quinta-feira, 25 de abril de 2024

Concluído Projeto "Primeiros Socorros nas Escolas"

• 30/08/2022

Foi concluído o Projeto “Primeiros Socorros nas Escolas” desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que teve início em julho deste ano nas escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, desde o primeiro encontro pode-se notar o interesse das crianças referente a temática, e ao utilizar exemplos do dia a dia das mesmas, foi possível realizar orientações práticas para atualização da forma correta de como proceder frente a situações de urgência e emergência. No decorrer dos encontros verificou-se a capacidade das crianças em absorverem de maneira rápida novos conhecimentos, todos sempre responderam os questionamentos com agilidade, bem como correlacionando as temáticas anteriores. Em todos os encontros foi enfatizado a importância de como contatar o serviço de urgência e emergência, as informações necessárias para serem relatadas. Ao finalizar, concluiu-se que este projeto é indispensável para atualização das crianças, frente as situações que podem ocorrer o no seu dia a dia, pois o interesse pela temática é real, bem como o seu excelente aproveitamento.

Temas abordados:

1°  encontro - O que é uma emergência? Como contatar o serviço de saúde? Informações essenciais.

2° encontro - Engasgo, como agir?

3° encontro - Desmaio, como proceder? Explicação do atendimento do profissional na ressuscitação cardiopulmonar.

4º encontro - Cortes profundos, como agir?

5° encontro - Acidentes: De trânsito; Com máquinas agrícolas; Com aparelhos domésticos; Queimaduradas e Picada de animais peçonhentos.