Realização de Desfile Cívico e Tradicionalista

Neste domingo (17), realizou-se no município o Desfile Cívico e Tradicionalista, marcando o encerramento das atividades alusivas a Semana da Pátria e Semana Farroupilha em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil e 182 anos da Revolução Farroupilha.

Teve início com a constituição do palanque oficial pelas autoridades e execução do Hino Nacional, na sequência apresentação da Banda Marcial Toropi, das Escolas Municipais com participação do maternal com o tema “A Importância do Brincar”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pulgati, de Sampaio, com o tema “O 2º Distrito em Foco”, Escola Municipal Toropi que trouxe para o desfile os diversos projetos que vem sendo desenvolvidos na Escola, entre eles: “O Esporte como Tema Gerador de Aprendizagem”, o projeto “Voltando pra Casa” com pais e filhos desfilando juntos, projeto literário “Descobrindo Leitores”, projeto “Bisc8 Entre Letras e Números”, projeto “Inteligência Emocional”, projeto “Hoje Leitores Amanhã Escritores” e projeto “Memórias Jogos Tradicionais e Brinquedos”.

Participação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Steinhauzen de Linha Bonita com o tema “Cidadania na Escola” e da Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer com o tema “Agricultura: Essência de Vida”, com representação do grupo de Jovens Rurais de Toropi e dados sobre a safra 2016/2017.

Apresentação da Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo do município de Jari e da Banda Marcial Tito Ferrari de São Pedro do Sul.

Participação do grupo da Terceira Idade "Integração e Cultura" de Toropi, também do grupo "Alegria e Arte" de Passo do Angico e grupo "Laços de Família" de Passo do Galvão, que são grupos que desenvolvem atividades em parceria com a Prefeitura Municipal e EMATER.

Presença da ACIT, com escritório Dupont, mercado Toropi, Auto peças e mecânica Moura e COOMAT e também do Boxer Club de Santa Maria que trouxe a história do Fusca e representação do grupo Amigos da Natureza de Passo do Angico.

O Hino Riograndense tocado pela Banda Marcial Toropi, deu início ao Desfile Farroupilha que este ano fez homenagem aos Heróis Farroupilhas trazendo para o público, entre outros, representação de Giuseppe e Anita Garibaldi. Na sequência, desfile dos cavaleiros do CTG Querência de Toropi, piquete Rondando o Rio Grande e piquete Braza Viva de Linha Bonita e Vinte Tiros, CTG Rincão de São Pedro e Itaquatiá CTG.

“UM POVO QUE TANTO LUTOU POR LIBERDADE, NÃO PODE DEIXAR PRESO O ORGULHO DE SER GAÚCHO”

“NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS”

• 20 Out 2017

Muito Nublado 26°C 13°C