sexta-feira, 03 de maio de 2024

• 16/03/2024
  • Administração

Prefeito Lauro Scherer e Secretário Rafael Mallmann assinam Convênio para Obra de Pavimentação em Toropi.

O município de Toropi foi contemplado na segunda edição do programa Pavimenta, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur).

Assinado o convênio do Governo do Estado com o município de Toropi, no âmbito do programa Pavimenta 2, para a realização de obra de pavimentação da via de acesso à escola e posto de saúde, visando melhor acesso aos serviços, totalizando 500m de extensão e 3.500 m² de área a ser pavimentada. O valor total da obra é de R$ 930.309,04, sendo R$ 700.000,00 em investimento pelo Estado e R$ 230.309,04 de contrapartida municipal. O prefeito Lauro Scherer e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, realizaram a assinatura do convênio nesta quarta-feira (13/03), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. O ato também foi acompanhado pelo deputado federal Luiz Carlos Busato, Secretária Municipal de Administração Cleusa de Oliveira Moreira e pelo assessor do Deputado Estadual Dirceu Franciscon.

Ao todo, 237 municípios receberão obras de pavimentação em parceria com o Governo do Estado. O investimento total do governo gaúcho é de R$ 397,9 milhões.

Conforme o prefeito, ser contemplado pelo Pavimenta é motivo de comemoração para qualquer gestor, pois através da adesão ao programa é possível melhorar significativamente a infraestrutura rodoviária dos municípios. “O Programa Avançar Pavimenta 2 possibilitará ao município de Toropi a realização da obra de pavimentação asfáltica entre o final da Avenida Emancipação até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Toropi, na saída para Linha Herber. É um projeto de suma importância para o município, pois nesse trecho tem um movimento expressivo de veículos, demandando manutenção regularmente pelo poder público municipal. O trecho também se torna perigoso em dias de chuva por conta do barro e com incidência de muita poeira em dias secos. A pavimentação trará mais conforto e segurança aos usuários, economia aos cofres públicos, melhor qualidade de vida aos moradores, além de atender um forte anseio da comunidade local. A via a ser pavimentada é um dos principais acessos aos serviços de saúde e educação utilizados pela comunidade, que será beneficiada diretamente com a execução da obra”, declarou.

Para o secretário Mallmann, o Pavimenta representa uma mudança na forma de fazer gestão. “Não foi o Estado quem decidiu, de cima para baixo, que melhorias deveriam ser feitas nas cidades. Foram os prefeitos — que conhecem o dia a dia e a realidade de sua gente — que indicaram. Estamos falando de um investimento que vai passar na frente da casa das pessoas, na rua da escola ou da Unidade Básica de Saúde (UBS). Ou seja, o Estado cada vez mais perto das comunidades”, afirmou.

O Pavimenta é responsável pela execução de projetos de infraestrutura rodoviária, incluindo obras de pavimentação, terraplanagem, drenagem e microdrenagem (meios-fios, bocas-de-lobo e redes), sinalização e acessibilidade. O objetivo é ofertar uma melhor estrutura de trafegabilidade, aprimorar as condições para escoamento da produção e promover o fomento ao turismo, facilitando o acesso a serviços e equipamentos públicos, melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Municípios contemplados:

O Pavimenta 2 é lançado após o êxito da primeira edição, que beneficiou mais de 400 municípios com obras de pavimentação em áreas urbanas e rurais, contando com aporte financeiro do Estado no valor de R$ 380 milhões, e contrapartidas municipais que correspondem a R$ 200 milhões. Um dos principais pilares do programa continua sendo a parceria com as prefeituras, aproximando o governo estadual das gestões municipais.

Nesta segunda edição do programa, as prefeituras contempladas também foram divididas por faixa, conforme o índice populacional, da seguinte forma:

Faixa 1- Municípios até 20 mil habitantes – Total de 181 municípios

Investimento estadual de R$ 155,3 milhões;

Faixa 2- Municípios entre 20 mil e 200 mil habitantes – Total de 53 municípios

Investimento estadual de R$ 84 milhões;

Faixa 3- Municípios acima de 200 mil habitantes – Total de 3 municípios

Investimento estadual de R$ 12 milhões.