sexta-feira, 17 de maio de 2024

Secretaria Municipal de Saúde adere ao Programa Saúde com Agente e capacita Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias

• 27/06/2023

O Programa Saúde com Agente - iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País. Sendo oferecido o  Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

Entre as ações desenvolvidas para conclusão do curso, foi realizado no dia de ontem (26/06), na Escola Municipal Carlos Pulgati, a primeira palestra contra o mosquito Aedes aegypti, ministrada pela servidora agente de combate às endemias- Kricie Lampert, visando orientar as crianças na prevenção contra a dengue.

Ainda na manhã desta terça-feira (27/06) aconteceu a conclusão das aulas teóricas com a entrega do material referente aos Cursos.

Fonte: Ministério da Saúde/SMS