sexta-feira, 03 de maio de 2024

Programa Alfabetiza Tchê no Município de Toropi

• 08/03/2024
  • Educação

No dia 27/02/2024, a Secretária de Educação Noerci Aidê Perez Flores e a articuladora municipal do Programa Alfabetiza Tchê, professora Mara Elena Beilke Mussoline, participaram de uma reunião em Santa Maria, com a equipe da 8ª Coordenadoria Estadual de Educação.

O material foi enviado pelo governo do Rio Grande do Sul que, através da Secretaria de Educação – SEDUC, desenvolve uma parceria com os municípios, desde o ano 2023, para a execução do Programa Alfabetiza Tchê. Este Programa Estadual está ligado à proposta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Ministério da Educação que, em regime de colaboração com os entes federativos, deseja assegurar o direito à alfabetização de 100% das crianças alfabetizadas até o final do segundo ano.

A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa e já executa as orientações e atividades desde o ano passado com os alunos do segundo ano da Rede Municipal.
Durante a reunião, foram tratados assuntos referentes ao Programa Alfabetiza Tchê e entregue aos  articuladores Municipais o kit com livros de atividades e de leitura, ou seja, o Material Didático Complementar – MDC, que auxiliará os professores e será ocupado pelos alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Este material foi elaborado com o objetivo de complementar a prática pedagógica do professor em sala de aula, tendo em vista que, além da preocupação com a alfabetização, a escola também precisa preparar o aluno para as avaliações externas, como o SAEB e a Avaliação de Fluência, por exemplo, a qual acontece em três momentos do ano.
Nas datas de 29 de fevereiro e 01 de março foi feita  a entrega do material recebido, nas escolas municipais. Os diretores e professores já estão participando de um curso online na plataforma o do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Nesta semana  os professores distribuíram o material recebido aos alunos e deram início ao trabalho em sala de aula.