
Com o objetivo de trabalhar a democracia e a cidadania, no decorrer do ano letivo as Escolas Municipais de Toropi vem desenvolvendo atividades de Educação Fiscal, com alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano, fazendo com que desde cedo os alunos compreendam que os direitos e deveres estão interligados e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
Nesta semana será lançado o concurso do Mascote de Educação Fiscal, que terá a participação de todos os alunos da rede municipal, no qual os mesmos terão a oportunidade de desenhar, em sala de aula, qual personagem que melhor representa a Educação Fiscal em nosso município. Este concurso terá resultado no segundo semestre do ano decorrente.
“Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais se é refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar”. (Guimarães Rosa)

No sábado (24), aconteceu a Festa Junina da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pulgati, em Sampaio, 2º distrito de Toropi.
A festança contou com apresentações artísticas, brincadeiras e comidas típicas juninas. Contou com a participação da Comunidade Escolar, familiares dos alunos, autoridades locais e da Escola Estadual E. F. Augusto Steinhauzen.
A Escola agradece a presença e a colaboração de todos que contribuíram para o sucesso do evento.

Na tarde de quarta-feira (21), o município de Toropi participou com representantes do executivo e do legislativo municipal, de audiência pública microrregional do Corede Central preparatória para a Consulta Popular 2017 orçamento 2018 , em Julio de Castilhos com municípios da microrregião Àguas da Serra (Tupanciretã, Julio de Castilhos, Itaara, São Martinho da Serra, Quevedos, Jari, Toropi, São Pedro do Sul e Dilermando de Aguiar)
Na ocasião foram apresentados os projetos identificados no Planejamento Estratégico da Região, onde foram escolhidos 06 projetos nas áreas de segurança pública, saúde, turismo, infra-estrutura e agricultura, que serão levados para discussão na Assembléia Regional que acontecerá no dia 11 de julho em Santa Maria/RS, onde juntamente com os demais projetos definidos nas outras microrregiões, serão definidos de 6 a 10 projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular que acontecerá nos dia 01,02 e 03 de agosto de 2017. Também foram escolhidos entre os participantes, quatro delegados que representarão a microrregião na Assembléia Regional.

Com o propósito de oferecer melhores condições e desenvolver um trabalho com muito mais qualidade, a Prefeitura Municipal adquiriu novos instrumentos musicais para a reestruturação da Banda Marcial Toropi.
Estão participando alunos das Escolas Estaduais e Municipais e está aberto à participação da comunidade.

17º Campeonato Citadino Sesc de Futsal em Toropi e 5º Campeonato Intermunicipal - 2017
Organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Departamento de Esportes do município e Serviço Social do Comércio – SESC.
Será disputado em quatro categorias:
- Sub 17
- Livre
- Veterano 35 a 45 anos (nascidos a partir de 1972 até 1982)
- Sênior 45 anos acima (nascidos até 1972)
As competições terão início no dia 23/06/2017, conforme tabela das rodadas.
Cada município poderá participar com até quatro equipes no campeonato, desde que uma em cada categoria, ou até três equipes, independente da categoria, nomeadas por seus dirigentes de esportes.
Serão conferidos prêmios às equipes que obtiverem as seguintes colocações em suas categorias:
1 troféu e 16 medalhas – 1º lugar
1 troféu e 16 medalhas – 2º lugar
16 medalhas – 3º lugar
3 troféus: artilheiro, goleiro menos vazado, disciplina.
Estarão participando as seguintes equipes:
AEK ATENAS (TOROPI), ARSENAL (TOROPI), BENFICA (TOROPI), C. A. SÃO PEDRENSE, CAPÃO F. C. (TOROPI), CLUBE ATLÉTICO LANÚS (SÃO PEDRO),
CMD MATA, CRUZEIRO (TOROPI), E. C. DILERMANDO DE AGUIAR, E. C. JUVENTOS (TOROPI), GRÊMIO POSSOBOM (JARI), GRENAL (TOROPI),
JUVENTOS (TOROPI), JUVENTUDE (MATA), MANCHESTER TOROPI, NATIVUS F. C. (MATA), NOVO HORIZONTE (TOROPI), PADARIA BOM GOSTO (TOROPI),
PARK F. C. (TOROPI), PUMAS (QUEVEDOS), QUEVEDOS, REAL JARI F. C. (JARI), RESTAURANTE GRENAL (TOROPI), ROMA (MATA), S. C. RDM (SÃO PEDRO)
SANTA CITY (TOROPI), TADELWE (QUEVEDOS), TOROPI, UDINESE (JARI).
{phocadownload view=file|id=6120|text=Regulamento|target=s}
{phocadownload view=file|id=6121|text=Tabela|target=s}

Participação, na sede do Sesc em Santa Maria, de reunião de encerramento de mais uma edição do “Dia do Desafio”, realizado em 31/05/2017.
Na oportunidade foi entregue troféu de mérito comunitário aos municípios participantes, feita uma avaliação da execução do evento e uma projeção para a realização em 2018.

Na manhã de quarta-feira (14), foi feita a entrega pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, de um tablet para cada agente comunitário de saúde do município. Os equipamentos serão utilizados na rotina de trabalho dos profissionais diminuindo o retrabalho, pois vão fazer os lançamentos durante a visita sendo necessário apenas fazer a migração para o programa do ministério da Saúde, sem a necessidade de digitar os dados coletados manualmente, possibilitando mais agilidade no processamento dos dados e mais segurança na informação.

O Dia C reúne atividades contínuas de promoção e incentivo ao voluntariado cooperativista, com a participação de associados e empregados em prol das comunidades. Uma grande ação do cooperativismo para a transformação socioambiental do País.
Os projetos voluntários de saúde, educação, lazer, cultura, cidadania e sustentabilidade são desenvolvidos durante o ano todo pelas cooperativas, com o incentivo do Sistema OCB, e divulgados como parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo.
Saiba mais em diac.somoscooperativismo.coop.br
#VEMCOOPERAR

Na segunda-feira, dia 05 de junho, foi realizada reunião do grupo de trabalho que irá propor a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural do município de Toropi (PMDR), o qual é composto por representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, EMATER, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro, Toropi e Quevedos, Associação Comercial e Industrial de Toropi (ACIT), SICREDI e COOMAT, e estão trabalhando para elaboração do PMDR em sua primeira fase.
Nessa ocasião foi apresentado o histórico do município e dados de produção das principais culturas geradoras de renda nas propriedades de Toropi. O grupo, a partir dessas informações, iniciou o processo de planejamento com base na discussão das cadeias produtivas agrícolas e não agrícolas do município, consideradas suas dificuldades, potencialidades e ações que possam fortalecer a geração de renda do município bem como a sustentabilidade das famílias no meio rural.
Além de auxiliar a execução de atividades no meio rural com planejamento a longo prazo, o Plano é um documento indispensável para que os municípios possam encaminhar projetos através do SICONV e acessar recursos de emendas parlamentares.

A equipe do Escritório Municipal da EMATER de Toropi recebeu o fiscal da Delegacia Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), para realizar a fiscalização do contrato da Chamada Pública do Leite lote nº 24.
Na ocasião o fiscal pode visitar famílias assistidas do contrato para avaliar se as atividades propostas foram desenvolvidas, e ouvir dos produtores sobre o grau de satisfação do serviço prestado. Foram visitadas três propriedades e entrevistados os técnicos que executam o contrato no município.
A chefe do Escritório Municipal da EMATER em Toropi, Laila Ribeiro Simon, foi entrevistada e relata a experiência: “- Para Emater é importante essa visita do fiscal ao município, pois nessa ocasião é possível ao fiscal medir nosso empenho e nossas condições de trabalho, além de ouvir dos produtores sobre o impacto que esse trabalho traz para a atividade do leite. É uma forma de retorno a SEAD do nosso comprometimento e também uma ferramenta para avaliar se a proposta de trabalho é realmente realizada a contento, tanto para os produtores quanto ao município.”