quinta-feira, 28 de março de 2024

Escolinha de Trânsito do CRBM Realiza Atividades em Toropi

• 21/09/2022
  • Educação

Na manhã desta quarta-feira, 21/09, o Comando Rodoviário da Brigada Militar coordenou as ações da Escolinha de Trânsito na praça municipal de Toropi, sendo abrangidos todas as crianças da rede municipal de ensino desde as séries iniciais a alunos dos 5° anos também atendidos pelo Proerd.

O evento contou com a presença da Banda Marcial de Toropi, assim como também se fez presente a Banda da Escola Formação de Sargentos - Esfas.

De 18 a 25 de setembro acontece anualmente a Semana Nacional do Trânsito, com o objetivo de promover a mobilização da sociedade e chamar a atenção para a necessidade de prevenir acidentes de trânsito. Sendo assim, o grupamento Policiar Militar de Toropi, através do comandante 2º Sgt Cristian Roni, viabilizou a vinda da Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar para o município de Toropi.

As ações desenvolvidas tem o propósito de educar e conscientizar para um trânsito mais seguro, em um espaço lúdico e educativo, buscando transmitir àqueles que serão futuros motoristas, ciclistas e pedestres noções sobre segurança e responsabilidade no trânsito com normas de circulação e conduta.

Utilizando carrinhos infantis e bicicletas, os participantes trafegam em um cenário dotado de placas de sinalização, faixas de pedestres, cruzamentos, semáforos, lombadas e outros elementos comuns nas ruas de uma cidade. Durante o circuito recebem orientações e aprendem regras básicas de trânsito. Paralelamente, os pais e/ou responsáveis participam de atividades que ressaltam a importância de acompanhar os filhos, criar fatores de proteção e, sobretudo, educar através do exemplo, seja como condutores ou pedestres.

O aprendizado desde a infância faz com que a criança cresça com consciência de suas atitudes e ajude a alterar o comportamento da família.