quarta-feira, 03 de julho de 2024

Câmara aprova Projeto de Lei que institui o PROERD nas Escolas Municipais

• 30/11/2022
  • Geral

Na noite de terça-feira, dia 29 de novembro, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Toropi, o Projeto de Lei Legislativo nº 004/2022 que instituiu o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) nas escolas Municipais.

O Projeto é de autoria do Vereador Fernando Machado, que em parceria com o Comandante do Grupamento Policial Militar de Toropi e Instrutor do Proerd, Sargento Cristian Roni, após análise técnica junto a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, elaboraram o projeto para regular e dar melhor amparo técnico e suporte lúdico pedagógico ao Proerd, instituindo-o na rede municipal de ensino.

O objetivo desta Lei é levar ao conhecimento dos alunos da rede escolar os problemas causados pelo uso indevido de entorpecentes; como tratar a questão e dialogar sobre formas de combater o uso indevido de drogas.

A iniciativa também tem como objetivo orientar os alunos que em breve serão os homens e mulheres do futuro, para que não se tornem dependentes químicos, causando sérios prejuízos não só pra sua formação profissional, como na convivência em sociedade.

O Proerd fundamenta-se em estratégias preventivas para reforçar fatores de proteção relacionados à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência de jovens ao uso de drogas, um dos maiores problemas sociais da atualidade, uma vez que a maioria dos crimes tem relação direta ou indireta com a exploração e o uso de entorpecentes.