sábado, 27 de abril de 2024
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Notícias


Município participa do lançamento regional do Dia do Desafio 17/05/2017
        Na tarde desta terça-feira (16), o município participou do lançamento regional do Dia do Desafio, no salão de atos da SUCV em Santa Maria/RS. Na oportunidade foram repassadas informações referentes a este evento que ocorre em todo o território nacional na última quarta-feira do mês de maio, dia 31/05/2017, também foram entregues camisetas e cartazes de divulgação para realização do evento no município.        O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da Saúde. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e no Rio Grande do Sul a ação é conduzida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras.  
SENAR e EMATER/RS promovem Curso de Produção de Derivados de Leite 17/05/2017
              Está acontecendo nos dias 16 ,17 e 18 de maio, no Pavilhão da Comunidade Católica de Toropi, o Curso de Produção de Derivados de Leite  e também palestra sobre Zoonoses. Estão participando 9 integrantes. Promovido pelo SENAR e EMATER/RS, o curso tem como principal objetivo garantir a segurança e soberania alimentar bem como a qualidade de vida das famílias.
Projeto Educar Para Transformar em Toropi 12/05/2017
        Segundo momento do projeto “Educar para Transformar”, idealizado e desenvolvido pela concessionária de energia elétrica RGE Sul, aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), onde alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, acompanhados de suas professoras, vivenciaram ações deste projeto itinerante que visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta.         Integraram as atividades a encenação de um espetáculo teatral, além de jogos e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo e consumo consciente de água, trazendo aprendizagem lúdica a estes alunos. Também foram entregues materiais pedagógicos, revista do professor, revistas dos alunos e CD para fomentar a continuidade dos trabalhos nas escolas.        Para que a realização deste projeto transcorresse de forma eficaz, de modo a beneficiar a comunidade escolar do município, foi de fundamental importância a parceria, apoio institucional e operacional da Prefeitura Municipal de Toropi, através da Secretaria Municipal da Educação.
EMATER e SENAR/RS promovem cursos no município 10/05/2017
        Promovido pela EMATER e SENAR/RS, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara de Vereadores de Toropi, foi ministrado um curso sobre “Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal” onde além desses temas, também foram abordados temas como motivação e planejamento estratégico. Participaram deste curso, integrantes do grupo de jovens rurais e agentes de saúde do município, num total de 16 participantes. O objetivo principal do conteúdo desenvolvido é repassar conhecimentos e oportunidades para ajudar aos jovens que estão buscando um caminho pessoal e profissional a se prepararem para suas futuras escolhas.            No mês de julho/17 será realizado este curso novamente para lideranças de grupos do município.            Nos dias 16 e 18/05 estará acontecendo o Curso de Derivados do Leite e no dia 19/05, palestra sobre Zoonoses.
Toropi participa de Seminário Regional do Projeto “Educar para Transformar” 09/05/2017
       No dia de hoje 09/05/2017, professoras do município de Toropi participam em Santa Maria/RS, do Seminário Regional que faz parte do primeiro momento do Projeto “Educar para Transformar” idealizado e desenvolvido pela RGE Sul, com capacitações específicas para educadores que têm como tema “Educação para a Formação de Sociedades Sustentáveis” e contempla em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda com três palestrantes.
Alunos e educadores da rede pública participarão das atividades sobre energia e meio ambiente 05/05/2017
   Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas, o projeto Educar para Transformar, da concessionária de energia elétrica RGE Sul, realiza atividades em Toropi na próxima sexta-feira (12). Estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental vivenciarão as ações educativas no Ginásio Municipal de Esportes, no turno da manhã, a partir das 9h.       Integram as atividades um grande círculo para a encenação de um espetáculo teatral, além de jogos e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade. Na ocasião serão entregues materiais pedagógicos, revista do professor, revistas dos alunos e CD para fomentar a continuidade dos trabalhos nas escolas.     O projeto itinerante visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso aposta na educação, por meio da abordagem dos temas e suas aplicações no dia a dia. Até setembro, o terceiro ciclo do Educar para Transformar percorrerá os 118 municípios da área de abrangência da empresa.       Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, o projeto é realizado em parceria com as Prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Coordenadorias Regionais de Educação. A iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 204 mil pessoas.
Famílias de Toropi são contempladas com equipamentos para agroindústria familiar 04/05/2017
       O município de Toropi foi contemplado com o valor de R$20.000,00 para aquisição de equipamentos para as agroindústrias familiares do município. Este recurso tem origem do FEAPER (Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais) e foi disponibilizado através da consulta popular, onde 80% deste valor é a fundo perdido e o restante os produtores tem até 05 anos para pagar.      Através da Emater foram encaminhados os projetos para a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado para a Agroindústria de Panificados “Santa Bárbara” do Passo do Galvão e para a Agroindústria de derivados de cana de açúcar “Cana Pura” no Sampaio. Nesta semana as famílias receberam os equipamentos conforme a solicitação de cada agroindústria: Agroindústria Santa Barbara: 01 refrigerador frost free 405 lt; 01 balança eletrônica cap. 20 kg; 02 un. Panelas industriais de alumínio; 03 assadeiras de alumínio p/ pão; 01 conj. panelas inox 5 peças; 01 batedeira planetária; 01 liquidificador; 02 panelas caçarolas de ferro fundido. Agroindústria Cana Pura: 02 Freezers capacidade 519 lt cada c/ 2 tampas; 01 embaladora a vácuo; 1.000 un. Sacos plásticos p/ vácuo; 01 Motor elétrico 1,5 hp; 01 motor a gasolina 13 hp part. Elétrica; 01 moto gerador de energia 7 kva a gasolina part. Elétrica.            A agroindústria familiar é uma excelente alternativa para agregar valor aos produtos do setor agropecuário, os quais são de excelente qualidade e cada vez mais procurados pelos consumidores. Estes equipamentos terão grande utilidade para facilitar e auxiliar no desempenho das atividades de cada agroindústria, melhorando a produção e consequentemente agregando mais renda a estas famílias do meio rural.
Irmãos Lançam Livros na  Feira do Livro de Santa Maria 04/05/2017
        Mateus Zilch Scheuermann e sua irmã Letícia Zilch Scheuermann são escritores residentes em Toropi-RS, ele estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer e ela da Escola Municipal Toropi.         Eles lançaram suas novas obras em uma sessão de autógrafos da Feira do Livro de Santa Maria no dia 03/05/2017.         A turma do 4º ano da Escola Toropi foi prestigiar os dois autores, acompanhados pela diretora Mara, professoras Tatiane, Márcia e Caroline.         Letícia, de apenas 8 anos de idade, lança seu segundo livro, "A Flor Mágica". Esta obra é a continuação da série "Mágica", antecedido pelo livro "A Árvores dos Corações Mágicos", o qual foi autografado por ela na Feira do Livro do ano de 2016.         Já Mateus, de 14 anos de idade, que já participou da Feira do Livro de Santa Maria nos anos de 2015 e 2016, esteve autografando o livro "A Selva da Pedra". Suas outras duas obras, "Os Caçadores de Fantasmas e a Aventura de Cinema" e "Os Caçadores de Fantasmas 2 e o Mundo Fantasmagórico" marcaram o início de sua jornada  na literatura.         O principal objeto de Mateus e Letícia é fazer com que a leitura e escrita se tornem hábitos importantes na vida das pessoas.
Sessão Solene em homenagem aos 53 anos da COOMAT 03/05/2017
       Na sexta-feira 28 de abril, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Toropi, Sessão Solene em homenagem aos 53 anos da Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi Ltda – COOMAT. Na oportunidade foi entregue a revista que conta a história dos 50 anos da COOMAT, foram homenageados os sócios fundadores, os ex-presidentes e os funcionários com mais de 20 anos de serviços prestados a Cooperativa.        No final da tarde deste mesmo dia foi inaugurada a fábrica de rações nas dependências da COOMAT, com este investimento será possível triplicar a capacidade de produção e possibilitar a entrega de ração a granel.
Administração Municipal repassa veículo ao Conselho Tutelar de Toropi 03/05/2017
             Para que possam melhor atender a Comunidade Toropiense no cumprimento das suas atribuições, foi entregue pela Administração Municipal um carro ao Conselho Tutelar de Toropi. Também foi autorizado, através de lei municipal, aos conselheiros tutelares habilitados dirigir veículos leves do município, em caráter excepcional e eventual quando necessário e não houver servidor motorista disponível.  
Processo Seletivo Simplificado para contratação emergencial 02/05/2017
Extrato de Edital de Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2017     O MUNICÍPIO DE TOROPI TORNA PÚBLICO que realizará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL, para o cargo de Fonoaudiólogo. INSCRIÇÕES de 02 de maio de 2017 á 12 de maio de 2017, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria de Administração, situada na Rua Fernando Ferrari, nº 235. Toropi – RS. Maiores informações e Edital, na íntegra, poderão ser obtidos no Quadro de Publicações Oficiais da Prefeitura e no site www.toropi.rs.gov.br, a partir da data de abertura das inscrições. Toropi, 26 de abril de 2017. LAURO SCHERER – Prefeito Municipal. Baixar Edital  
PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR EM TOROPI 26/04/2017
O Projeto “Educar para Transformar” idealizado e desenvolvido pela RGE Sul, é um projeto educativo de construção de saberes voltado à sustentabilidade no uso da energia e da água, destino correto dos resíduos e redução de impactos na mobilidade urbana. Destina-se a alunos e professores do ensino fundamental anos iniciais -1º ao 5º ano- da rede pública municipal e estadual e propõe realizar ações educativas que promovam a reflexão acerca de questões energéticas e ambientais, reunindo quatro eixos temáticos relacionados á sustentabilidade: energia/segurança, água, mobilidade e resíduos, contribuindo para a realização de práticas sustentáveis. O projeto será desenvolvido em dois momentos: Seminário Regional com o tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” que será realizado em Santa Maria/RS no dia 09 de maio de 2017, terça-feira, com a participação de 23 municípios da região, com capacitação específica para os educadores. E ações educativas que serão realizadas no dia 12 de maio de 2017, sexta-feira, por meio de interações com os alunos a respeito dos temas do projeto. Todas as ações e materiais do projeto são públicos e gratuitos. Este projeto conta com a parceria, apoio institucional e operacional da Prefeitura Municipal de Toropi através da Secretaria Municipal de Educação.

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!