O Dia do Desafio é uma competição saudável entre cidades, onde a qualidade de vida e o bem-estar social são os maiores prêmios. Este ano o Município de Toropi continuará disputando com o Município de Quetame, Colômbia. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação.

Realizado mundialmente, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

É realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. No Rio Grande do Sul a ação é desenvolvida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras.

Neste dia serão desenvolvidas diversas atividades no Município envolvendo Escolas Municipais e Estaduais, estabelecimentos comerciais além de grupos da Saúde e Secretarias Municipais.

O Dia do Desafio é um convite ao movimento, junte-se a nós!

A Prefeitura Municipal em parceria com o Sesc, também aderiu a Ação Social do Dia do Desafio, o Desafio Solidário.

A Ação está associada a Campanha do Agasalho, onde a proposta é arrecadar agasalhos, principalmente infantil, que serão doados à Assistência Social do Município que fará a distribuição. As doações podem ser feitas na Prefeitura Municipal.

No dia 08 de maio de 2019, no turno da tarde, no Centro Cultural, realizou-se o III SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL DE TOROPI, com o Tema: “EDUCAÇÃO FISCAL, UMA FUNÇÃO SOCIAL”.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Fazenda, contou com a presença de autoridades e participantes do Município e de Municípios da região. Na abertura, o Vice-prefeito Sidinei da Silveira Marques deu as boas vindas a todos e em seguida, alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Toropi, realizaram uma  apresentação artística que narrou a história: “O Coellhinho que não era de Páscoa” de Ruth Rocha com adaptações e coordenado pela  Professora Ana Márcia Beilke.

Na sequência a Sr.ª Ivanice Zanini, Delegada da Receita Estadual de Santa Maria, explanou sobre o tema “Educação Fiscal – Função Social do Tributo”. Também a Sr.ª Adriana Aires, Coordenadora Adjunta do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria, contribuiu muito com o Seminário falando sobre o tema, “Educação Fiscal: Conectando Saberes”. Para encerrar o Seminário, o Senhor Jorge Luís Schroter, Consultor Tributário da Empresa Treina, Assessoria e Consultoria, falou sobre o tema:“Incremento de Receitas Municipais: ISS e ICMS.”

Educação Fiscal, uma realidade no município de Toropi!

Durante o III Seminário Intermunicipal de Educação Fiscal de Toropi, realizado no dia 08 de maio de 2019, a Supervisora Escolar Municipal Sr.ª Tatiane de Oliveira Damitz, apresentou o Projeto de Educação Fiscal de 2019 com o tema: “O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA POLÍTICA- EDUCAÇÃO FISCAL E DEMOCRACIA”, que será trabalhado nas Escolas Municipais e Estaduais do Município de Toropi.

- Vivemos numa sociedade que sofre com as distorções de valores, levando desigualdades, injustiças e falsidade para os cidadãos.  Acreditando no poder da educação e dos bons exemplos, trabalhar o verdadeiro significado de política se torna necessário nos dias atuais e tem o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todos saibam opinar e respeitar, compreendendo a importância da participação do cidadão como ser ativo e honesto - explica a Supervisora.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Educação Noerci Aidê Perez Flores, fez a entrega de ofícios para formalização dos parceiros do Projeto: Escolas Municipais e Estaduais, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

Foi adquirido recentemente pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, mais uma Coletânea de Livros de Educação Infantil, composta por 400 livros de diversas coleções com exemplares coloridos, interativos e lúdicos, que foram distribuídos para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Toropi e Carlos Pulgati e Escola Municipal de Educação Infantil Toropi.

O investimento na atualização das bibliotecas das Escolas Municipais tem como principal objetivo proporcionar novos conhecimentos por meio da ludicidade. A leitura é uma oportunidade dos alunos viajarem por “Mundos Mágicos” sem saírem do lugar.

• 03 Jan 2019

Trovoadas 27°C 21°C

• 04 Jan 2019

Trovoadas 22°C 18°C