quarta-feira, 01 de maio de 2024
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Lançamento do “Gibizão Geoparque Raízes de Pedra”


  • 21/11/2023
  • 497 visualizações
  • Turismo
Compartilhe:

Na última quarta-feira, dia 15 de novembro, a assessora de Turismo Dilnéia Wagner esteve com os demais representantes do território Geoparque Raízes de Pedra na 69ª Feira do Livro em Porto Alegre onde aconteceu o Lançamento do “Gibizão Geoparque Raízes de Pedra”.
O Gibizão faz parte da divulgação do projeto Geoparque Raízes de Pedra, trazendo uma turminha muito especial que apresenta os oito municípios que fazem parte do território. Eles vivem algumas aventuras, contadas de uma forma lúdica com história em quadrinhos, levando visibilidade do tema e conhecimento para toda a comunidade, desde crianças, jovens e adultos.
O Município de Toropi é representado pelo carismático e ágil “Tatupi”.
O Gibizão será distribuído nas escolas do território Geoparque Raízes de Pedra e também poderá ser adquirido através da Editora Gaúcha.
Essa obra é uma criação da Editora Gaúcha, e é um dos materiais formativos criados para a conquista do selo de reconhecimento como um Geoparque UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura.
Segundo a UNESCO, um geoparque tem um território de limites bem definidos, com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos (geosítios – lugares com singularidades geológicas, paleontológicas e características únicas de raridade e beleza, apresentando então relevância científica, didática e turística). Pode possuir não somente significado geológico, mas também ecológico, arquitetônico, histórico e cultural.
Um Geoparque busca a preservação e utilização de ações para gerar o desenvolvimento sustentável numa região. Essa união, pode se dar através do geoturismo, da criação de produtos locais, gastronomia, do artesanato e de todas as formas de atividades que visem a conservação do patrimônio geológico-geomorfológico, como rochas, minerais, água, solos, relevos, paisagens e fosséis animais, minerais e vegetais, relacionados ao contexto cultural.
São muitas as vantagens para os municípios envolvidos com a criação de um geoparque, como: desenvolvimento de ações de educação ambiental na melhoria da qualidade de vida; atração de novos turistas, fortalecimento do comércio, da rede hoteleira e de restaurantes; incentivo ao artesanato e valorização dos produtos locias; incentivo à produção de alimentos orgânicos e fortalecimento da agricultura familiar; implementação efetiva da agenda 2030; preservação da geodiversidade e biodiversidade, através de pesquisas científicas, proporcionando o desenvolvimento socioeconômico local.



Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!