domingo, 19 de maio de 2024

I Conferência Municipal de Assistência Social de Toropi

• 25/07/2017
  • Geral

No dia 24 de julho de 2017, realizou-se a I Conferência Municipal de Assistência Social de Toropi. O evento contou com a participação de 74 pessoas, dentre estas, 14 delegados e os demais como convidados e visitantes.        Pela manhã, foi realizada uma palestra com a Sra. Angela Campos, abordando o tema da Conferência “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Na sequência foram apresentados os quatro eixos: EIXO 1- A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais EIXO 2- Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS EIXO 3- Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais EIXO 4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais          Logo após o almoço, foram organizados os grupos de trabalho para discutir os quatro eixos dentro da realidade do município e construído propostas para encaminhar ao Município, Estado e União, com a participação de todos os presentes. Também foram eleitos dois delegados para representar o município na XII Conferência Estadual.        A Conferência foi muito produtiva e a participação da comunidade proporcionou além do conhecimento sobre o tema, o esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho da Secretaria de Assistência Social, assim como do Conselho Municipal de Assistência Social que muitas vezes o usuário não conhece o seu funcionamento.