Município de Toropi/RS participa, nesta sexta-feira (26), do XIII Encontro Regional de Controle e Orientação - ERCO, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em Santa Maria/RS.

No evento, diretores e técnicos do TCE-RS abordam temas relacionados às boas práticas na gestão pública com o objetivo de esclarecer as atividades de controle e fiscalização externa e promover a prevenção de irregularidades na administração pública.

A Administração Municipal, visando evidenciar e resgatar a cultura germânica em nosso município, contratou uma empresa para instrução de aulas de dança alemã.  As aulas estão sendo ministradas pelo coreógrafo Thomas Lins nas sextas-feiras das 19hs 30min às 21hs no Centro Cultural.  Os interessados em se integrar ao grupo deverão comparecer no Centro Cultural nessa sexta-feira, dia 26 de maio.

Também estão sendo ministradas aulas de teatro nas sextas-feiras das 17hs às 19hs e ainda instrução para a Banda Marcial de Toropi, que estão acontecendo aos sábados e as quartas-feiras alternadamente, onde estão participando alunos das Escolas Estaduais e Municipais e está aberto à participação da comunidade.

Estas iniciativas estão sendo disponibilizadas gratuitamente de modo a incentivar a cultura de forma acessível à comunidade.

Além disso, foi contratado profissional para ensino de aulas de gaita, violão e teclado, onde estão participando 17 alunos num total de 4 horas semanais, onde o Município participa com 50% do custo das aulas.

Com o objetivo de incentivar os pequenos produtores de leite, que produzem e residem no município de Toropi, foi criada lei que autoriza o poder executivo a conceder auxílio financeiro aos pequenos produtores de leite do município, através de contrato com a COOMAT-Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi Ltda, para subsidiar o valor do frete do transporte de leite in natura, das residências até as dependências da Cooperativa na sede do município.

Este auxílio foi proposto, porque o leite é um dos grandes responsáveis pela economia do município, e frente aos elevados custos sua produção vem diminuindo gradativamente. Acreditamos que investindo nestes produtores, nosso município só tem a ganhar, pois teremos um aumento na renda dessas famílias e com isso mais recursos circulando no comércio local.

O valor do auxílio será repassado mensalmente, de forma escalonada para que haja uma diminuição da diferença dos valores por litro que é praticado atualmente, para cada faixa de produção:

Produção de Leite por produtor Auxílio de frete por litro
1 a 1.200 litros R$ 0,06
1.201 a 3.000 litros R$ 0,05
3.001 a 5.000 litros R$ 0,04
5.001 a 7.500 litros R$ 0,03
7.501 a 10.000 litros R$ 0,02

Até dia 26 de maio, sexta-feira, estão abertas as Inscrições para o Campeonato Citadino SESC de Futsal e 5º Intermunicipal em TOROPI – 2017. Interessados devem retirar ficha de inscrição no Centro Cultural.

Cada Município poderá inscrever um time para cada modalidade: Futsal Livre, Futsal Sub 17, Futsal Veterano 35 a 45 e Futsal Sênior 45 acima.

Maiores informações pelo telefone 3276-7044.

Foi em clima de confraternização que aconteceu o encerramento do Curso de Produção de Derivados de Leite, que se realizou de 16 a 18 de maio, no Pavilhão da Comunidade Católica de Toropi. As participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre processos de fabricação de queijos, iogurte, doce de leite, rapadura, käs schimier, requeijão, pasteurização da nata e fabricação de manteiga.

Realizado pela EMATER e SENAR/RS, teve como principal objetivo garantir a segurança e soberania alimentar bem como a qualidade de vida das famílias com melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e assim melhores produtos à mesa dos consumidores.

Para os dias 29 e 30 de junho, está previsto a realização do curso de Tortas e Docinhos.

Rain

Rain

• 26 Mai 2017

Trovoadas 21°C 15°C