sábado, 22 de fevereiro de 2025
Horário de Atendimento
segunda à sexta-feira,
das 8h às 12h
e das 13h às 17h.

Fone: (55) 3276-7011

Município Decreta Situação de Emergência Devido a Estiagem


  • 24/01/2025
  • 123 visualizações
  • Geral
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, foi declarada Situação de Emergência no Município de Toropi através de decreto do executivo municipal, devido a estiagem.

O município de Toropi passa novamente por um período de estiagem com precipitações abaixo da média desde o mês de novembro de 2024, com chuvas muito esparsas, desuniformes e pouco volumosas. As poucas chuvas que atingiram o município no decorrer desse período foram insuficientes para evitar os prejuízos no meio rural e consequentemente na área urbana.

Um agravante a esta situação se dá pelo fato de estarmos passando por um período onde nos últimos seis anos, esta é a quarta estiagem, além da enchente no ano passado. Com a falta de umidade no solo aliada as altas temperaturas as plantas não se desenvolvem como deveriam, diminuindo seu potencial produtivo com perdas significativas e irreversíveis nas culturas de soja, milho, feijão, tabaco, bovinocultura de leite e bovinos de corte, conforme laudo técnico com estimativas de perdas emitido pela Emater/RS e quadro demonstrativo de perdas que indicam o prejuízo financeiro.

Outro problema enfrentado também, principalmente na zona rural do município, é a escassez de água, muitas sangas e córregos já estão sem água, açudes com pouca ou nenhuma água reservada para dessedentação animal.

Como ações de resposta realizadas pelo poder público municipal para amenizar os efeitos da estiagem, visando o abastecimento de água potável, estão a construção e manutenção de redes de água, aquisição e instalação de caixas d'água, manutenção e perfuração de poços artesianos. Também estão sendo realizados consertos, aberturas e limpezas de açudes e bebedouros e o transporte e distribuição de água para abastecimento de reservatórios para dessedentação animal.

Além dessas ações, equipes de servidores públicos municipais das Secretarias da Agricultura, Obras,  Assistência Social, Emater e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, realizam a avaliação e monitoramento dos efeitos da estiagem.

Após a decretação de Situação de Emergência no Município, foi aberto um processo no Sistema Integrado de Informações do Ministério do Desenvolvimento Regional, para que seja homologado pelo Estado e Reconhecido pelo Governo Federal.

 



Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!