sexta-feira, 19 de abril de 2024

Município Decreta Situação de Emergência devido a Estiagem

• 30/12/2022
  • Agricultura

Em 28 de dezembro de 2022, foi declarada Situação de Emergência no Município de Toropi através de decreto do executivo municipal, devido a estiagem.

O Município de Toropi passa por um período de estiagem severa com precipitações abaixo da média, chuvas muito esparsas, desuniformes e pouco volumosas. As poucas chuvas que atingiram o Município foram insuficientes para evitar os prejuízos no meio rural. Um agravante a esta situação se dá pelo fato de o Município estar passando pelo terceiro ano consecutivo de estiagem durante o período que compreende uma fase crítica para o desenvolvimento das culturas de verão, o que agrava ainda mais os prejuízos em lavouras e também na pecuária de leite, atingindo propriedades que ainda não conseguiram se recuperar dos efeitos causados pelas últimas estiagens, com perdas irreversíveis nas culturas de soja, milho, feijão, tabaco, bovinocultura de leite e bovinos de corte, conforme laudo técnico com estimativas de perdas emitido pela Emater/RS e quadro demonstrativo de perdas que indicam o prejuízo financeiro.

Como ações de resposta para amenizar os efeitos da estiagem, visando o abastecimento de água potável, estão a construção/manutenção de redes de água, aquisição e instalação de caixas d'água, aquisição de mangueiras, aquisição e consertos de bombas, manutenção de poços artesianos e perfuração de um poço artesiano (material e mão de obra). Também está sendo realizado abertura, conserto e limpeza de açudes e bebedouros e o transporte e distribuição de água para abastecimento de reservatórios para dessedentação animal.

As ações de resposta, avaliação e monitoramento da estiagem estão sendo feitos através das equipes de servidores públicos municipais das Secretarias da Agricultura, Obras,  Assistência Social, Emater e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Após a decretação de Situação de Emergência no Município, foi aberto um processo no Sistema Integrado de Informações do Ministério do Desenvolvimento Regional, para que seja homologado pelo Estado e Reconhecido pelo Governo Federal, solicitando a viabilização de auxílio complementar por parte do Governo; antecipações de benefício da Previdência Social ou para renegociação de dívidas bancárias junto aos Programas PRONAF e PROAGRO.