Neste domingo (17), realizou-se no município o Desfile Cívico e Tradicionalista, marcando o encerramento das atividades alusivas a Semana da Pátria e Semana Farroupilha em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil e 182 anos da Revolução Farroupilha.

Teve início com a constituição do palanque oficial pelas autoridades e execução do Hino Nacional, na sequência apresentação da Banda Marcial Toropi, das Escolas Municipais com participação do maternal com o tema “A Importância do Brincar”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pulgati, de Sampaio, com o tema “O 2º Distrito em Foco”, Escola Municipal Toropi que trouxe para o desfile os diversos projetos que vem sendo desenvolvidos na Escola, entre eles: “O Esporte como Tema Gerador de Aprendizagem”, o projeto “Voltando pra Casa” com pais e filhos desfilando juntos, projeto literário “Descobrindo Leitores”, projeto “Bisc8 Entre Letras e Números”, projeto “Inteligência Emocional”, projeto “Hoje Leitores Amanhã Escritores” e projeto “Memórias Jogos Tradicionais e Brinquedos”.

Participação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Steinhauzen de Linha Bonita com o tema “Cidadania na Escola” e da Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer com o tema “Agricultura: Essência de Vida”, com representação do grupo de Jovens Rurais de Toropi e dados sobre a safra 2016/2017.

Apresentação da Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo do município de Jari e da Banda Marcial Tito Ferrari de São Pedro do Sul.

Participação do grupo da Terceira Idade "Integração e Cultura" de Toropi, também do grupo "Alegria e Arte" de Passo do Angico e grupo "Laços de Família" de Passo do Galvão, que são grupos que desenvolvem atividades em parceria com a Prefeitura Municipal e EMATER.

Presença da ACIT, com escritório Dupont, mercado Toropi, Auto peças e mecânica Moura e COOMAT e também do Boxer Club de Santa Maria que trouxe a história do Fusca e representação do grupo Amigos da Natureza de Passo do Angico.

O Hino Riograndense tocado pela Banda Marcial Toropi, deu início ao Desfile Farroupilha que este ano fez homenagem aos Heróis Farroupilhas trazendo para o público, entre outros, representação de Giuseppe e Anita Garibaldi. Na sequência, desfile dos cavaleiros do CTG Querência de Toropi, piquete Rondando o Rio Grande e piquete Braza Viva de Linha Bonita e Vinte Tiros, CTG Rincão de São Pedro e Itaquatiá CTG.

“UM POVO QUE TANTO LUTOU POR LIBERDADE, NÃO PODE DEIXAR PRESO O ORGULHO DE SER GAÚCHO”

“NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS”

Nesta semana que passou, dentro das atividades alusivas a Semana da Pátria em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil, foram realizadas Horas Cívicas nas Escolas Municipais e Estaduais do Município:

No dia 05 de setembro, terça-feira, pela parte da manhã realização de Hora Cívica na EMEF Carlos Pulgati.

No dia 06 de setembro, quarta-feira, no início da manhã realização de Hora Cívica na EEEM Afonso Maurer e às 10h Hora Cívica na EEEF Augusto Steinhauzen em Linha Bonita e pela parte da tarde novamente Hora Cívica na EEEM Afonso Maurer.

As atividades alusivas a Semana da Pátria realizadas junto as Escolas do município, tiveram belíssimas apresentações de alunos e da Banda Marcial Toropi, marcando o resgate de valores que vem sendo esquecidos pelos brasileiros, fortalecendo junto às crianças, jovens e professores a necessidade de fazermos a nossa parte por um presente e um futuro melhor para nossa nação.

Ainda no feriado de 07 de setembro, aconteceu a recepção ao grupo de cavaleiros do CTG Querência de Toropi que estava retornado de cavalgada ao município de Pinhal Grande em busca da Chama Crioula.

No dia 09 de setembro tivemos a abertura da Semana Farroupilha, em comemoração aos 182 anos da Revolução Farroupilha com jantar baile em homenagem aos Cavaleiros do CTG Querência de Toropi e entrega de Faixas e Crachás aos Peões e Prendas do Biênio 2017/2019 do CTG Querência de Toropi.

E segue a programação da Semana Farroupilha:

DIA 12 DE SETEMBRO (Terça-feira): às 19h no CTG Querência de Toropi.

Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Toropi com Jantar e apresentação de Invernadas Artísticas Visitantes e da Escola de Música Irmãos Cézar.

DIA 14 DE SETEMBRO (Quinta-feira): 19h30min

Tertúlia na Sede Social do CTG Querência de Toropi.

DIA 17 DE SETEMBRO (Domingo):

09h: Encerramento das atividades da Semana da Pátria e Semana Farroupilha com Desfile Cívico e Tradicionalista

12h: Almoço festivo na Sede Social do CTG Querência de Toropi

Apresentação de Invernada Artística “Luz do Querência” do CTG Querência de Toropi e após domingueira. (Levar pratos e talhares)

De 28 a 31/08 o Prefeito Municipal Lauro Scherer cumpriu agenda em Brasília onde esteve visitando os Ministérios e os Gabinetes de Deputados e Senadores na busca de agilizar projetos já encaminhados e também de mais recursos através de emendas de parlamentares da Bancada Gaúcha.

Na oportunidade ficou confirmada a transferência de recursos financeiros do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), através do FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, pendentes do ano de 2017.

No dia 01/09, sexta-feira, o Prefeito também esteve na Secretaria Estadual de Obras tratando sobre a perfuração de dois poços artesianos para o município, sendo que a documentação necessária já está sendo encaminhada.

Muito Ensolarado

Muito Ensolarado

• 20 Set 2017

• 21 Set 2017