Produtores do Município são beneficiados com recursos para aquisição de equipamentos

Foi assinado no gabinete do Prefeito, no dia 12 de novembro, o contrato que beneficiará mais uma iniciativa de agroindustrialização de produtos no município de Toropi. Os produtores da Linha Canoa, Anderson Kurtz Rossi e Danessa Metz Schölz, assinaram o contrato que destinará o valor de R$ 10.000,00 para a aquisição de equipamentos que visa operacionalizar a agroindústria de sucos e vinhos. Esse recurso é oportunizado pela modalidade FEAPER, via Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) referente as demandas do Projeto de Agroindústria Familiar do Governo do Estado, provenientes do BNDES.

Cabe ressaltar que a família Rossi tem tradição no seguimento de produção de vinhos coloniais a cerca de 18 anos. O pioneirismo na atividade da vitivinicultura e da transformação e agregação de valor ao produto aconteceram por meio do senhor Gilmor Rossi e sua esposa Delci Kurtz Rossi, que repassaram a tradição ao filho Anderson que hoje, juntamente com sua esposa Danessa e o suporte familiar, desenvolvem a atividade como agregação de valor e geração de renda de importante destaque na propriedade. O processo de produção artesanal do vinho tradicional na família trouxe a oportunidade de viabilizar a sucessão rural e o jovem Anderson agregou a iniciativa diversificando e buscando na produção de suco artesanal a valorização na transformação do produto. A família Rossi é assistida pela equipe municipal da Emater no programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, também vinculado a SDR, que tem como objetivo incremento de renda e produção, diversificação dos produtos na propriedade destinados ao consumo, produção sustentável e preservação do meio ambiente e atendimento as demandas sociais da família, promovendo qualidade de vida e evidenciando o protagonismo dos agricultores e dos Jovens Rurais.

O FEAPER é uma política pública de incentivo e desenvolvimento a agricultura familiar no Estado, executado pelo Escritório municipal da Ascar/Emater- RS no município de Toropi que, somente no ano de 2018, foram atendidas 25 famílias através desses recursos. Sendo 10 famílias beneficiadas com a construção de micro açudes, 14 famílias da Associação de Produtores de Leite de Toropi que adquiriram ensiladeira e doses de sêmen e uma família com agroindústria que irão adquirir equipamentos. O total investido no município é de cerca de R$ 90.000,00 que viabiliza e fortalecem iniciativas produtivas da agricultura familiar. À Emater cabe a elaboração e execução dos projetos atrelados a prestação de serviços de assistência técnica continuada para a aplicação dos recursos.

Estavam presentes no momento da assinatura do contrato o Prefeito Lauro Scherer; o Secretário da Agricultura e Presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Urbano Wagner Cabral; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Pedro do Sul, Toropi e Quevedos Jair Wouters; o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento James Dupont; a Chefe do Escritório Municipal da Emater de Toropi Laila Ribeiro Simon.

Texto: Escritório Municipal da EMATER de Toropi

• 15 Dez 2018