quarta-feira, 24 de abril de 2024
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Moção de Apoio a PEC 383/2017 08/11/2023

Na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de ontem, dia 07/11, os vereadores apresentaram ao Secretário da Assistência Social Adriano Ludovig, a  aprovação de uma Moção de Apoio a PEC 383/2017, que altera a Constituição Federal para garantir recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que será devidamente encaminhada pelo poder Legislativo.

Mobilização em Defesa do SUAS 07/11/2023

Dia 08 de novembro de 2023, será o Dia de Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social. Neste dia, os municípios gaúchos vão estar unidos pela aprovação da PEC 383/2017, na vinculação de 1% da receita líquida do governo federal para o financiamento dos serviçosprogramas e projetos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Esta ação visa fortalecer a rede de assistência social nos municípios gaúchos.
 

Programa de Saúde Preventiva do Senar 03/11/2023

Serão diversas atividades destinadas para adultos, adolescentes e crianças. Participe!

Formatura Proerd 01/11/2023

A Brigada Militar de Toropi, juntamente com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação, realizaram na manhã do dia 01 de novembro a Formatura do Proerd na rede municipal de ensino do Município de Toropi. O evento aconteceu no Centro Cultural do Município onde foram formados 31 alunos oriundos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Toropi e Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pulgati. O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência ( Proerd ) pelo segundo ano contemplou 100% dos alunos do 5º ano do município.

Foram ministradas 10 aulas ao decorrer do semestre onde os alunos tiveram contato com o programa, visando trazer o conhecimento das consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas, bullying, aprenderam os modelos de tomada de decisão para ter uma posição perante a sociedade buscando o bem estar e viver em harmonia na sociedade.

A cerimônia contou com a presença do mascote do Proerd - O Leão, que alegrou o evento, contagiando os formandos, pais e responsáveis e comunidade presente. Na oportunidade foram entregues 03 tablets e medalhas aos alunos destaques e garrafas personalizadas aos alunos por sua participação no programa.

Conforme o Instrutor e Comandante do Grupamento Policial Militar de Toropi - Sgt Cristian Roni, a integração entre Polícia, Escola e Família, bases do Proerd edificam a sociedade, desde os anos iniciais são ministradas as aulas trazendo informações e alertando sobre o uso das drogas e o bullying para uma sociedade mais pacífica e harmônica.

Certificação para Professores Municipais 01/11/2023

Foi prorrogado até o dia 10 de novembro de 2023, o prazo de inscrições da Certificação para a função gratificada de diretor e vice-diretor de escola, aos professores municipais efetivos interessados.

EDITAL Nº 02/2023

EDITAL Nº 01/2023

Curso de Introdução a Costura e Transformação de Peças do Vestuário 01/11/2023

De 24 a 27 de outubro aconteceu no pavilhão evangélico de Toropi, o Curso de Introdução a Costura e Transformação de Peças do Vestuário, promovido de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Sindicato Rural de São Pedro do Sul e SENAR/RS.

Durante a realização do curso, as participantes vivenciaram a satisfação pessoal por aprender, criar e produzir, onde tiveram a oportunidade de saber mais sobre a importância econômica da produção, o manejo da máquina de costura e equipamentos necessários à atividade, a classificação e características dos tecidos e linhas além de técnicas de transformação como reformas, ajustes, troca de zíper e bainhas.

Realização da Mateada da Proclamação do Evangelho 01/11/2023

Encerrando com sucesso as comemorações de aniversário do Município de Toropi, no último domingo dia 29 de outubro, a cidade testemunhou um evento de grande significado e relevância para a comunidade local. Sob o título "Mateada da Proclamação do Evangelho" ocorrido na praça central do Município, várias Igrejas se uniram em um ato de fé e comunhão, onde tiveram a oportunidade de compartilhar a mensagem do evangelho enquanto cantavam louvores ao Senhor.

O evento permitiu aos representantes de cada Igreja presente compartilhar a mensagem do evangelho, com manifestações carregadas de amor e fé expondo a boa notícia da salvação através de Jesus Cristo.

Realização do 9º ENCANTO 31/10/2023

Dentro das programações em comemoração ao 27º Ano de Emancipação Político-Administrativa do Município de Toropi, realizou-se no sábado, dia 28 de outubro, o 9º ENCANTO “Encontro da Canção de Toropi”, na sede do CTG Querência de Toropi, pela primeira vez com transmissão ao vivo pela Rádio Nativa FM.

O ENCANTO, é um concurso de apresentações, individuais e/ou coletivas, versando sobre o nativismo e o regionalismo Gaúcho, tem a sua essencialidade na valorização e na promoção da cultura, tendo como finalidade promover o encontro de artistas e amantes da cultura gaúcha, regional e nacional, não devendo ser considerado apenas como um concurso de música, e sim um evento festivo que promove cultura e entretenimento aos moradores de Toropi e região, valorizando a musicalidade do povo gaúcho.

A comissão organizadora agradece o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, a patronagem do CTG Querência de Toropi, a Comissão Avaliadora, a Rádio Nativa FM e principalmente aos artistas que participaram e ao público que se fez presente.

DA PREMIAÇÃO:

GAÚCHA INÉDITA CATEGORIA INFANTO-JUVENIL:

 1º LUGAR: YARLE LEMOS (MÚSICA –DEFINIÇÃO) Letra Arnaldo Farias Koler /Melodia interpretação Yarle Lemos.

2º LUGAR: TAYLON COSTA (MÚSICA – SONHO DE UM GAÚCHO) Letra Taylon Costa /melodia e interpretação Taylon Costa

GAÚCHA CATEGORIA INÉDITA ADULTO:

 1º LUGAR: JOSÉ PEDRO LIMA E CLAUDIO MACHADO (MÚSICA- COMUNHÃO DA PAMPA) Letra José Pedro Lima/melodia e interpretação Pedro lima

2º LUGAR: FERNANDO BAYER (MÚSICA –ALTEIA TUA VOZ) letra Jaime Rosalino e Rodrigo Machado

MELHOR INSTRUMENTISTA

KAUÃ BRAZ

MELHOR INTERPRETE

JOSÉ PEDRO LIMA

CATEGORIA LIVRE:

MÚSICA NÃO INÉDITA CATEGORIA ADULTO:

1º LUGAR: ROBERTO PORTO ALEGRE (MÚSICA-POR UMA FRESTA DA ALMA) Letra Ivo Bairros de Brum e Miguel Marques /interpretação Roberto Porto Alegre

2ºLUGAR: FERNANDO BAYER (MÚSICA –CANTADOR DE CAMPANHA) letra Luiz Marenco

MÚSICA NÃO INEDITA CATEGORIA INFANTO-JUVENIL:

1º LUGAR: TAYLON COSTA (MÚSICA –QUANDO CHEGO NUM RODEIO) letra Baitaca

2º LUGAR: YARLE LEMOS (MÚSICA –GURI) Letra João Batista Machado /Júlio Machado da Silva

DESTAQUE TOROPI CATEGORIA INFANTO-JUVENIL E ADULTO

INFANTO JUVENIL

ISADORA BARROSO CARVALHO

ADULTO

FERNANDO BAYER

Realização da Formatura do Curso Técnico Saúde com Agente 27/10/2023

Nesta quinta-feira, 26, ocorreu a formatura e a entrega de certificados aos concluintes do Curso Técnico do Programa Saúde com Agente.

Com os certificados do Ministério da Saúde, de acordo com suas especificidades de atuação, os agentes serão chamados de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (TACSs) e Técnica em Vigilância em Saúde Pública com ênfase em Endemias (TACEs).

A formação técnica dos ACS e ACE é de grande importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a transformação de práticas de saúde e da própria organização do trabalho, qualificando habilidades e competências. A capacitação visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar e que compatibilizem a formação profissional dos agentes de saúde durante o serviço.

A Administração Municipal parabeniza os profissionais pelo esforço e dedicação, o que certamente culminará em um melhor atendimento às necessidades da população toropiense.

GALERIA DE FOTOS

Audiência Pública LOA 2024 27/10/2023

Edital nº 005/2023

Dispõe sobre a audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024.

O PREFEITO MUNICIPAL DE TOROPI, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento ao disposto no art. 48, parágrafo único, da Lei Complementar nº 101/2000, Decreto Municipal nº 779-05/2008, de 14 de junho de 2005 e demais legislações aplicáveis, CONVOCA às entidades civis organizadas e a população em geral, para AUDIÊNCIA PÚBLICA no dia 31 de outubro de 2023, as 16:00 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Toropi/RS, com objetivo de discutir as prioridades e metas da Administração Pública Municipal, relacionadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024. Toropi, 20 de outubro de 2023. LAURO SCHERER - Prefeito Municipal

 

Feriado Municipal 26/10/2023

-----


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!