quarta-feira, 24 de abril de 2024
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Matrículas e Rematrículas para a Rede Municipal de Ensino - 2024 23/11/2023

As matrículas e rematrículas das crianças em idade escolar para a educação infantil e ensino fundamental na rede municipal de ensino de Toropi para o ano de 2024, devem ser realizadas de 22 de novembro a 22 de dezembro de 2023. As matrículas serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação de Toropi, em horário de expediente, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

- Preenchimento da ficha de matrícula;

- Xerox da certidão de nascimento;

- Xerox do cartão de vacinas.

- Xerox comprovante de inscrição do CPF

- Cartão do SUS

- Comprovante de residência

- RG e CPF do responsável

As rematrículas deverão ser realizadas na própria Escola, mediante preenchimento e assinatura dos responsáveis na ficha do aluno.

As matrículas e rematrículas somente poderão ser realizadas pelo pai/mãe ou responsável pelo aluno.

CONFIRA O EDITAL

Município adquire Veículo para Transporte de Pacientes 22/11/2023

Na manhã desta quarta-feira, 22/11, os senhores Ednilson Umpierre Mussoline, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores e James Dupont, Secretário Municipal da Fazenda, representando do senador Paulo Paim (PT/RS); o Vice-prefeito Vandir Oesterrech e o Vereador Fernando Machado, representando o Deputado Federal Pedro Westphalen (PP/RS), fizeram a entrega oficial ao Prefeito Lauro Scherer e Secretária Municipal de Saúde Jerusa Tasqueto, de uma Unidade Móvel de Saúde, veículo de transporte sanitário eletivo com acessibilidade, equipada com dispositivo de poltrona móvel que facilita muito o acesso ao cadeirante.

Este veículo foi adquirido para renovação da frota, visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, nos deslocamento de pacientes para atendimentos especializados em municípios da região.

A Administração Municipal agradece pela destinação dos recursos e salienta que esta aquisição somente foi possível graças a união de esforços dos parlamentares que sempre demonstraram ter grande compromisso com a comunidade Toropiense.

Lançamento do “Gibizão Geoparque Raízes de Pedra” 21/11/2023

Na última quarta-feira, dia 15 de novembro, a assessora de Turismo Dilnéia Wagner esteve com os demais representantes do território Geoparque Raízes de Pedra na 69ª Feira do Livro em Porto Alegre onde aconteceu o Lançamento do “Gibizão Geoparque Raízes de Pedra”.
O Gibizão faz parte da divulgação do projeto Geoparque Raízes de Pedra, trazendo uma turminha muito especial que apresenta os oito municípios que fazem parte do território. Eles vivem algumas aventuras, contadas de uma forma lúdica com história em quadrinhos, levando visibilidade do tema e conhecimento para toda a comunidade, desde crianças, jovens e adultos.
O Município de Toropi é representado pelo carismático e ágil “Tatupi”.
O Gibizão será distribuído nas escolas do território Geoparque Raízes de Pedra e também poderá ser adquirido através da Editora Gaúcha.
Essa obra é uma criação da Editora Gaúcha, e é um dos materiais formativos criados para a conquista do selo de reconhecimento como um Geoparque UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura.
Segundo a UNESCO, um geoparque tem um território de limites bem definidos, com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos (geosítios – lugares com singularidades geológicas, paleontológicas e características únicas de raridade e beleza, apresentando então relevância científica, didática e turística). Pode possuir não somente significado geológico, mas também ecológico, arquitetônico, histórico e cultural.
Um Geoparque busca a preservação e utilização de ações para gerar o desenvolvimento sustentável numa região. Essa união, pode se dar através do geoturismo, da criação de produtos locais, gastronomia, do artesanato e de todas as formas de atividades que visem a conservação do patrimônio geológico-geomorfológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fosséis animais, minerais e vegetais, relacionados ao contexto cultural.
São muitas as vantagens para os municípios envolvidos com a criação de um geoparque, como: desenvolvimento de ações de educação ambiental na melhoria da qualidade de vida; atração de novos turistas, fortalecimento do comércio, da rede hoteleira e de restaurantes; incentivo ao artesanato e valorização dos produtos locias; incentivo à produção de alimentos orgânicos e fortalecimento da agricultura familiar; implementação efetiva da agenda 2030; preservação da geodiversidade e biodiversidade, através de pesquisas científicas, proporcionando o desenvolvimento socioeconômico local.

Toropi Participa da 35ª Edição do FESTURIS 17/11/2023

Toropi esteve presente e participou mais uma vez da maior Feira de Negócios de Turismo da América Latina.
A 35ª edição do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, com o tema “Capital Humano: chave da transformação” aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro no Serra Park em Gramado/RS.
A assessora de Turismo Dilnéia Wagner esteve presente no estande da AMCENTRO, onde foi disponibilizado informações e distribuído sacolas personalizadas da Associação que reuniu material promocional dos municípios associados, entre eles Toropi, sendo uma ferramenta de divulgação dos municípios da Região Central, Quarta Colônia e Vale do Jaguari.
Também se fez presente no estande da SETUR – Secretaria Estadual de Turismo, onde foi recebido o Vice-Governador Gabriel Souza, e na oportunidade apresentado o flyer da Expedição Origens.
Durante o evento foi realizado o lançamento oficial do Roteiro Expedição Origens, que contou com a presença do Secretário em exercício de Turismo Luiz Fernando Rodriguez Júnior e da sua equipe da SETUR.
Na ocasião houve mostra da música missioneira com Marcos Fabrício de Bossoroca, presença das benzedeiras e da artesã Dalva de São Miguel das Missões, do Diretor do Museu Fragmentos do Tempo Eron Haesbaert de Mata, os ciclistas de São Francisco de Assis, secretários e dirigentes de turismo e degustação da deliciosa culinária e dos maravilhosos produtos gastronômicos dos municípios que fazem parte do roteiro.
O município de Toropi participou distribuindo o suco de morango com caldo de cana-de-açúcar, rapadura de melado da Agroindústria Cana Pura, e suco de pêssego e schmier de pêssego da Cantina Rossi e Scholz.
O roteiro Expedição Origens, é um roteiro turístico diferenciado que vai de São Pedro do Sul até São Miguel das Missões, passa por diversos municípios, entre eles Toropi, e permite viver experiências incríveis através da paleontologia, gastronomia, cultura, etnias, religiosidade e todas as belezas naturais de cada lugar.
Para Toropi foi um privilégio participar do evento e fazer parte do roteiro, pois é uma oportunidade de divulgar e fomentar o turismo do município.

Atenção Candidato! Confira seu Local e Horário de Prova! 17/11/2023

 

?? ATENÇÃO CANDIDATO! CONFIRA SEU LOCAL E HORÁRIO DE PROVA! ?? 

As provas do concurso público serão realizadas NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AFONSO MAURER em TOROPI e na ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA TITO FERRARI em SÃO PEDRO DO SUL.
No dia 19 de novembro de 2023, domingo, acontece a aplicação das provas seletivas teórico-objetivas, do concurso público para preenchimento das vagas existentes e cadastro reserva no quadro funcional permanente do Município de Toropi, com a coordenação técnico-administrativa do Instituto Consulpam – Consultoria Público- Privada.
Devido ao grande número de inscritos, as provas do concurso público serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer em Toropi e na Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari em São Pedro do Sul, conforme previsão em Edital do Concurso Público 001/2023.
Os horários e locais de provas estão sendo divulgados pela empresa responsável pelo concurso, sendo de responsabilidade do candidato consultar onde será o seu local de prova e horário de realização, acessando sua área de inscrição no site https://www.consulpam.com.br/

Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR-23) 17/11/2023

No período de 1º DEZ/23 a 31 JAN/24 será realizado o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). A Junta de Serviço Militar (JSM) é um dos locais onde o reservista do Exército Brasileiro poderá se apresentar.

SAIBA MAIS

EXARNET

Grupo de Mulheres 16/11/2023

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a realização dos próximos encontros dos Grupos de Mulheres. Os grupos visam a interação entre a comunidade e os profissionais, sendo um momento para discussão de temas importantes e promovendo conhecimento para todos.

Os encontros serão no turno da tarde, com início ás 13h30min. Confira as datas e localidades!
22/11 - Linha Tamboretã 
22/11 - Toropi mirim 
29/11 - Sampaio 
29/11- Passo do Galvão 

 

Realização da Parada e Mateada da Saúde 14/11/2023

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, SENAR e Emater, realizou na última sexta-feira, dia 10 de novembro, a Parada e Mateada da Saúde. 
As atividades iniciaram com a abertura, onde foi ressaltada a importância da prevenção da saúde de toda a população. O evento teve 12 horas de duração e contou com a presença de mais de 450 pessoas e o envolvimento de mais de 20 profissionais e 10 expositores.
Foram realizadas coletas de sangue, exames de sorologia, aferição de pressão arterial, glicemia, oficinas com Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeutas, palestras sobre saúde da mulher rural, palestra sobre saúde dos adolescentes, corte de cabelo, orientações sobre benefícios sociais, brinquedos infláveis para as crianças e distribuição de lanches para alunos em idade escolar e pacientes que realizaram coletas de sangue. Simultaneamente houve feira de artesanato e das agroindústrias locais.
A chuva participou do evento, fazendo com que o mesmo fosse concluído no ginásio Municipal, com a roda de conversa do Abraço Rosa, da cidade de São Pedro do Sul, AAPECAN de Santa Maria e para finalizar um show musical.
A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos os parceiros, aos servidores envolvidos e principalmente a população que além de prestigiar e participar do evento, cuidou da sua saúde neste dia.

Encontro Mensal Hiperdia 13/11/2023

Encontro mensal de Hipertensos e Diabéticos - Hiperdia

?? Data: 24/11/2023

?? Local: Centro Cultural

?? Horário: 14h

Momento de fé com o pastor Emerson Ricardo Mello, após palestra com a temática "Cuidados com a Alimentação"

Palestrante: Nutricionista Rosiane

Final do Campeonato Municipal de Bochas 13/11/2023

Foi realizada na última sexta-feira, dia 10/11, a grande final do Campeonato Municipal de Bochas 2023.

O jogo de decisão aconteceu na cancha de bochas de Linha Tamboretã, onde disputaram o 1º e 2º lugar, Tamboretã e Toropi.

Confira a Classificação Final:

1º Lugar: Toropi

2º Lugar: Tamboretã

3º Lugar: Sede do Angico A

4º Lugar: Sede do Angico B

Foram entregues troféus e medalhas às equipes.

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, através do Departamento de Esportes, agradece a participação de todas as equipes, ao público que se fez presente e a todos que colaboraram para que o campeonato tenha sido realizado com sucesso.

Realização de Concurso Público 10/11/2023

No dia 19 de novembro de 2023, domingo, acontece a aplicação das provas seletivas teórico-objetivas, do concurso público para preenchimento das vagas existentes e cadastro reserva no quadro funcional permanente do Município de Toropi, com a coordenação técnico-administrativa do Instituto Consulpam – Consultoria Público- Privada.

Devido ao grande número de inscritos, as provas do concurso público serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer em Toropi e na Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari em São Pedro do Sul, conforme previsão em Edital do Concurso Público 001/2023.

Os horários e locais de provas serão divulgados pela empresa responsável pela realização do concurso em até 05 dias antes da realização das provas, sendo de responsabilidade do candidato consultar onde será o seu local de prova e horário de realização, acessando sua área de inscrição no site www.consulpam.com.br

Senador Paulo Paim destina recurso para Toropi 08/11/2023

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, através da indicação do Senador Paulo Paim - PT/RS, destinou recursos no valor de R$500.000,00 (Quinhentos mil reais), para construção do CRAS em Toropi.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada das famílias para a Política de Assistência Social, para garantir acesso aos direitos sociais das famílias e/ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

Página 6 de 110


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!