Realização do II Seminário Intermunicipal de Educação Fiscal de Toropi

Na tarde do dia 24 de maio, quinta-feira, aconteceu no centro cultural de Toropi mais um evento do Programa de Educação Fiscal, o II Seminário Intermunicipal de Educação Fiscal de Toropi, que contou com mais de 60 participantes, além do município de Toropi estiveram presentes os municípios de Jari, Santiago, São Gabriel, Quevedos e São Francisco de Assis.

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Toropi abriram o evento com a encenação da peça de teatro “A Invasão de Toropi” que abordou a importância do pensamento coletivo, da responsabilidade de cada um em cuidar da limpeza de sua cidade, de proteger as reservas de água potável e os cuidados para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças.

Na sequência, a auditora-fiscal da receita estadual Ivanice Zanini Schultes tratou de vários temas, entre eles a função social do tributo, a carga tributária nacional em comparação a outros países, educação fiscal, como são divididos os recursos do Programa de Integração Tributária (PIT), sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha- NFG e da importância do cidadão pedir a nota fiscal.

Foram entregues os prêmios do Programa Nota Fiscal Gaúcha aos ganhadores do sorteio municipal de Toropi, referente ao mês de abril sendo Simão Pedro Preuss Kipp ganhador do 1º prêmio, no valor de R$200,00 e Evandro Senger Gabriel ganhador do 2º prêmio, no valor de R$100,00.

A palestra de encerramento foi com o Secretário da Fazenda de Toropi James Dupont, que falou de aspectos relevantes da sonegação fiscal e suas consequências para a população mais carente que depende exclusivamente dos serviços públicos para sobreviver.

O evento foi promovido pela Secretaria da Fazenda e Secretaria de Educação e Cultura de Toropi.

FOTOS:

Claro