quarta-feira, 01 de maio de 2024

Realização da III Conferência Municipal de Assistência Social

• 17/07/2023
  • Assistência Social

A Prefeitura de Toropi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (14), no centro Cultural, a III Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”,  a conferência tem como objetivo central a reavaliação da Política de Assistência Social e o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É na Conferência Municipal de Assistência Social que as demandas da política de Assistência Social são debatidas, assim como as prioridades e metas para atendê-las.

A palestra magna foi ministrada pela palestrante Daniela Arns, psicóloga e ex-conselheira Estadual 2021 a 2023. Após a palestra, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho para discutir e em seguida explanar as propostas dos eixos, que foram os seguintes: Eixo 1 - Financiamento; Eixo 2 - Controle Social; Eixo 3 - Articulação entre os Segmentos; Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos; Eixo 5 - Benefíciose Transferência de Renda.

São nos grupos de trabalho que o tema da Conferência é aprofundado. É nesse espaço que metas, prioridades e ações são elaboradas, focando, principalmente, no aprimoramento do SUAS.

Na plenária final foram deliberadas propostas que serão levadas às Conferências Estaduais e Nacionais.

Ao final da conferência foram eleitos dois delegados que irão participar da XIII Conferência Estadual.