Ao longo do ano de 2017 o Programa Bolsa Juventude Rural, oferecido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), contemplou 259 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais ou escolas comunitárias que utilizam metodologia fundamentada na pedagogia da alternância.

Em Toropi foram beneficiados com o Programa 06 alunos regularmente matriculados na Escola Estadual Afonso Maurer. Para que isso fosse possível foi realizado um trabalho em conjunto entre a Secretaria Municipal da Agricultura, escritório da EMATER e Escola. O processo contou com a habilitação dos alunos, mediante a documentação comprobatória, elaboração de projetos produtivos e controle de frequência dos alunos na Escola. Os projetos produtivos de Toropi escolhidos pelos alunos foram: apicultura, avicultura, criação de codornas e ovinocultura. Os projetos foram elaborados com auxílio de equipe técnica da EMATER que prestará o serviço de assistência técnica e acompanhamento.

O Bolsa Juventude Rural tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades rurais familiares. O auxílio é de R$ 200,00 mensais, pago por um período de 10 meses e começou a ser repassado no mês de novembro aos alunos de Toropi que foram informados do pagamento dos benefícios no último dia 13 de novembro.

No dia 15 de novembro a Banda Marcial Toropi participou na cidade de  Cachoeira do Sul/RS, do 11° Festival de Bandas Marciais e Musicais de Cachoeira do Sul, promovido pela Associação dos Componentes da Banda Marcial Gonçalvense. O encontro foi realizado no Ginásio da Fenarroz e contou com a participação de 17 Bandas de todo o Estado.

A Banda Marcial Toropi foi a 13ª a se apresentar e mostrou a todos os resultados do bom empenho coletivo, tocando um repertório variado e mostrando disciplina e respeito aos demais participantes, presando sempre pelo seu lema “disciplina, ordem e respeito.” O evento propiciou momentos de maior interação e troca de conhecimentos com os demais participantes.

A Banda Marcial Toropi já tem eventos agendados até o final do mês de dezembro.

Agradecemos a todos os integrantes pelo comprometimento e dedicação com que representam  o Município de Toropi.

FOTOS:

No sábado, dia 11 de novembro, o prefeito municipal Lauro Scherer, vice-prefeito Sidinei Marques e Secretários Municipais, receberam no gabinete o Secretário dos Transportes do Estado Pedro Westphalen. Também esteve presente no encontro o Prefeito Municipal de Jari João Hohemberger de Oliveira.

Na oportunidade foram tratados assuntos referentes a pavimentação  de acessos urbanos municipais e melhoramentos na VRS 805 que liga Toropi a São Pedro do Sul. O Secretário manifestou-se favorável as reivindicações dos Municípios.

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, em novembro é vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

Visando conscientizar sobre a importância da prevenção, a Secretaria da Saúde, juntamente com a Secretaria da Educação, Secretaria de Assistência Social e EMATER estão promovendo uma mateada em comemoração ao “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” a realizar-se no dia 24 de novembro, sexta-feira, na praça municipal, com início às 18h. Terá apresentação da escola de música “Arte e Som”, músicas, brinquedos para as crianças, entre outras atividades. Um momento para confraternizar e refletir sobre a importância de cuidar da saúde para aproveitar os bons momentos da vida.

Basta trazer cuia e térmica, erva e água quente terá disponível no local.

O primeiro Seminário Intermunicipal de Educação Fiscal de Jari, em conjunto com os municípios de Quevedos e Toropi, ocorreu nesta quinta-feira (9), na Câmara de Vereadores de Jari. Contou com um público de mais de 50 participantes, entre professores, prefeitos, secretários e público em geral.

O painelista Randal Guimarães (coordenador do Gefe/RS) tratou de forma interativa diversos temas relacionados a valores como solidariedade, ética, comprometimento e cidadania, buscando fortalecer uma mudança de cultura no sentido de resgatar bons comportamentos como respeito ao próximo e aos bens públicos. “O Estado somos todos nós e devemos pensar e agir coletivamente, fazendo o que é certo, fiscalizando e dando exemplo para as próximas gerações. Temos que acabar com a cultura de se levar vantagens em tudo”, destacou Randal.

Na oportunidade a Supervisora escolar de Toropi, professora Tatiane de Oliveira Damitz, compartilhou com o grupo a experiência do Município de Toropi em relação ao Programa Municipal de Educação Fiscal e ações desenvolvidas nas Escolas Municipais, mostrando os trabalhos realizados pelos professores e alunos.

O Seminário colaborou para ressaltar a importância da participação dos consumidores em cobrar a nota fiscal sempre e exigir o retorno, ser mais participativo no controle e fiscalização dos gastos públicos.

Ensolarado

Ensolarado

• 20 Nov 2017

• 21 Nov 2017