sexta-feira, 17 de maio de 2024

• 21/06/2023
  • Saúde

NOTA VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE - 20/06/2023

***Recentemente tivemos alguns casos de dengue no município, aparentemente casos importados, ou seja, foram adquiridos em municípios que tem dengue circulando. Temos um índice de infestação do aedes aegypti considerado “baixo risco”, ou seja, temos o vetor, mas não temos a doença circulando até o PRESENTE MOMENTO, é natural estar acontecendo casos importados e não casos dentro do nosso território.

***Também foram tomadas providências na parte ambiental com os chamados “bloqueios”, que tratam de visitar o território perto do domicilio e eliminar mecanicamente todo e qualquer recipiente do qual possa oferecer risco para proliferação do AEDES AEGYPTI, e feito tratamento químico com larvicida.

***SOMENTE SERÁ USADO UBV, ULTRA BAIXO VOLUME, OU FUMACÊ COM VEÍCULOS EM CASO DE SURTO EPIDÊMICO NO MUNICIPIO, O QUE NÃO É O CASO.

ALERTAR A POPULAÇÃO QUE SÃO CASOS ISOLADOS E NOSSO TERRITÓRIO ESTÁ BEM ASSISTIDO GRAÇAS A COOPERAÇÃO DOS MORADORES. Foram notificados todos casos, TIVEMOS CASOS DE DENGUE NO INTERIOR DO MUNICIPIO TAMBÉM e todos atendidos e em recuperação domiciliar.

CONTINUAR COM OS CUIDADOS É FUNDAMENTAL: NÃO DEIXAR AGUA PARADA NO PÁTIO, ELIMINAR CORRETAMENTE O LIXO, RECOLHER PNEUS PARA ÁREAS COBERTAS E TAMPAR AS CAIXAS D’AGUA, AOS PROPRIETARIOS DE PISCINAS FAZER A MANUTENÇÃO A CADA 10 DIAS.

E quando forem aos municípios vizinhos utilizem repelentes por cima da roupa se necessário para prevenção. Orientamos a evitar viagem a esses locais de grande circulação da doença.

ATENÇÃO PARA FOCOS ENCONTRADOS NAS RUAS: AFONSO MAURER (ENTRE PRAÇA E GINÁSIO), ENTRE RUA FERNANDO FERRARI, 28 DE DEZEMBRO E 22 DE OUTUBRO, 22 DE OUTUBRO ATÉ ARLINDO SCHNEIDER PEGANDO EM DIREÇÃO AOS BECOS. AEDES ENCONTRADO EM LIXO ACUMULADO NOS PÁTIOS, PRATINHO DE PLANTAS, PNEUS E PISCINAS NÃO TRATADAS OU ABANDONADAS.

SE NÃO HOUVER ÁGUA PARADA O MOSQUITO NÃO NASCE.

Vigilância ambiental em saúde /Agente de combate as endemias

Município de Toropi