Nota Oficial - Secretaria de Saúde de Toropi/RS

NOTA OFICIAL – SECRETARIA DE SAÚDE DE TOROPI/RS

Sobre a alegação do acontecido no hospital de São Pedro do Sul, que a contaminação teria ocorrido por um paciente oriundo do nosso Município, que não havia comunicado que era familiar de uma pessoa positivada para o COVID19, temos a esclarecer que o mesmo realizou o teste com nossa equipe de enfermagem da unidade de saúde municipal tendo como resultado negativo. Mesmo assim, quando este paciente chegou ao PA, nossos funcionários da ambulância, relataram o fato, que ele era monitorado por ser pai de uma positiva (não residem junto), porém ele estava com teste negativo. A mesma comunicação foi realizada pela acompanhante do paciente tão logo ocorreu a internação (segundo relato da mesma). Talvez, devido ao resultado negativo, não tenha sido dada a atenção necessária à estas comunicações.

Este paciente ficou em observação no PA, por mais de 24 horas, e após foi internado, devido ao trauma sofrido em uma queda, para aguardar a realização de tomografia. Após alguns dias de internação, devido a uma piora no quadro clínico, foi realizado, no hospital, um teste para COVID19, o qual resultou negativo, de forma análoga ao anterior realizado em Toropi. O quadro do paciente continuou agravando, então, após uma semana de internação, realizaram novo teste que resultou como positivo. Durante toda sua passagem pelo hospital ele esteve uma vez em Agudo e duas vezes em Santa Maria para realizar exames.

O Município de Toropi contratou um laboratório em 02/07/2020 que realiza os testes IGG, IGM nos profissionais da saúde mensalmente, e ainda, no período de 30 e 31 de julho foram testados os demais servidores da prefeitura. Dentro do nosso quadro de funcionário da saúde que estão na linha de frente com a população não obtivemos nenhum caso positivo até o momento.

A Administração Municipal, desde o início da pandemia, orientou e forneceu equipamentos de proteção aos servidores que atuam na área da saúde, pois, assim eles podem prestar um atendimento diferenciado aos usuários, tomando todo cuidado possível e agindo de forma rápida e eficiente.

Tratamos todo e qualquer paciente que chega à unidade de saúde municipal, como caso suspeito, seguimos o protocolo preventivo para todos os munícipes, pois, não sabemos os lugares por onde andou e se esteve em contato com algum caso positivo, e acreditamos que todos os municípios estão tendo essa precaução.

No caso do paciente acima, a equipe de saúde seguiu todos os protocolos existentes, desde a testagem até a comunicação do fato no PA, não houve um erro, conforme afirmou a Secretária de Saúde de São Pedro do Sul. Não podemos afirmar que ele foi o responsável pelos casos positivos naquela instituição. Pois, sabemos que a infecção é comunitária e assim como os servidores daquela cidade, testados positivos, são assintomáticos conforme afirmado pela secretaria de saúde, podemos ter várias pessoas assintomáticas transmitindo em diversos locais, desta forma, jamais poderia ser afirmado que ele seria o responsável pela transmissão.

Possuímos um convênio para atendimento dos munícipes, no PA e hospital, para os horários em que a unidade de saúde municipal não possui expediente durante a semana, nos sábados, domingos e feriados, para o qual é repassado o valor de R$ 24.688,49 por mês. Portanto, o Município de Toropi, paga pelos serviços de atendimentos de urgência e emergência realizados em São Pedro do Sul aos cidadãos Toropienses.

 

Telefones Úteis

Prefeitura Municipal - (55) 3276-7011 ou 3276-7044

Câmara Municipal - (55) 3276-7144

Conselho Tutelar - (55)3276-7214 - (55) 98122-6594 (whatsapp)

Correios - (55)3290-6178

Polícia/Delegacia - (55)3276-1534 ou (55)3276-1190

Posto de Saúde - (55)981230256 (whatsapp)

Ambulância - (55)981072649 - (55)3276-7100

 
 
 
 
 
 
 
 
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