
No dia de hoje 09/05/2017, professoras do município de Toropi participam em Santa Maria/RS, do Seminário Regional que faz parte do primeiro momento do Projeto “Educar para Transformar” idealizado e desenvolvido pela RGE Sul, com capacitações específicas para educadores que têm como tema “Educação para a Formação de Sociedades Sustentáveis” e contempla em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda com três palestrantes.
Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas, o projeto Educar para Transformar, da concessionária de energia elétrica RGE Sul, realiza atividades em Toropi na próxima sexta-feira (12). Estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental vivenciarão as ações educativas no Ginásio Municipal de Esportes, no turno da manhã, a partir das 9h.
Integram as atividades um grande círculo para a encenação de um espetáculo teatral, além de jogos e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade. Na ocasião serão entregues materiais pedagógicos, revista do professor, revistas dos alunos e CD para fomentar a continuidade dos trabalhos nas escolas.
O projeto itinerante visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso aposta na educação, por meio da abordagem dos temas e suas aplicações no dia a dia. Até setembro, o terceiro ciclo do Educar para Transformar percorrerá os 118 municípios da área de abrangência da empresa.
Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, o projeto é realizado em parceria com as Prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Coordenadorias Regionais de Educação. A iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 204 mil pessoas.
O município de Toropi foi contemplado com o valor de R$20.000,00 para aquisição de equipamentos para as agroindústrias familiares do município. Este recurso tem origem do FEAPER (Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais) e foi disponibilizado através da consulta popular, onde 80% deste valor é a fundo perdido e o restante os produtores tem até 05 anos para pagar.
Através da Emater foram encaminhados os projetos para a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado para a Agroindústria de Panificados “Santa Bárbara” do Passo do Galvão e para a Agroindústria de derivados de cana de açúcar “Cana Pura” no Sampaio. Nesta semana as famílias receberam os equipamentos conforme a solicitação de cada agroindústria:
Agroindústria Santa Barbara: 01 refrigerador frost free 405 lt; 01 balança eletrônica cap. 20 kg; 02 un. Panelas industriais de alumínio; 03 assadeiras de alumínio p/ pão; 01 conj. panelas inox 5 peças; 01 batedeira planetária; 01 liquidificador; 02 panelas caçarolas de ferro fundido.
Agroindústria Cana Pura: 02 Freezers capacidade 519 lt cada c/ 2 tampas; 01 embaladora a vácuo; 1.000 un. Sacos plásticos p/ vácuo; 01 Motor elétrico 1,5 hp; 01 motor a gasolina 13 hp part. Elétrica; 01 moto gerador de energia 7 kva a gasolina part. Elétrica.
A agroindústria familiar é uma excelente alternativa para agregar valor aos produtos do setor agropecuário, os quais são de excelente qualidade e cada vez mais procurados pelos consumidores. Estes equipamentos terão grande utilidade para facilitar e auxiliar no desempenho das atividades de cada agroindústria, melhorando a produção e consequentemente agregando mais renda a estas famílias do meio rural.
Mateus Zilch Scheuermann e sua irmã Letícia Zilch Scheuermann são escritores residentes em Toropi-RS, ele estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer e ela da Escola Municipal Toropi.
Eles lançaram suas novas obras em uma sessão de autógrafos da Feira do Livro de Santa Maria no dia 03/05/2017.
A turma do 4º ano da Escola Toropi foi prestigiar os dois autores, acompanhados pela diretora Mara, professoras Tatiane, Márcia e Caroline.
Letícia, de apenas 8 anos de idade, lança seu segundo livro, "A Flor Mágica". Esta obra é a continuação da série "Mágica", antecedido pelo livro "A Árvores dos Corações Mágicos", o qual foi autografado por ela na Feira do Livro do ano de 2016.
Já Mateus, de 14 anos de idade, que já participou da Feira do Livro de Santa Maria nos anos de 2015 e 2016, esteve autografando o livro "A Selva da Pedra". Suas outras duas obras, "Os Caçadores de Fantasmas e a Aventura de Cinema" e "Os Caçadores de Fantasmas 2 e o Mundo Fantasmagórico" marcaram o início de sua jornada na literatura.
O principal objeto de Mateus e Letícia é fazer com que a leitura e escrita se tornem hábitos importantes na vida das pessoas.
Na sexta-feira 28 de abril, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Toropi, Sessão Solene em homenagem aos 53 anos da Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi Ltda – COOMAT. Na oportunidade foi entregue a revista que conta a história dos 50 anos da COOMAT, foram homenageados os sócios fundadores, os ex-presidentes e os funcionários com mais de 20 anos de serviços prestados a Cooperativa.
No final da tarde deste mesmo dia foi inaugurada a fábrica de rações nas dependências da COOMAT, com este investimento será possível triplicar a capacidade de produção e possibilitar a entrega de ração a granel.

Para que possam melhor atender a Comunidade Toropiense no cumprimento das suas atribuições, foi entregue pela Administração Municipal um carro ao Conselho Tutelar de Toropi. Também foi autorizado, através de lei municipal, aos conselheiros tutelares habilitados dirigir veículos leves do município, em caráter excepcional e eventual quando necessário e não houver servidor motorista disponível.
Extrato de Edital de Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2017
O MUNICÍPIO DE TOROPI TORNA PÚBLICO que realizará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL, para o cargo de Fonoaudiólogo. INSCRIÇÕES de 02 de maio de 2017 á 12 de maio de 2017, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria de Administração, situada na Rua Fernando Ferrari, nº 235. Toropi – RS. Maiores informações e Edital, na íntegra, poderão ser obtidos no Quadro de Publicações Oficiais da Prefeitura e no site www.toropi.rs.gov.br, a partir da data de abertura das inscrições. Toropi, 26 de abril de 2017. LAURO SCHERER – Prefeito Municipal.
Baixar Edital
O Projeto “Educar para Transformar” idealizado e desenvolvido pela RGE Sul, é um projeto educativo de construção de saberes voltado à sustentabilidade no uso da energia e da água, destino correto dos resíduos e redução de impactos na mobilidade urbana. Destina-se a alunos e professores do ensino fundamental anos iniciais -1º ao 5º ano- da rede pública municipal e estadual e propõe realizar ações educativas que promovam a reflexão acerca de questões energéticas e ambientais, reunindo quatro eixos temáticos relacionados á sustentabilidade: energia/segurança, água, mobilidade e resíduos, contribuindo para a realização de práticas sustentáveis.
O projeto será desenvolvido em dois momentos:
Seminário Regional com o tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” que será realizado em Santa Maria/RS no dia 09 de maio de 2017, terça-feira, com a participação de 23 municípios da região, com capacitação específica para os educadores.
E ações educativas que serão realizadas no dia 12 de maio de 2017, sexta-feira, por meio de interações com os alunos a respeito dos temas do projeto.
Todas as ações e materiais do projeto são públicos e gratuitos.
Este projeto conta com a parceria, apoio institucional e operacional da Prefeitura Municipal de Toropi através da Secretaria Municipal de Educação.
Toropi surgiu ao longo das linhas de colonização,de estradas abertas no meio do mato. Localizado a 60 Km de Santa Maria, em plena região central do Rio Grande do Sul. Limita-se, ao norte, com Jari; ao sul, com São Pedro do Sul; ao leste, Quevedos; e ao oeste, Mata. Atualmente, possui uma área de 203,00 km² e uma população de 2.952 pessoas, segundo o último censo (2010).
Por volta de 1890, as famílias Koglin, Warber e Drayfker começaram a ocupar o local onde hoje é a cidade de Toropi.
Dedicavam-se à agricultura (lentilha e feijão preto), criação de porcos e gado (animais ainda selvagens que eram proveniente das missões jesuíticas, que, após a destruição das mesmas, passaram a viver soltos pelos campos).Pouco a pouco, conseguiram domesticar estes animais (a partir dos filhotes que vinham beber água no Rio Toropi).
Após instalar suas casas, construíram um moinho, uma casa comercial, um clube, com cancha de bolão, tiro ao alvo e um grupo de coral.
Surgiram as igrejas católica e luterana. Como havia uma sobra de 27 hectares de terra, foi pedido ao Governador do Estado para repartir entre as duas igrejas. Desta concessão foram criadas as primeiras escolas. A escola particular pertencia à Comunidade São Paulo, luterana, enquanto que a comunidade católica instalou a primeira escola pública, com nome de Escola Municipal José Bonifácio.
Até então, Toropi era 7º Distrito de Vila Rica, que passou a ser chamado de Júlio de Castilhos, em homenagem ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Então, foram criadas três vilas: Jóia, Jari e Toropi.
Em 1928 foi criado o Município de Tupanciretã, a quem estas três vilas pertenciam.Como Toropi passou a ser Vila, teve instalado um cartório, uma subdelegacia e pequenas indústrias (ferrarias, marcenaria, fábrica de tamancos).
O Município de Toropi, antigo 4º Distrito de São Pedro do Sul, foi anexado a ele em 1965, devido à facilidade de acesso. Com a anexação vieram melhoramentos, como: luz elétrica, construção da ponte sobre o Rio Toropi e o asfalto, que facilitou o acesso aos municípios vizinhos, substituindo a barca do Rio Toropi pela ponte de concreto e a estrada asfaltada.
Com a vitória do “sim” pela emancipação, no plebiscito do dia 22 de outubro de 1995 e através da Lei n.º 10.669, de 28 de dezembro de 1995, tornou-se município, sendo instalado em 1º de janeiro de 1997.
Com a instalação do novo município, houve significativo melhoramento no transporte escolar, implantação do ensino médio, escola de ensino infantil, calçamento de ruas, abertura de outras, telefonia rural, correios e ginásio de esportes, avanços na saúde...
O Município divide-se em dois distritos, Sede e Linha Bonita. A produção primária é dada em pequenas propriedades, onde produz-se principalmente: leite, fumo, soja, arroz e feijão. Destaca-se também no turismo com seus três balneários: Passo do Angico, Praia Nova e Toropi Mirim.
Fonte: Memorial sobre o início da Colonização elaborado pelo Professor Emir Wagner
Contribuição na redação para o site: Professora Teresinha Stribe

Com o objetivo de renovar e ampliar a frota de veículos da Prefeitura Municipal, foram adquiridos através de licitação na modalidade pregão presencial, totalizando um investimento no valor de R$167.200,00, três veículos 0 Km, uma Palio Adventure para o gabinete, um Gol para a Secretaria da Agricultura e um Gol para a Secretaria da Saúde onde parte do recurso utilizado para aquisição deste, no valor de R$33.600,00, é referente a emenda parlamentar do deputado federal Alceu Moreira do ano de 2016.

Em visita do assessor parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta e integrantes do Partido Trabalhista de Toropi foi comunicado oficialmente ao Prefeito Municipal Lauro Scherer, que atendendo a solicitação do vereador Clairo Dalvin Steinhauzen, o município de Toropi/RS foi contemplado com emenda parlamentar de autoria do Deputado Federal-PT/RS Paulo Pimenta referente a recursos para a saúde do município no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais) que serão utilizados para aquisição de equipamentos. Também, no dia 20 de março recebemos do assessor do deputado federal Luis Carlos Heinze-PP/RS, Sr. Julio Cesar Viero Ruivo, a informação da destinação de recursos referente emenda individual, no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E ainda, recursos no valor de R$150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) de emenda de autoria da senadora, Ana Amélia Lemos-PP/RS, totalizando R$350.000,00 que serão investidos na agricultura do município de Toropi/RS.

A Administração Municipal, através de suas Secretarias, juntamente com a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizaram no último sábado, dia 11 de março nas dependências do Clube Toropi, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o V Encontro de Mulheres Toropienses, que contou com a presença de autoridades locais e um público de aproximadamente 400 pessoas.Na oportunidade, os participantes assistiram ao espetáculo com a Cia de Teatro Alforria "Estragou a Televisão" que trouxe a problemática da falta de diálogo nos relacionamentos familiares.No almoço foi servido uma deliciosa galinhada feita no tacho acompanhada de pães e saladas. Durante o evento aconteceu a mostra de artesanatos e produtos coloniais, contou ainda com a pastoral e equipe de vacinação da febre amarela.À tarde a animação ficou por conta da Banda Tri Legal.