sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estiagem: Decreto de Situação de Emergência está em Processo de Reconhecimento Federal

• 13/01/2022
  • Geral

O município de Toropi passa por um período de estiagem com precipitações abaixo da média desde os meses de julho e agosto do ano de 2021, no mês de setembro durante a primeira quinzena tivemos chuvas um pouco mais uniformes, mas já na segunda quinzena a estiagem se intensificou agravando ainda mais nos meses subsequentes, quando as precipitações de chuvas foram mínimas e com temperaturas elevadas.

A Administração Municipal vem desenvolvendo ações na tentativa de minimizar os efeitos da estiagem, como abertura, conserto e limpeza de bebedouros, construção e manutenção de redes de água, aquisição de caixas d’água, além de consertos de bombas e manutenção de poços artesianos. No ano de 2020, foi adquirido um caminhão tanque que está sendo utilizado no abastecimento de caixas d’água tanto para consumo humano quanto para dessedentação animal.

Porém, as poucas chuvas que vem acontecendo  no município são desuniformes e insuficientes para os prejuízos já existentes, principalmente no meio rural.

Diante desta situação, no dia 05 de janeiro de 2022, o Município de Toropi decretou situação de emergência, mediante parecer favorável da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, laudo técnico com estimativa de perdas decorrentes da estiagem emitido pelo escritório municipal da EMATER, e levantamento de danos humanos e prejuízos públicos junto a Assistência Social e Secretaria de Obras do Município.

Após a decretação é necessário a abertura de um processo, onde é encaminhada toda a documentação necessária para homologação pelo Governo do Estado. Nesta quinta-feira, o processo de Toropi foi homologado, aguardando a publicação no Diário Oficial do Estado, e encaminhado para reconhecimento federal.

Com o processo reconhecido pelo Governo Federal, é possível solicitar auxílio financeiro complementar por parte do Governo Federal e também antecipação de benefícios da Previdência Social e renegociação de dívidas bancárias junto aos programas Pronaf e Proagro.