- 02/09/2026
- 25 visualizações
- Turismo
Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, foi realizado no Centro Cultural de Toropi o Curso de Abelhas sem Ferrão, promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com o SENAR-RS e o Sindicato Rural de São Pedro do Sul.
Foram três dias de muito aprendizado, unindo conhecimentos teóricos e práticos sobre a vida e a importância dessas espécies, consideradas fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas e para a polinização.
Durante a capacitação, foram abordados temas como biologia e anatomia, organização social e comportamento, distribuição geográfica, obtenção e transferência de ninhos, entre outros conteúdos relacionados à criação e ao manejo das abelhas sem ferrão.
A programação também contou com uma oficina de confecção de iscas para captura de enxames. Na sequência, os participantes foram a campo para colocar em prática os conhecimentos adquiridos, realizando a identificação de possíveis locais de nidificação e a instalação das iscas.
Os alunos também tiveram a oportunidade de realizar práticas de manejo diretamente em enxames de abelhas da espécie Jataí, possibilitando o contato com os ninhos e a observação de diferentes atividades e comportamentos da colônia.
A iniciativa contribui para a qualificação dos participantes, a valorização das abelhas nativas e a conscientização sobre a importância da preservação dessas espécies, fortalecendo também novas possibilidades para o meio rural.
