sexta-feira, 03 de maio de 2024

Reunião em Porto Alegre - Secretaria da Saúde

• 27/06/2019
  • Geral

Na última terça feira, dia 25, o Prefeito Lauro Scherer e a Secretária Municipal de Administração e Assistência Social Cleusa Moreira, estiveram em Porto Alegre em reunião com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, onde participaram prefeitos e secretários de Saúde que integram a Associação dos Municípios do Centro do Estado (AM-Centro) e o Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CI/Centro). Um dos assuntos da pauta da reunião foi a nova contratualização do Estado com o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) que está em fase final de elaboração. Também foi abordado sobre a situação do Hospital Regional, que aguarda liberação de recursos pelo Ministério da Saúde para a aquisição de equipamentos, visando a ampliação dos serviços oferecidos, como cardiologia, neurologia e traumatologia. Constou ainda na pauta, as cirurgias eletivas de média complexidade e a regionalização dos partos, sendo que a intenção no caso da regionalização dos partos é analisar as unidades de referência considerando a capacidade instalada, as condições técnicas e a distância do município até as mesmas. No caso das cirurgias eletivas de média complexidade foi questionado uma forma de otimizar os processos, podendo ser via consórcio ou algum hospital da região que se disponha a oferecer o serviço de forma adequada diminuindo assim a demanda reprimida existente na área da 4.ª CRS. A Secretária Estadual salientou sobre a questão orçamentária que está se projetando no Estado de forma realista para que seja possível pagar com regularidade os repasses a municípios e hospitais, reforçando a necessidade de otimização dos serviços já que não haverá recursos novos.