- 19/11/2019
- 358 visualizações
- Geral
No dia 12 de novembro foi realizada a primeira capacitação para os Conselheiros Tutelares eleitos em 2019 e que assumirão o cargo no dia 10 de janeiro de 2020, tendo como local o auditório da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). O evento foi promovido pela Associação dos Municípios da Região Centro (Amcentro) e pelos secretários municipais de Assistência Social com o apoio da Fapas.
O evento contou com palestras do promotor de Justiça de Santa Maria, Ricardo Lozza, da juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude de Santa Maria, Gabriela Bobsin, da professora de Direito da Fapas, Aline Casagrande, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Quevedos, Vagner Araújo.
Foram abordados temas referentes a rede de proteção do trabalho que será prestado, enfatizando sobre a atuação e a importância do Conselho Tutelar no que diz respeito a assegurar os direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para os conselheiros eleitos que estarão trabalhando pela primeira vez, foi uma oportunidade de integração e conhecimento e para os demais um reforço para atuarem cada vez melhor em seus municípios.
Na parte da tarde foram realizadas atividades práticas em grupos e apresentadas ao final do evento para compartilhar conhecimento entre os presentes.
De Toropi participaram os cinco conselheiros eleitos e três suplentes, juntamente com a presidente do COMDICA e a Secretária Municipal de Assistência Social.