Modalidades:

Inscrições pelo telefone (55) 3276-7044 ou (55) 981214224 ou no dia até as 19 h

Realização: Prefeitura Municipal de Toropi

Apoio: CTG Querência de Toropi

No último dia 13 de setembro a EMATER-RS/ASCAR juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura de Toropi realizaram na propriedade da família do senhor Hélio Atsler de Almeida, na localidade de Passo do Galvão, um Dia de Campo. Esta atividade faz parte do Plano Socioassistencial da EMATER-RS/ASCAR de Toropi, do qual fazem parte 50 famílias.

O Dia de Campo contou com três estações técnicas:

- Uso de dejetos bovinos para produção de biogás que pode ser utilizado como gás de cozinha, produzido através de um biodigestor. A estação foi apresentada pelo técnico da EMATER-RS/ASCAR do municipal de Quevedos Ricardo Marconatto, como alternativa para uma destinação adequada dos dejetos dos animais e também geração de energia renovável e sustentável.

- Demonstração prática do destino correto das águas servidas utilizando plantas filtradoras; estação apresentada pelos técnicos da EMATER-RS/ASCAR do municipal de Toropi, Sabrina  Schünke e Ezequiel Silveira da Silva. Os participantes tiveram a oportunidade de ver na prática a construção de um sistema de tratamento de esgoto por zona de raízes, sistema físico-biológico que combina os processos de filtragem física das camadas de areia e pedras, com um biofiltro constituído pelas plantas. O principal objetivo do sistema é evitar a contaminação ambiental, bem como diminuir o risco de proliferação de vetores que causam doenças.

- Saúde do trabalhador: Ergonomia, visando à conscientização postural durante atividades simples do dia a dia, bem como durante a realização de atividades de trabalho. Está estação foi apresentada pela fisioterapeuta do município Marcieli Maier.

A Chefe do Escritório da EMATER de Toropi, Laila Simon, salientou a importância da abordagem de assuntos que promovam a sustentabilidade da propriedade contemplando o desenvolvimento social e econômico das famílias.

No domingo, dia 16/09, aconteceu o encerramento das atividades da Semana da Pátria e Semana Farroupilha 2018 no Município de Toropi com o Desfile Cívico e Tradicionalista na Praça Municipal, com início às 09h com a constituição do palanque oficial pelas autoridades e execução dos Hinos.

A Banda Marcial Toropi abriu o desfile cívico com uma belíssima apresentação e participaram do desfile: Escola Municipal de Educação Infantil, Escolas Municipais Toropi e Carlos Pulgati, Escolas Estaduais Augusto Steinhauzen e Afonso Maurer, Grupo da 3ª Idade e Grupo de Ginástica de Toropi, Grupo Alegria e Arte de Passo do Angico/Toropi, Grupo de Juventude Rural do Município, ACIT, COOMAT, SICREDI e Prefeitura Municipal. Tivemos ainda a participação da Escola Estadual Érico Veríssimo do Município de Jari com a Banda Marcial Professora Odaléia Nascimento Flores e participação da Banda Marcial Dom Pedro I de Quevedos.

O CTG Querência de Toropi abriu o desfile tradicionalista com a participação de prendas, peões e do Grupo de Cavaleiros da cavalgada que conduziu a chama crioula de Ijuí para Toropi e na sequência desfilaram o piquete “Rondando o Rio Grande” de Toropi, CTG Rincão de São Pedro, Agropecuária e Cabanha Dom Cândido e CTG Pedro Porto de Jari.

Ao meio dia ocorreu o tradicional almoço festivo na sede social do CTG Querência de Toropi e a tarde apresentação da Invernada Artística “Luz do Querência” e domingueira a cargo do Grupo Nova Dimensão.

A Comissão Organizadora agradece e parabeniza a todos pela participação. Também um agradecimento especial ao público que se fez presente para prestigiar e incentivar os participantes.

Dando início a programação da Semana Farroupilha 2018, no dia 06 de setembro o prefeito Municipal Lauro Scherer acompanhou o Grupo de Cavaleiros do CTG Querência de Toropi no acendimento da chama crioula na cidade de Ijuí/RS.

Na quarta-feira, dia 12 de setembro, as 16h, o Grupo de Cavaleiros foi recepcionado no CTG Querência de Toropi após terem percorrido mais de 180 Km conduzindo a chama crioula até o Município de Toropi/RS. Estiveram presentes autoridades municipais, integrantes da patronagem, peões e prendas do CTG Querência de Toropi. Na oportunidade o patrão Velocino Reis Weber fez a entrega simbólica da chama crioula ao Município, recebida pelo Prefeito Municipal Lauro Scherer, que parabenizou e agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos.

Neste mesmo dia, as 19h, aconteceu Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Toropi, na sede social do CTG Querência de Toropi e logo após jantar com apresentação da Invernada Artística “Luz do Querência”  Pré-mirim e Mirim e homenagem ao Grupo de Cavaleiros.

• 25 Set 2018

Trovoadas Espalhadas 21°C 17°C