domingo, 24 de agosto de 2025
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Notícias


Elaboração do Plano Municipal de Turismo 06/05/2025

Nos dias 24, 28 e 29 de abril aconteceu a palestra online e encontros presenciais no Centro Cultural, para elaboração do Plano Municipal de Turismo de Toropi.

A elaboração do Plano Municipal de Turismo faz parte do projeto de desenvolvimento de uma estratégia de posicionamento e turistificação conjunta dos municípios de Capão do Cipó, Itacurubi, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Toropi e Unistalda, que iniciou em 2024, em uma parceria do Sicredi, Sebrae, Iffar, Consórcio Caminho das Origens e Geoparque Raízes de Pedra.

O projeto começou com um diagnóstico da região e de cada município, através da metodologia do Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos (IPM) denominado Radar Turístico.

Após esse diagnóstico, foram elencados os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, com orientações das ações para o fortalecimento do turismo do município.

Na sequência foi feita uma pesquisa junto aos turistas para identificar a percepção e o nível de conhecimento da região.

Foram então realizados dois Workshops com as comunidades, o poder público, organizadores de eventos, turismólogos, empresários de todos os municípios, para que, à partir das informações levantadas, fossem construídas ideias de ações, projetos, eventos, missão, visão, slogan da região. Também foi realizado um workshop com profissionais da indústria criativa da região de Porto Alegre, para trazer uma visão externa e propor ações e projetos para desenvolvimento do turismo na região.

Todo esse material e essa construção coletiva resultou na proposta de posicionamento da região, através dos eixos estruturantes, indicando projetos estratégicos para fazer a região aparecer e disputar os turistas com as demais regiões do país.

Para o Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Carlos Henrique Karsten Júnior o projeto propõe a união de forças, recursos e ações para que os turistas do Brasil passem a considerar a região ao programar suas férias, trazendo renda e desenvolvimento para os empreendedores da região.

Com esse estudo, a fase agora é a disseminação e a construção dos Planos Municipais de Turismo, levando em conta também a nova Lei Geral do Turismo, o turismo pós-enchente, e a nova forma de classificação dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.

Além disso, os empreendedores envolvidos no turismo, serão atendidos com uma assessoria do Sebrae, para aumentar o faturamento e competividade, tendo acesso a uma ferramenta de Inteligência Artificial para montar um plano de desenvolvimento integrado, com subsídios diferenciados na contratação de consultoria gerenciais e de inovação.

Roséli Azi Nascimento, Bióloga / Turismóloga Provisionada e Consultora Sebrae/RS explica que o Plano Municipal de Turismo (PMT) é uma importante ferramenta de planejamento que tem por objetivo orientar o crescimento desse setor nos municípios. É um instrumento técnico de gestão e que auxilia muito na condução de decisões das políticas públicas em Turismo e nas decisões de apoio ao setor privado. Dessa forma, em Toropi, o PMT poderá auxiliar de forma significativa, todos os envolvidos nessa importante cadeia produtiva que são os representantes do poder público, do poder legislativo e do poder privado, incluindo comerciantes em geral/ACIT, agricultores, artesãos, instituições parceiras como SEBRAE, SENAR, EMATER, SICREDI, Brigada Militar, etc.

O PMT tem como principal objetivo definir as ações para o desenvolvimento do turismo local através da elaboração de ações a curto, médio e longo prazos, além de fomentar o desenvolvimento da atividade turística, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, o ambiente natural, a cultura e a sociedade como um todo, Desta forma, desejo que a comunidade de Toropi se fortaleça com a realização das importantes ações que foram planejadas para esse Plano. Parabenizo a todos que se envolveram e que virão a se envolver nessa proposta! 

Os encontros para a construção do PMT foram muito produtivos, foi elaborado de forma coletiva e contou com a participação ativa de representantes do poder público, da Brigada Militar, da sociedade civil organizada e da comunidade.

A Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente agradece a participação e contribuição de todos que colaboraram na elaboração do PMT.

Realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde 30/04/2025

A 8ª Conferência Municipal de Saúde ocorreu no turno da manhã do dia 29 de abril de 2025 no centro cultural, com o  objetivo de promover a participação social na construção de políticas públicas voltadas para a melhoria do Sistema Único de saúde (SUS), através da criação de propostas para implantação no Plano Municipal de Saúde, onde teve como tema principal "Planejamento e Gestão em Saúde: Prevenção em Foco". 
Foi realizado a explanação dos dados do município frente a atendimentos, medicação e ações preventivas. 
Após, discussão e formulação de propostas posteriormente aprovadas para implantação no Plano Municipal de Saúde. 

Agradecemos a participação de todos!

Convite – Conferência Municipal de Saúde 22/04/2025

A Prefeitura Municipal de Toropi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, convida toda a população para participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 29 de abril de 2025, às 08h, no Centro Cultural.

Com o tema “Planejamento e Gestão em Saúde: Prevenção em Foco”, o evento tem como objetivo promover a participação social na construção de políticas públicas voltadas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município.

Sua presença é muito importante para que juntos possamos construir uma saúde mais justa, participativa e de qualidade para todos.

Contamos com sua participação!

Processo Seletivo para Contratação de Agente Comunitário de Saúde - Microárea 6 08/04/2025

O MUNICÍPIO DE TOROPI TORNA PÚBLICO que realizará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA, para o cargo de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – MICROÁREA 6.

Inscrições de 09 a 17 de abril de 2025.

As inscrições serão presenciais, realizadas no Centro Administrativo Municipal, Rua Fernando Ferrari, 235, na Secretaria de Administração, em dias úteis, no horário das 08h às 12h e das 13h às 16h ou via internet. No dia 17 de abril as inscrições presenciais serão somente no horário das 08h às 12h.

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Chama Crioula 2025 será Distribuída no Município de Toropi 04/04/2025

O Coordenador da 10° Região Tradicionalista, César Vargas, o Diretor de Cavalgadas da Região Guilherme Caburé e os membros da Comissão da Cavalgada Estadual Davi Vernier, Rodrigo Ramos e Leomar Maurer, juntamente com o Coordenador da Cavalgada de Toropi Carlos Renato Maurer, estiveram reunidos no dia 02 de abril, na Prefeitura Municipal de Toropi, para tratar sobre a busca e a distribuição da Chama Crioula Regional, que esse ano será distribuída em Caxias do Sul e conduzida até Toropi a pata de cavalo.
Pela primeira vez o Município de Toropi sediará o evento de distribuição da Chama Crioula para os doze municípios que compõem a 10ª RT. 
O evento será realizado no dia 7 de setembro quando também ocorrerá o desfile cívico e tradicionalista.

Renovação de Frota da Saúde 03/04/2025

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta quarta-feira, 02/04, um veículo chevrolet onix zero km para renovação de frota, garantindo mais conforto, segurança e eficiência no atendimento à população.

Este veículo foi adquirido com recursos oriundos de emenda parlamentar do Senador Luiz Carlos Heinze, que segue comprometido com a melhoria da saúde em nosso município.

Vacinação Contra a Gripe 31/03/2025
A equipe da sala de vacinas do município de Toropi informa que no dia 07 de abril, segunda-feira, iniciará a Estratégia de Vacinação contra a Gripe. A partir desse ano, o Ministério da Saúde, mudou a forma de liberação de doses da vacina, não sendo mais na forma de Campanha.
Uma das novidades a partir deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para:
ESTRATÉGIA ROTINA:
- Crianças maiores de 6 meses a menor de 6 anos ( 5anos 11meses e 29dias)
- Gestantes
- Idosos ( com mais de 60 anos)
Tornando permanente a proteção para esses públicos, ou seja, a vacinação a esses públicos fica disponível ao longo do ano todo.
Para as demais pessoas, será disponibilizada somente para os Grupos Prioritários, mediante comprovação de sua categoria, sendo eles:
- Trabalhadores da saúde
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Professores dos ensinos básico e superior
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
- Trabalhadores dos Correios
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, trazer documento que comprove respectiva doença, como receita médica, carteira de controle de medicação, das seguintes doenças:
- doença respiratória crônica
- doença cardíaca crônica
- doença renal crônica
- doença neurológica crônica
- diabetes
- imunossupressão
- obesidade grave ( imc >40)
- transplantados órgãos sólidos
- portadores de trissomias
OBS: OBRIGATÓRIO TRAZER CARTEIRA DE VACINAS
Toropi Recebe Certificado de Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança 31/03/2025

Na tarde desta sexta-feira, 28/03, o prefeito municipal Vandir Oesterreich, juntamente com a secretária municipal de saúde Jerusa Tasqueto e a chefe do posto de saúde Liziane Ludtke Schmitt, participaram da solenidade de entrega da certificação da Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança, que aconteceu em Restinga Sêca-RS. Na oportunidade, foram certificadas 22 equipes de municípios da 4ª Coordenaria Regional, que tem sede em Santa Maria. 

O reconhecimento faz parte do programa Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS). A obtenção do certificado atesta o alcance das equipes referentes às metas, que tiveram foco na qualificação do atendimento ao puerpério e no recém-nascido. O objetivo é reduzir a razão de mortalidade materna, com a oferta de um cuidado de qualidade desde o planejamento reprodutivo até o cuidado no puerpério.  

Fica o agradecimento de forma especial à equipe municipal da saúde, que desenvolve um trabalho fundamental para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da comunidade.

Atenção! 31/03/2025

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Processo Seletivo para Contratação de Instrutor de Oficina de Língua Inglesa 25/03/2025

O MUNICÍPIO DE TOROPI TORNA PÚBLICO que realizará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA, para a função de INSTRUTOR DE OFICINA DE LINGUA INGLESA. Inscrições de 26 de março a 04 de abril de 2025. As inscrições serão presenciais, realizadas no Centro Administrativo Municipal, Rua Fernando Ferrari, 235, na Secretaria de Administração, em dias úteis, no horário das 09h às 12h e das 13h às 16h ou via internet no link https://toropi.rs.gov.br/transparencia/processos-seletivos/detalhes/31/2025

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Lei Municipal Concede Anistia Parcial da Multa e Juros 24/03/2025
Com o objetivo de recuperar créditos tributários, foi  editada uma lei municipal que concede temporariamente anistia parcial da multa e juros a contribuintes inadimplentes com a Fazenda Municipal.
Este programa visa ainda regularizar a situação de diversos contribuintes que estão inadimplentes e desta forma, poderão renegociar seus débitos dentro de suas possibilidades financeiras.
A anistia abrange todos os créditos vencidos até 31 de dezembro de 2024, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados e a ajuizar, inclusive aqueles, objeto de acordo de parcelamento anterior, em andamento e/ou não cumprido pelo contribuinte.
Os contribuintes interessados em usufruir do benefício da anistia, devem procurar o setor de arrecadação da prefeitura municipal até o dia 27 de junho de 2025.
 
2ª Caiacada Ecológica de Toropi 19/03/2025

Definida nova data para realização da 2° Caiacada Ecológica de Toropi !

Dias 30, 31 de maio e 1 de junho de 2025

Programação:

30/05 - Sexta-feira
7h: Recepção dos caiaqueiros no Camping Restaurante Bar Recanto dos Amigos no Balneário do Angico; 
8h e 11h: Saídas do Balneário do Angico até o local da largada da Caiacada;
14h: Saída da Caiacada. Serão percorridos durante à tarde 10km;
Pernoite em acampamento de propriedade particular, jantar por conta de cada caiaqueiro;

31/05 - Sábado
8h: Saída da Caiacada com percurso de 16km. Ao meio dia haverá um delicioso almoço com churrasco, pão, salada e suco de morango com caldo de cana;
14h: Saída da Caiacada para os 9km finais;
20h: Jantar de confraternização e animação musical no Camping Restaurante Bar Recanto dos Amigos com entrega de medalhas, sorteio de brindes e do caiaque CAIMAN 100 entre os inscritos e participantes da Caiacada;
Cardápio: Galeto, arroz, pão, cuca, salada verde e maionese;
Pernoite no Camping Restaurante Bar Recanto dos Amigos;
 
1/06 - Domingo
7h: Café da manhã;

Durante o evento haverá soltura de alevinos e plantio de mudas nativas.
É obrigatório o uso de colete salva-vidas.
Não haverá barco de apoio durante a Caiacada. 
            
Na sexta-feira haverá almoço por adesão no Camping Restaurante Bar Recanto dos Amigos, e churrasqueiras coletivas no local da largada da Caiacada.
Valor do almoço no sábado para acompanhantes ou familiares R$ 30,00.
Valor do jantar no sábado para acompanhantes ou familiares R$ 35,00.
Valor do café da manhã no domingo para acompanhantes e familiares R$ 15,00.

INSCRIÇÃO:
R$ 120,00: Os primeiros cem inscritos receberão uma camiseta do evento.
Crianças até 12 anos a inscrição é free.      

(OBS: Inscrição com direito a camiseta somente até o dia 5 de maio).

Serão vendidas camisetas avulsas do evento SOMENTE POR ENCOMENDA até o dia 5 de maio no valor de R$ 50,00. 

Inclui no valor da inscrição:
- Adesivo do evento;
- Camiseta do evento (para os primeiros cem inscritos);
- Deslocamento e transporte do Camping Restaurante Bar Recanto dos Amigos no dia 14 de março até o local da largada da Caiacada para os caiaqueiros e os caiaques;                                            
- Área para acampamento na sexta-feira à noite;
- Uma reposição de gelo no sábado pela manhã;
- Almoço no sábado;
- Jantar no sábado;
- Pernoite no Camping Restaurante Bar Recanto dos Amigos no sábado à noite;
- Café da manhã no domingo;

Inscrição via Pix:
Chave Pix / CPF: 02241957003 (Luísa Streppel)
Envio do comprovante do pagamento para: (55) 981043913

Maiores informações: Diego (55) 981151635

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