quinta-feira, 28 de março de 2024

Produção de Morango como Alternativa de Diversificação da Agricultura Familiar em Toropi

• 28/10/2021
  • Agricultura

No município de Toropi, três famílias começaram a cultivar morangos no sistema semi hidropônico em estufas. O município possui clima subtropical e está situado na depressão central do estado do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas noturnas são mais amenas o que favorece o desenvolvimento e a produção da cultura.

A família de Higor Wouters Moraes na localidade de Sampaio, que já possui uma agroindústria familiar de derivados de cana-de- açucar está cultivando cerca de 3.500 pés de morango, a família de Mateus Silveira da Silva na localidade de Linha Jari, que tinha como principal cultura produção do tabaco começou a cultivar cerca de 4.500 pés de morangos e a família de Anderson Kurtz Rossi na localidade de Linha Canoa, que possui uma agroindústria familiar de derivados de uva também aderiu à produção de morangos onde cultiva 500 pés para fabricação de sucos e geléias.

O cultivo é realizado em ambiente protegido em sacos de substrato dispostos sobre bancadas elevadas do solo, sengundo o Extensionista Rural Ezequiel Silveira da Silva da Emater/RS-ASCAR de Toropi, nessa técnica é possível utilizar três vezes mais mudas por área do que no cultivo convencional, produção por um período maior no ano e por consequência aumento no rendimento, mas que demanda de acompanhamento técnico e maior conhecimento dos produtores, pois toda a adubação é fornecida via irrigação, por fertirrigação. Além das vantagens como o aumento da produtividade, diminuição da mão de obra e penosidade do trabalho por permitir que o produtor trabalhe em pé, o sistema proporciona plantas mais sadias e oferta de frutas de excelente qualidade aos consumidores.

O escritório da Emater/RS-ASCAR de Toropi fez os projetos para implantação das estufas com financiamento através do Sicredi para os produtores Hígor e Mateus, também o produtor Mateus acessou o fundo rotativo municipal que financia projetos produtivos através do Conselho Agropecuário.  A prefeitura municipal realizou os aplainamentos necessários nas propriedades, e também incluiu na merenda escolar o morango através do PNAE. A EMATER/RS-ASCAR realiza assistência técnica nas três propriedades, auxiliando no manejo do sistema, adubação e tratos culturais.

A atividade é uma importante opção de renda para pequenas propriedades familiares, possui boa aceitação no mercado, sendo muito utilizado no consumo in natura, em padarias e ainda na possibilidade de agroindustrialização. É uma alternativa que estimula a sucessão rural devido ao interesse dos jovens pela cultura por ser um trabalho prazeroso e com rentabilidade.

Fonte: Emater/RS-ASCAR de Toropi