sábado, 04 de maio de 2024

Programa Escola em Tempo Integral

• 24/04/2024
  • Educação

A Secretaria de Educação do Município de Toropi está implementando na rede municipal de ensino, uma reestruturação curricular que atenda a legislação, com a oferta de Educação em Tempo Integral com aulas que vão além do período tradicional, onde os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades extracurriculares, aprofundar seus conhecimentos em diversas disciplinas, desenvolver habilidades socioemocionais, contribuindo para a inclusão social e promovendo um aprendizado mais completo e significativo.

É fundamental que essa política seja implementada de forma planejada e bem estruturada, levando em consideração as necessidades específicas de cada comunidade escolar. O envolvimento de professores, gestores, pais e alunos nesse processo é essencial para o sucesso desse modelo educacional, que visa não apenas ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, mas também garantir que esse tempo seja bem aproveitado para o seu desenvolvimento pessoal e escolar.

Oferecer educação em tempo integral pode ser um desafio para as instituições de ensino e requer investimentos em infraestrutura, recursos humanos e planejamento pedagógico, no entanto, os benefícios a longo prazo para os estudantes e a sociedade como um todo podem ser significativos.

Neste ano de 2024, foi iniciado o atendimento em Tempo Integral com os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental  Carlos Pulagati  e Toropi, os quais participam de diversas atividades complementares, diversificadas e curriculares.

A professora responsável pela turma em Tempo Integral no turno da tarde, é pedagoga e desenvolve Projetos Interdisciplinares, bem como acompanha os alunos nos Projetos de Danças Circulares com a Asssistente Social do município, nas sextas-feiras no Centro Cultural e em todas as atividades que são desenvolvidas.

Quinzenalmente, nas quintas-feiras, está sendo desenvolvido o Projeto de Educação e Turismo Geoparque Raízes de pedra, com a colaboração da assessora de turismo do município e a professora Carmem Regina Dornelles Nogueira, da UNIPAMPA/IFFAR de São Borja.

Nas terças-feiras os alunos também tem atividades lúdico pedagógica com o professor  de Educação Física.

Nos dias que os alunos permanecem o dia todo na escola, recebem almoço e são acompanhados pela direção da escola.