Na noite de terça-feira, dia 29 de novembro, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Toropi, o Projeto de Lei Legislativo nº 004/2022 que instituiu o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) nas escolas Municipais.
O Projeto é de autoria do Vereador Fernando Machado, que em parceria com o Comandante do Grupamento Policial Militar de Toropi e Instrutor do Proerd, Sargento Cristian Roni, após análise técnica junto a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, elaboraram o projeto para regular e dar melhor amparo técnico e suporte lúdico pedagógico ao Proerd, instituindo-o na rede municipal de ensino.
O objetivo desta Lei é levar ao conhecimento dos alunos da rede escolar os problemas causados pelo uso indevido de entorpecentes; como tratar a questão e dialogar sobre formas de combater o uso indevido de drogas.
A iniciativa também tem como objetivo orientar os alunos que em breve serão os homens e mulheres do futuro, para que não se tornem dependentes químicos, causando sérios prejuízos não só pra sua formação profissional, como na convivência em sociedade.
O Proerd fundamenta-se em estratégias preventivas para reforçar fatores de proteção relacionados à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência de jovens ao uso de drogas, um dos maiores problemas sociais da atualidade, uma vez que a maioria dos crimes tem relação direta ou indireta com a exploração e o uso de entorpecentes.
25/11/2022
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Toropi convida para a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá no dia 09 de dezembro de 2022, com início às 08h, no Centro Cultural.
Tem por objetivo avaliar as políticas e ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes nas mais diversas áreas, constituindo-se em um importante espaço de participação popular, capaz não só de oportunizar a contribuição da sociedade nesse importante debate, mas também de articular a formulação e construção dessas políticas.
Na Conferência será debatido sobre o Documento Base da XII CNDCA e, a partir das perguntas geradoras do Roteiro Base, serão formuladas propostas e encaminhadas para debate na Conferência Estadual e também serão eleitos delegados e delegadas para a Conferência Estadual, de acordo com o número estabelecido pela Comissão Organizadora Estadual.
As propostas serão formuladas, conforme o Documento Base da XII CNDCA, a partir de perguntas geradoras, que nortearão o debate e contribuirão com a definição de ações e estratégias futuras voltadas ao enfrentamento dos desafios apresentados nos cinco eixos temáticos e no tema central da XII CNDCA.
EIXOS TEMÁTICOS:
1. Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
2. Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
3. Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
4. Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
5. Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.
23/11/2022
Conforme decreto municipal nº 3169-21/2024, o horário de expediente nas repartições públicas do Município de Toropi nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol pela Copa do Mundo, excetuado o plantão do posto de saúde e serviço de ambulância, será o seguinte:
Dia 24/11(quinta-feira) e dia dia 02/12(sexta-feira)
– No Centro Administrativo Municipal, Centro Cultural, Secretaria da Agricultura (administrativo), Escolas Municipais e Posto de Saúde: das 08h às 12h e das 13h às 15h;
– No Parque de Máquinas das 07h às 13h.
– Transporte Escolar: até às 16h.
Dia 28/11(segunda-feira)
O expediente será normal para todos os servidores, permitida a transmissão do jogo em todas as repartições públicas.
22/11/2022
As matrículas e rematrículas das crianças em idade escolar para a educação infantil e ensino fundamental na rede municipal de ensino de Toropi para o ano de 2023, devem ser realizadas de 22 de novembro a 20 de dezembro de 2022. As matrículas serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação de Toropi, em horário de expediente, mediante a apresentação dos seguintes documentos:
- Preenchimento da ficha de matrícula;
- Xerox da certidão de nascimento;
- Xerox do cartão de vacinas.
- Xerox comprovante de inscrição do CPF
- Cartão do SUS
- Comprovante de residência
- RG e CPF do responsável
As rematrículas deverão ser realizadas na própria Escola, mediante preenchimento e assinatura dos responsáveis na ficha do aluno.
As matrículas e rematrículas somente poderão ser realizadas pelo pai/mãe ou responsável pelo aluno.
18/11/2022
Foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro o 3º Módulo da Capacitação do Programa de Turismo Rural “A Acolhida no Meio Rural”, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ministrado pela instrutora Mirele Milani.
O primeiro dia contou com atividades teóricas nos turnos da manhã e tarde, já no segundo e terceiro dia, a turma realizou uma oficina para confecção de placas para as suas propriedades e também para os demais atrativos turísticos do município.
O 4º módulo está agendado para o próximo ano.
16/11/2022
O governo do Estado começa a executar o programa SOS Estiagem para o segundo grupo de beneficiários a partir desta quarta-feira (16/11).
Quem tem direito: Agricultores familiares com declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa em 1º de fevereiro de 2022 e renda bruta anual de até R$ 100 mil e ser residente rural em um dos 416 municípios com situação de emergência ou calamidade pública homologada entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022, decorrente da estiagem.
Quanto: R$ 1 mil por família
Onde sacar: Qualquer agência do Banrisul
Quando: Conforme cronograma de pagamento
Prazo: Até 80 dias para saque
No Município de Toropi são 295 agricultores contemplados. Para consultar basta acessar o site https://www.rs.gov.br/sosestiagem-grupo2 e informar o CPF.
11/11/2022
Nos dias 04 e 05 de novembro, o Município de Toropi participou da 34ª edição da Feira Internacional de Turismo - FESTURIS 2022, que aconteceu em Gramado/RS.
A representante do Conselho Municipal de Turismo, Dilnéia Wagner, esteve presente no estande da Associação dos Municípios da Região Central do Estado – AMCENTRO, onde foi disponibilizado informações e distribuido sacolas personalizadas da Associação que reuniu material promocional dos municípios associados, entre eles Toropi, sendo uma ferramenta de divulgação dos municípios da Região Central e Vale do Jaguari.
Na oportunidade foi distribuído o guia turistico com a apresentação dos principais atrativos turísticos do Município de Toropi.
O Festuris Gramado nasceu há mais de três décadas com a missão de conectar marcas, destinos e pessoas para contribuir no desenvolvimento do Turismo. De acordo com a organização do evento, em 34 anos de história, essa edição foi a maior de todas.
Para Toropi foi um privilégio participar e ter tido a oportunidade de divulgar o Município.
31/10/2022
O Município de Toropi, na pessoa do prefeito Lauro Scherer, recebeu do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, o Selo “Município Amigo da Vacina”, pela atuação da gestão pública municipal na cobertura vacinal infantojuvenil, em reconhecimento ao trabalho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, pelo esforço e empenho dedicado à população local na imunização de crianças e adolescentes contra a Poliomielite e Covid-19.
O selo foi destinado aos Municípios gaúchos que atingiram a meta preconizada principalmente na campanha de imunização contra a Poliomielite, que é de 95% de crianças menores de 5 anos de idade vacinadas contra a doença.
Na manhã do dia 27 de Outubro, a Brigada Militar de Toropi juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, realizaram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, de 26 alunos das turmas de 5º ano das escolas da rede municipal, totalizando 100% das crianças atendidas. A cerimônia contou com a presença do Comandante do Grupamento e Instrutor Proerd, Sgt Cristian Roni, Prefeito Lauro Scherer, Vereadores, Secretários Municipais, dentre outras autoridades, além dos pais dos alunos e a comunidade. A realização do programa teve o apoio especial da Secretária de Educação Noerci Perez Flores, das Diretoras das Escolas Municipais Ana Marcia Beilke e Marta Wouters Novak e das professoras Cassia Rauber e Barbara Steinhaus que participaram ativamente, reforçando a parceria em prol da comunidade toropiense na formação de cidadãos voltados ao bem da comunidade com as lições que foram apresentadas no programa. Após a cerimônia foi oferecido um coquetel aos participantes, distribuição de prêmios e medalhas aos alunos que apresentaram as melhores redações ao final das aulas.
O Proerd no Brasil é organizado pela Câmara Técnica Nacional, vinculado ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais e tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado (policial instrutor Proerd), professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha. A Brigada Militar desenvolve o Proerd desde 1998, com base no programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983. O Proerd fundamenta-se em estratégias preventivas para reforçar fatores de proteção relacionados à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência de jovens ao uso de drogas, um dos maiores problemas sociais da atualidade, uma vez que a maioria dos crimes tem relação direta ou indireta com a exploração e o uso de entorpecentes. São aplicados currículos com técnicas pedagógicas e materiais didáticos específicos, definidos pela Coordenação Estadual, que segue normas da Câmara Técnica Nacional do Proerd.
