Hora Cívica Escola Estadual Afonso Maurer

E.E.E.M. Afonso Maurer valorizando a nossa Pátria

Com o intuito de promover uma reflexão para seus alunos a respeito de nosso país, a Escola Estadual Afonso Maurer (Toropi-RS) organizou uma Hora Cívica no dia 05/09/2018, em função dos 196 anos da Independência do Brasil.

Foi evidenciado durante o evento dados que revelam a quantidade de riquezas disponíveis em nossa Pátria, tais como: a quantidade de água doce disponível no mundo é de apenas 2,5%, dos quais mais de 70% estão dispostos nas calotas polares, e dos outros 30% que restam 12% estão concentrados no Brasil; além desse aspecto da água, nossa nação é rica tanto em sua fauna quanto em sua flora, contando com espécies de animais e plantas exclusivas; também temos uma cultura variada e riquíssima, pois representamos a junção de muitas formas de vida e de se fazer arte, uma vez que recebemos pessoas do mundo inteiro no decorrer das décadas de nossa história; em nosso território fica localizada a Floresta Amazônica, que é a principal produtora do gás oxigênio, essencial para a vida humana; sem contar o grande potencial de produção agrícola e pecuário, indispensável para a alimentação num cenário mundial.

Por meio de um texto adaptado pelo professor Arnaldo Farias, a comunidade escolar pôde ponderar sobre a definição de "passado, presente e futuro", contextualizando esse assunto com a data comemorativa do 7 de Setembro. Segundo esse texto, esses termos são muito complexos, uma vez que tentamos sempre projetar o nosso futuro da melhor maneira possível, contudo ninguém nunca esteve, de fato, no futuro. Sempre vivemos o presente. O futuro é algo abstrato, pois mesmo quando estamos planejando-o, estamos nos espelhando em nosso passado. E também, quando as pessoas forem considerar sobre nossas vidas, olharão para o passado. Portanto, a importância da seguinte frase: aproveite o hoje.

As alunas Laysa Gelocha e Julia Gais declamaram as poesias "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias, e "Resposta à Canção do Exílio", de Honorato Ribeiro.

No final, os alunos puderam acompanhar pela primeira vez na projeção de vídeo o Hino do Município de Toropi e o Hino da Escola Afonso Maurer, produzidos pela Rádio Conexão Escolar, importantíssimo projeto do colégio.

A Escola Afonso Maurer agradece a presença das autoridades e se alegra em poder oportunizar o conhecimento aos seus estudantes sobre um acontecimento historicamente importante para nossa Pátria, a Independência do Brasil.

Fonte: Mateus Zilch Scheuermann

(escritor e estudante da E.E.E.M. Afonso Maurer)

Ensolarado

Ensolarado