúcar Cana Pura e de Panificados Santa Bárbara, ambas ofereceram uma deliciosa degustação.
Valorizando a cultura e a gastronomia local, foi realizado almoço na comunidade católica de Sampaio, café colonial e jantar na comunidade católica de Linha Holanda e almoço na sede do camping do Balneário do Angico.
A Administração Municipal parabeniza e agradece aos organizadores pela realização deste bélissimo evento: Secretaria Municipal de Turismo, COMTUR, EMATER-RS/ASCAR e apoio da Brigada Militar.

CONFIRA AS FOTOS AQUI

Programa "Devolve ICMS" 25/10/2021

O Devolve ICMS é uma iniciativa do governo do Estado do RS e visa devolver ICMS para famílias de baixa renda. O programa abrangerá famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com base nos critérios de que recebam o benefício do Bolsa Família ou que cujo titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular.

O programa inicialmente abrange cerca de 432 mil famílias que terão uma devolução de R$ 400,00 por ano, que serão pagas em quatro parcelas anuais de R$ 100,00.

A iniciativa tem o intuito de garantir uma maior justiça tributária, pois em relação à sua renda as famílias mais pobres pagam, proporcionalmente, mais impostos.

A medida também incentiva a cidadania fiscal, porque quanto mais notas fiscais são emitidas, mais cresce a arrecadação do Estado.

SAIBA MAIS

Página 4 de 69


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!