domingo, 04 de dezembro de 2022
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Formatura Proerd 31/10/2022

Na manhã do dia 27 de Outubro, a Brigada Militar de Toropi juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, realizaram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, de 26 alunos das turmas de 5º ano das escolas da rede municipal, totalizando 100% das crianças atendidas. A cerimônia contou com a presença do Comandante do Grupamento e Instrutor Proerd, Sgt Cristian Roni, Prefeito Lauro Scherer, Vereadores, Secretários Municipais, dentre outras autoridades, além dos pais dos alunos e a comunidade. A realização do programa teve o apoio especial da Secretária de Educação Noerci Perez Flores, das Diretoras das Escolas Municipais Ana Marcia Beilke e Marta Wouters Novak e das professoras Cassia Rauber e Barbara Steinhaus que participaram ativamente, reforçando a parceria em prol da comunidade toropiense na formação de cidadãos voltados ao bem da comunidade com as lições que foram apresentadas no programa. Após a cerimônia foi oferecido um coquetel aos participantes, distribuição de prêmios e medalhas aos alunos que apresentaram as melhores redações ao final das aulas.

O Proerd no Brasil é organizado pela Câmara Técnica Nacional, vinculado ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais e tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado (policial instrutor Proerd), professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha. A Brigada Militar desenvolve o Proerd desde 1998, com base no programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983. O Proerd fundamenta-se em estratégias preventivas para reforçar fatores de proteção relacionados à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência de jovens ao uso de drogas, um dos maiores problemas sociais da atualidade, uma vez que a maioria dos crimes tem relação direta ou indireta com a exploração e o uso de entorpecentes. São aplicados currículos com técnicas pedagógicas e materiais didáticos específicos, definidos pela Coordenação Estadual, que segue normas da Câmara Técnica Nacional do Proerd.

Dia do Servidor Público - 28 de Outubro 27/10/2022

Neste dia a Administração Municipal de Toropi renova sua gratidão e respeito a todos os servidores públicos, que exercem com dignidade e responsabilidade sua profissão.

Vacinação Contra COVID 27/10/2022

Confira o esquema de vacinação contra COVID

Irriga+ RS  - Cisternas 27/10/2022

O município de Toropi foi contemplado com 03 (três) cisternas de 60.000 litros cada, incluindo escavação, membrana e cobertura, no valor de R$ 21.066.07 por unidade, através do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga+RS – Cisternas.

Os recursos serão repassados para Prefeitura que irá firmar convênio com o Estado para obtenção dos recursos. As propriedades beneficiadas devem ser aprovadas pelo Conselho Municipal da Agricultura, possuir projetos elaborados pela EMATER/RS – ASCAR e ter como principais atividades econômicas a produção de leite, criação de aves, suínos e produção de hortifrutigranjeiros.

Os interessados deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de no mínimo 100m². Caso seja contemplado, o beneficiário terá que adquirir e instalar os sistemas de calhas e dutos  para direcionar a água do telhado até a cisterna.

Prazo e Local de Inscrição: Até 01/11/2022 (terça-feira), no Escritório Municipal da Emater ou na Secretaria Municipal de Agricultura

Documentação necessária para inscrição:

- RG e CPF do beneficiário e cônjuge;

- Certidão de casamento ou união estável (caso o projeto esteja em nome de um dos cônjuges e o imóvel no nome do outro);

- DAP e extrato da DAP;

- Documento do imóvel (validade 2 anos);

Informações: 3276 7121 ou  98105-0440

Realização do Encontro das Agroindústrias e Artesãos 25/10/2022

No sábado, dia 22 de outubro, em comemoração ao aniversário do município de Toropi, aconteceu na praça municipal o Encontro das Agroindústrias e dos Artesãos, com a comemoração dos 15 anos da Agroindústria Cana Pura, que na oportunidade divulgou o nome que a partir de agora será utilizado na propriedade: “Sítio Sabores da Montanha”.

Conforme Hígor Wouters Moraes, um dos proprietários da agroindústria, com o atual projeto de desenvolver o turismo rural na propriedade, surgiu à ideia de dar um nome criativo para divulgar a mesma, um nome que fosse fácil das pessoas associarem ao serviço que será ofertado. “O nome Sítio Sabores da Montanha foi escolhido porque pretendemos oferecer aos turistas um café feito em sua maioria, com produtos que são produzidos na propriedade, que está situada em uma montanha que oferece uma vista privilegiada, então decidimos que o nome mais apropriado seria este.”

O programa de rádio “Sábado é o Dia”, com o apresentador Cláudio Metz, foi transmitido ao vivo da praça, houve participações de artistas locais e da região, distribuição da erva mate Mais Verde e vários brindes que foram disponibilizados pelas agroindústrias e artesãos.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, juntamente com a Emater agradece a participação de todos os envolvidos no evento.

Final do Campeonato SESC de Futsal em Toropi  - 2022 24/10/2022
Na sexta-feira, dia 21/10, aconteceu a final do CAMPEONATO SESC DE FUTSAL EM TOROPI-2022, nas categorias Infantil (2006), Livre e Veterano (1987), promovido e organizado pela Prefeitura Municipal de Toropi, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Departamento de Esporte e Serviço Social do Comércio – SESC. A abertura dos jogos foi com as equipes femininas de futsal "Gurias de Ouro" (Toropi) e "Damas da Bola" (São Pedro do Sul)
Confira os resultados:
Sub 16:
Campeão: Real Toropi
Vice Campeão: Racing Toropi
Equipe Disciplina: Real Toropi
Goleiro Menos Vazado: Romario – Real Toropi
Artilheiro: Daniel Damitz – Real Toropi
Livre:
Campeão: Baile de Munich
Vice Campeão: Zenit
3 lugar: Racing Toropi
Equipe Disciplina: Imobiliária JCedro
Goleiro Menos Vazado: Equipe Zenit
Artilheiro: Rudinei Prunzel – Equipe Zenit
Veterano:
Campeão: Bar dos Amigos
Vice Campeão: Dom Bigode
3° lugar: Resenha
Equipe Disciplina: Tamboretã Futsal
Goleiro Menos Vazado: Equipe Bar dos Amigos
Artilheiro: Thales Rosalino – Dom Bigode
 
Vacinação Contra HPV 24/10/2022

Com o objetivo de reforçar a vacinação contra o HPV, a Secretaria Municipal de Saúde de Toropi realizará de 24 a 27 de outubro a Semana de Intensificação para Vacinação Contra o HPV, para meninas e meninos de 09 a 14 anos, que não tenham feito nenhuma dose da vacina ou que estejam com a segunda dose atrasada. Será na sala de vacinas do posto de saúde, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:30.

Formatura Proerd 24/10/2022

____

Oficina da Pessoa Idosa. Participe! 21/10/2022

Parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Processo Seletivo para Contratação de Professores 17/10/2022

O MUNICÍPIO DE TOROPI TORNA PÚBLICO que realizará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA, para o cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA e para o cargo de EDUCADOR ESPECIAL.

Inscrições de 17 de outubro de 2022 a 24 de outubro de 2022.

As inscrições presenciais serão realizadas no Centro Administrativo Municipal, Rua Fernando Ferrari, 235, na Secretaria de Administração, em dias úteis, no horário das 08 às 12 horas e das 13 horas às 16 horas, ou via internet no link https://toropi.rs.gov.br/transparencia/processos-seletivos/detalhes/28/2022.

CONFIRA O EDITAL

Encontro das Agroindústrias de Toropi 17/10/2022

No próximo sábado, dia 22 de outubro, das 8h30min às 12h, acontecerá na Praça Municipal o Encontro das Agroindústria de Toropi com a comemoração dos 15 anos da Agroindústria Cana Pura.

O programa de rádio “Sábado é o Dia” será transmitido ao vivo da Praça, onde haverá comercialização de produtos coloniais e artesanatos, distribuição da erva mate Mais Verde e água quente no chimarródromo.

Segundo Higor Wouters Moraes, um dos proprietários da agroindústria Cana Puna, a ideia de deixar a atividade do tabaco e migrar para uma atividade que até então era vista somente em programas de TV, surgiu após a família chegar à conclusão que tal cultura não estava mais sendo viável na propriedade. Foi nesse contexto que teve início a Agroindústria Cana Pura, que por ser pioneira na região, demandou muito esforço e dedicação da família para conseguir tornar este sonho uma realidade.

Com o passar dos anos, a agroindústria que um dia foi apenas sonho, está comemorando seus quinze anos de trabalho, e a família que nunca deixou de lado seu espírito empreendedor, agora está abrindo as porteiras da propriedade para um novo negócio, que é o turismo rural. Com esse novo ciclo que se inicia também vem novidades por aí, e uma delas é o nome comercial para a propriedade, que a família vai revelar durante o evento.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, juntamente com a Emater e as Agroindústrias convidam a todos para participarem e prestigiarem esse evento.

Página 2 de 88


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!