sábado, 17 de maio de 2025
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Elaboração do Plano Municipal de Turismo


  • 06/05/2025
  • 83 visualizações
  • Turismo
Compartilhe:

Nos dias 24, 28 e 29 de abril aconteceu a palestra online e encontros presenciais no Centro Cultural, para elaboração do Plano Municipal de Turismo de Toropi.

A elaboração do Plano Municipal de Turismo faz parte do projeto de desenvolvimento de uma estratégia de posicionamento e turistificação conjunta dos municípios de Capão do Cipó, Itacurubi, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Toropi e Unistalda, que iniciou em 2024, em uma parceria do Sicredi, Sebrae, Iffar, Consórcio Caminho das Origens e Geoparque Raízes de Pedra.

O projeto começou com um diagnóstico da região e de cada município, através da metodologia do Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos (IPM) denominado Radar Turístico.

Após esse diagnóstico, foram elencados os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, com orientações das ações para o fortalecimento do turismo do município.

Na sequência foi feita uma pesquisa junto aos turistas para identificar a percepção e o nível de conhecimento da região.

Foram então realizados dois Workshops com as comunidades, o poder público, organizadores de eventos, turismólogos, empresários de todos os municípios, para que, à partir das informações levantadas, fossem construídas ideias de ações, projetos, eventos, missão, visão, slogan da região. Também foi realizado um workshop com profissionais da indústria criativa da região de Porto Alegre, para trazer uma visão externa e propor ações e projetos para desenvolvimento do turismo na região.

Todo esse material e essa construção coletiva resultou na proposta de posicionamento da região, através dos eixos estruturantes, indicando projetos estratégicos para fazer a região aparecer e disputar os turistas com as demais regiões do país.

Para o Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Carlos Henrique Karsten Júnior o projeto propõe a união de forças, recursos e ações para que os turistas do Brasil passem a considerar a região ao programar suas férias, trazendo renda e desenvolvimento para os empreendedores da região.

Com esse estudo, a fase agora é a disseminação e a construção dos Planos Municipais de Turismo, levando em conta também a nova Lei Geral do Turismo, o turismo pós-enchente, e a nova forma de classificação dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.

Além disso, os empreendedores envolvidos no turismo, serão atendidos com uma assessoria do Sebrae, para aumentar o faturamento e competividade, tendo acesso a uma ferramenta de Inteligência Artificial para montar um plano de desenvolvimento integrado, com subsídios diferenciados na contratação de consultoria gerenciais e de inovação.

Roséli Azi Nascimento, Bióloga / Turismóloga Provisionada e Consultora Sebrae/RS explica que o Plano Municipal de Turismo (PMT) é uma importante ferramenta de planejamento que tem por objetivo orientar o crescimento desse setor nos municípios. É um instrumento técnico de gestão e que auxilia muito na condução de decisões das políticas públicas em Turismo e nas decisões de apoio ao setor privado. Dessa forma, em Toropi, o PMT poderá auxiliar de forma significativa, todos os envolvidos nessa importante cadeia produtiva que são os representantes do poder público, do poder legislativo e do poder privado, incluindo comerciantes em geral/ACIT, agricultores, artesãos, instituições parceiras como SEBRAE, SENAR, EMATER, SICREDI, Brigada Militar, etc.

O PMT tem como principal objetivo definir as ações para o desenvolvimento do turismo local através da elaboração de ações a curto, médio e longo prazos, além de fomentar o desenvolvimento da atividade turística, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, o ambiente natural, a cultura e a sociedade como um todo, Desta forma, desejo que a comunidade de Toropi se fortaleça com a realização das importantes ações que foram planejadas para esse Plano. Parabenizo a todos que se envolveram e que virão a se envolver nessa proposta! 

Os encontros para a construção do PMT foram muito produtivos, foi elaborado de forma coletiva e contou com a participação ativa de representantes do poder público, da Brigada Militar, da sociedade civil organizada e da comunidade.

A Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente agradece a participação e contribuição de todos que colaboraram na elaboração do PMT.



Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!