Notícias

Município de Toropi sedia Capacitação Intermunicipal para Manipuladores de Alimentos

A Secretaria da Educação de Toropi em parceria com a Emater/RS Ascar promoveu no dia 30 de julho, terça-feira, no Centro Cultural uma Capacitação Intermunicipal para manipuladores de alimentos com a presença de merendeiras e agricultores dos Municípios de Dilermando de Aguiar, Jari, Mata, Quevedos e Toropi.

O evento com carga horária de 8hs, contou com um público de mais de 50 participantes e teve como objetivo valorizar os produtos da cultura local, especialmente a mandioca por ter sido eleita pela ONU o alimento do século XXI. Cada município participante ficou responsável por preparar uma receita que tivesse como ingrediente principal a mandioca. Foram apresentados beijinho e brigadeiro, escondidinho, galinhola (torta salgada), croquete e Chico balanceado, todos feitos à base de mandioca.  A partir da apresentação das receitas, no final do evento foi feito a escolha dos destaques por categoria: criatividade, originalidade, facilidade no preparo, aceitação pelos consumidores e menor custo.

A nutricionista de Toropi Clarissa Medeiros e a Família do Sr. Dalmir Daniel Moraes da Agroindústria de Mandioca e de derivados da Cana, apresentaram a propriedade do agricultor e a produção do tubérculo desde o plantio até o seu beneficiamento. Foi relatado também o processo de legalização, o enquadramento na legislação vigente e as propriedades nutricionais da mandioca. 

Logo após, o engenheiro agrônomo e Assistente Técnico de Organização Econômica da Emater/RS ASCAR, Regional Santa Maria, Eduardo Gelain, passou conhecimentos sobre Boas Práticas de Fabricação, desde a microbiologia, manipulação correta dos alimentos, higiene pessoal, higiene dos equipamentos e ambiente de trabalho. 

Na sequência, a extensionista rural social Sabrina Schunke, realizou uma dinâmica que enfatizou a valorização da ajuda entre colegas, também abordou a importância do papel dos manipuladores de alimentos como promotores da educação alimentar, bem como ressaltou a dedicação no trabalho dos agricultores familiares que fornecem produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

No final da tarde, foi realizada uma avaliação do evento, onde foi relatada a importância de momentos como este para reforçar algumas questões como segurança dos alimentos e o fundamental papel da alimentação no processo de formação dos alunos.

 FOTOS

 

Telefones Úteis

Prefeitura Municipal - (55) 3276-7011 ou 3276-7044

Câmara Municipal - (55) 3276-7144

Conselho Tutelar - (55)3276-7214

Correios - (55) 3276-7153

Polícia/Delegacia - (55)3276-7166

Posto de Saúde - (55)981036623 (whatsapp)

Ambulância - (55)981072649

©2019 Prefeitura de Toropi. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br